"Próximo passo para os cartórios é emitir passaportes" diz diretora da Anoreg-RN

30/08/2019

Por: Redação PN
Foto: PNTV
A diretora geral da Associação dos Notários e Registradores do Rio Grande do Norte (Anoreg-RN), Danuta Miranda, comentou alguns temas sobre os cartórios durante entrevista para o Conexão Potiguar na Band Natal. Confira alguns trechos; 
 
Pinto: Certidões podem ser tiradas rapidamente?
 
Danuta: Atualmente qualquer certidão de casamento e óbito poder ser feita em qualquer município do Brasil independentemente onde foi registrado o óbito ou o casamento. O importante é você ir a um cartório e solicitar. No máximo em 24 horas a sua certidão será emitida. Isso visa facilitar a vida do cidadão, de quem precisa daquela certidão para emitir uma identidade ou fazer um passaporte. 
 
Pinto: Como esta a situação da regularização fundiária? 
 
Danuta: Com a Lei do Reurb, a regularização fundiária ficou mais fácil. Assim a população carente vai ter acesso a titularidade, acesso a créditos bancários. Movimentado a economia do nosso estado e do nosso país. 
 
Pinto: Qual é a situação da informatização dos cartórios? 
 
Danuta: Hoje a maioria dos cartórios trabalham com o Selo Digital. A maioria dos cartórios tem o acervo totalmente digitalizado. Todo nosso armazenamento de arquivo é feito em nuvem para garantir a segurança da informação. 
 
Danuta ainda afirmou que os cartórios são maneiras de desburocratizar a vida dos cidadãos. Segundo ela, os próximos passos para os cartórios será emitir registro de identidade e passaportes. "Já estamos fazendo usucapião extrajudicial, estamos fazendo divórcio extrajudicial, tudo isso para facilitar a vida do cidadão". Finalizou.