Amlap reúne prefeitos para discutir previdência municipal

20/08/2019

Por: Redação PN
Foto: Divulgação

A Associação dos Municípios do Litoral Agreste Potiguar (Amlap), reuniu nesta terça-feira (20), prefeitos da região para abordar o tema da Previdência municipal, o encontro acontece em meio as discussões no Senado Federal sobre a municipalização da Previdência, que poderia também incluir os Estados. 

O advogado Mário Gomes foi o palestrante, ele faz parte da assessoria jurídica da Amlap, o encontro ainda reuniu secretários e servidores dos municípios da região agreste potiguar. 
 
O vice-presidente da Amlap, Anteomar Pereira (Babá), começou agradecendo a presença do representantes municipais e lembrou que antes da fundação da Amlap nenhum município associado tinha Previdência própria para servidores. Na cidade que administra, a Previdência local garante aposentadoria para cerca de 50 munícipes de São Tomé. "Se perguntar aos ex-servidores se querem aderir a Previdência geral, acho que nenhum deseja voltar ao modelo central", comentou. 
 
Logo em seguida o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) José Leonardo (Naldinho) ressaltou que os municípios ainda precisam adequar o processo de aposentadoria - sobretudo com estrutura e junta médica para se garantir o benefício ao servidor municipal. "Agradecido a todos que estão aqui presentes, e que levem esse assunto aos grupos de vocês", ressaltou Naldinho. 
 
Mário Gomes esclareceu pontos do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), hoje no Rio Grande do Norte 38 municípios contam com o RPPS.