Banco do Nordeste leva programa Acelera Microcrédito ao interior do RN

22/02/2019


 
Ceará-Mirim e Mossoró serão as primeiras cidades a receber a caravana do Acelera Microcrédito do Banco do Nordeste, em 2019. No final do ano passado, centenas de mini e pequenos produtores rurais e empreendedores urbanos de cinco municípios potiguares foram beneficiados com a ação, realizada com o apoio de instituições parceiras, como o Sebrae e o Senac. O sucesso da iniciativa antecipou a retomada da caravana, que ainda foi ampliada para dez edições.
 
O evento oferece oportunidades de crédito por meio do Agroamigo (rural) e do Crediamigo (urbano); feirinha de produtos agrícolas e bens de consumo comercializados pelos próprios clientes; e prestação de serviços, como cortes de cabelo, aferição de pressão, testes de glicemia e laboratório ótico. Tudo para valorizar os empreendedores potiguares que recorrem à microfinança do BNB para garantir o sustento familiar.
 
Com 104 mil clientes ativos no RN, sendo 84 mil deles no Semiárido, o Crediamigo desembolsou R$ 497 milhões em 2018. Já o Agroamigo atendeu a 70 mil produtores rurais, resultando em R$ 140 milhões concedidos. Chama atenção a adimplência dos tomadores de crédito, de 97% na linha urbana e 95,2% na rural.
 
Os municípios foram selecionados de acordo com o potencial econômico e a importância da inserção do microcrédito no mercado local. Eles ganham uma manhã de ações voltadas para a valorização de homens e mulheres que lutam diariamente pelo sustento de suas famílias com apoio do microcrédito do Banco do Nordeste.
 
"Com esse trabalho, a gente espera levar recursos para giro e investimentos a todo microempreendedor que está interessado em alavancar os seus negócios. O mesmo se aplica à área rural com o Agroamigo. O programa de microcrédito do Banco do Nordeste é a força do Nordeste", analisa a gerente do Crediamigo, Liliana Brito.
 
Calendário do Acelera Microcrédito Banco do Nordeste:
 
- Ceará-Mirim, 22 de fevereiro, na Praça Onofre José Soares, ao lado do Mercado Público;
 
- Mossoró, 26 de fevereiro, na Estação das Artes Eliseu Ventania;
 
- As cidades de Caicó, Canguaretama, Parelhas, Lajes, Apodi, Santa Cruz, Nova Cruz e João Câmara serão contempladas nos meses de julho, setembro e novembro de 2019.