IFRN publica edital para a oferta de Doutorado

18/01/2019

Por: Andrezza Tavares
Foto: Comunicação Social IFRN
IFRN publica edital para a oferta de Doutorado
 
 
Por Andrezza Tavares
@jorn.andrezzatavares
 
 
O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE publica edital para selecionar academicos para a oferta do curso de Doutorado Acadêmico em Educação Profissional. O Edital n. 03/2018 do PPGEP/IFRN que foi publicado no dia 21/12/2018, corresponde ao primeiro processo seletivo para o preenchimento de 10 vagas.
 
O Curso de Doutorado em Educação Profissional do IFRN, conforme aprovação pela CAPES em 06/12/2018, foi criado conforme Resolução n. 48/2018 CONSUP/IFRN e formalizado pelo Edital n.03 IFRN/PPGEP. É importante destacar que o processo seletivo será realizado no período de janeiro a março de 2019, com data de início de aulas do doutorado em 03/04/2019.
 
Segue o link para o acesso ao referido edital: 
 
http://portal.ifrn.edu.br/ensino/ppgep/documentos/editais/edital-03-2018-ppgep-ifrn-processo-seletivo-doutorado-em-educacao-profissional
 
De acordo com a CAPES (Parecer CES/CFE 977/65), os cursos de mestrado e doutorado têm por finalidade oferecer, nas Instituições de Educação Superior, o ambiente e os recursos adequados para que se realize a livre investigação científica e onde possa afirmar-se a gratuidade criadora das mais altas formas da cultura da educação superior.
 
São três os objetivos práticos que justificam a necessidade do oferecimento de pós-graduação de alta qualidade: 1) formação de professorado competente que possa atender a demanda no ensino básico e superior garantindo, ao mesmo tempo, a constante melhoria da qualidade; 2) estimular o desenvolvimento da pesquisa científica por meio da preparação adequada de pesquisadores; e, 3) assegurar o treinamento assertivo de técnicos e trabalhadores intelectuais do mais alto padrão para fazer face às necessidades do desenvolvimento nacional em todos os setores.
 
Com a aprovação da oferta do Doutorado em Educação Profissional do IFRN, o estado do Rio Grande do Norte ganha o segundo programa habilitado para oferecer a formação no campo das Ciências da Eduação.