É AMANHÃ - PALESTRA GRATUITA DE LIBRAS - CRUZ VERMELHA RN

18/01/2019

Por: Andrezza Tavares
Foto: Assessoria de imprensa Cruz Vermelha
 
 
PALESTRA DE LIBRAS – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
 
Por Andrezza Tavares
@jorn.andrezzatavares
 
Acontecerá nesse sábado, dia 19 de janeiro, das 9h às 12h, no IFRN - Campus Cidade Alta, uma abordagem da língua de sinais para todos.
 
A entidade responsável pelo evento é a Cruz Vermelha, que está lançando uma palestra voltada ao tema LIBRAS que busca ampliar as possibilidades de comunicação e interação profissional e social com Surdos de forma natural, através da utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), o segundo idioma oficial do Brasil.
 
A palestra buscará conduzir à compreenção da linguagem no processo de comunicação dos surdos, buscando distinguir Língua e Linguagem, conceituar Libras e explicitar suas características. Nesse sentido, irá refletir acerca da importância da comunicação em Libras na vida das pessoas surdas e na constituição da identidade do sujeito surdo. 
 
A Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - é a língua materna dos surdos brasileiros. Foi assim denominada durante a Assembleia convocada pela FENEIS (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos), em outubro de 1993. Desde então, a Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 reconhece e oficializa a Libras. Dialogando com a referida lei, o Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005 regulamenta a referida lei e mantém a denominação conforme descrito no art. 1º que diz, "é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados".
 
É no sentido de facilitar o processo de inclusão social dos surdos que a palestra da cruz vermelha pretende se constituir enquanto agenda permanente de seu centro de formação. 
 
Maiores informações:
3201-6400 // 9.9945-8861
 
 
 
 
PALESTRA DE LIBRAS – LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS
 
Por Andrezza Tavares