Banda Androyde Sem Par realiza pré-lançamento do CD Ruynas em Natal

05/12/2018

Por: Redação PN
A banda paulista Androyde Sem Par vem buscando através da pesquisa sobre brasilidades rítmicas e sonoras, apropriar-se do rock e do blues para fazer um som autoral, crítico, sensível e romântico. O grupo, formado por Juão Nyn, Emerson Martins, Gustavo Vicente e Renato Lellis, fará nesta sexta-feira (7) no TECESOL o pré-lançamento do seu novo trabalho “Ruynas” produzido pela Bamba Music e que estará em todas as plataformas digitais a partir de janeiro. 
 
O disco, além de abordar o amor romântico através de homossexualidades/afetividade, fala de ancestralidade indígena emigração nordestina. Tais narrativas surgem porque Juão Nyn (principal letrista da banda) é potiguar, descendente de Potiguaras e constatou que RN é o estado brasileiro que menos tem população indígena autodeclarada, seja pelo genocídio causado pelos Holandeses, por ter sido polo norte americano na 2ª Guerra Mundial ou por ter passado pelo processo de catequização. Diante disso, todas as composições são costuradas por essa busca identitária, passando pela perspectiva latina, nordestina e indígena. 
 
No show “Ruynas” a  banda  apresenta uma atmosfera de ressurgência: um som que em alguns momentos é pesado, em outros, melancólico e leve, composições esperançosas diante de um contexto adverso. Como uma planta que surge do asfalto, um manifesto musical sobre brotar da desertificação. Tendo na bagagem três engenheiros de som (que também são produtores musicais) e um ator/performer, a banda traz nesse espetáculo um som cru, instrumental de garagem, acompanhado de um vocalista visceral. Androyde Sem Par é canção, é transe, é uma declamação poética e de memória.