Cineclube Natal lançará livro sobre Filmes B através de financiamento coletivo

08/11/2018


Baixos orçamentos, temas marginais, produções malditas. Com essas alcunhas, os filmes B ganharam a preferência de um público que segue diretores, atores e sagas como objetos de culto. Esse público tem poucas opções de literatura especializada nesse modo de fazer cinema.
 
A criatividade utilizada para a concretização de filmes feitos geralmente em pouco tempo e com baixíssimo orçamento foi minimizada inclusive por críticos, razão que levou a ideia da obra Filmes B - Ensaios, perfis e críticas, coletânea organizada por membros do Cineclube Natal que congrega 23 autores fãs do gênero, em parceria com a editora potiguar Fortunella. Um projeto que irá virar livro e que está sendo viabilizado coletivamente pelo site do Catarse, até este domingo 11.
 
São 5 ensaios, 17 perfis de diretores e 39 críticas de filmes B. O livro representará obra rara no país ao abordar um estilo de fazer cinema à margem do mainstream e que hoje está mais acessível que nunca aos espectadores curiosos, que podem alcançá-los na vastidão da internet e nas sessões do circuito alternativo de salas de cinema.
 
A coletânea é um projeto iniciado em 2015 e que percorreu longa trajetória, desde a escolha de diretores e filmes, passando pela coleta de artigos de colaboradores, busca por editora, até chegar a uma alternativa coletiva de financiamento. "O livro já está em processo de edição, mas precisamos de R$9.500 para sua impressão. O financiamento de aficionados por filmes B, por literatura marginal e por curiosos por gêneros cinematográficos pouco conhecidos é parte fundamental dessa jornada", registra a direção do Cineclube Natal.
 
A publicação conta em sua equipe de organizadores com membros da Associação Cultural Cineclube Natal, entidade sem fins lucrativos que há treze anos exibe e debate filmes excluídos do circuito comercial, participando da vida político-cultural da cidade e que já promoveu, anteriormente, a publicação das obras 80 Cult movies essenciais, de 2010, e Sessão Dupla: O original e a cópia, de 2016.
 
A campanha para publicação do livro Filmes B - Ensaios, perfis e críticas termina no domingo dia 11. Para colaborar basta acessar o site do catarse e participar  www.catarse.me/FilmesB
 
As recompensas para quem apoiar o projeto no Catarse são itens pensados para agradar a colecionadores, fãs de filme B e cinéfilos em geral. Temos exemplares do livro 80 Cult movies essenciais, de Mulheres de Fellini nos anos 1950 (Fortunella Casa Editrice), cartazes de filmes B e camisetas com imagens dos nossos filmes B favoritos. Veja abaixo em detalhes, escolha a sua e clique na opção no menu ao lado.
 
SERVIÇO
Cineclube Natal 
Site: www.cineclubenatal.weebly.com
Facebook: www.facebook.com/cineclubenatal
Instagram: www.instagram.com/cineclubenatal
Twitter: www.twitter.com/cineclubenatal
 
Fortunella Casa Editrice
Site: www.editorafortunella.com
Facebook: www.facebook.com/editorafortunella
Instagram: www.instagram.com/editorafortunella