Mais de 9500 famílias são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família em S. Gonçalo

20/04/2018


Foto: ASSECOM/Prefeitura de S. Gonçalo

O Bolsa Família é um programa do Governo Federal que tem como objetivo redistribuir renda entre as famílias que se se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza, garantindo a elas o direito à saúde, educação e alimentação.

Em São Gonçalo, as famílias que recebem o benefício são acompanhadas a cada dois anos. Esse controle é realizado pela Prefeitura Municipal através de atualizações cadastrais e, em caso de necessidades específicas, são realizados encaminhamentos ao serviço social para realização de visitas domiciliares.

Cerca de 9.527 famílias são beneficiárias do programa em São Gonçalo, o que representa 26,62% da população do município. Deste total, 1.844 famílias dependem diretamente do benefício e estariam em condições de extrema pobreza caso não fossem cadastradas. Só no mês de março, foram destinados R$ 1.426.254,00 ao programa, garantindo um benefício médio de R$ 149,71 por família. O coordenador do Bolsa Família municipal, Márcio Pinto, destaca que “a cobertura local é de 107,08% em relação à estimativa de famílias pobres no município. Com isso, a cobertura ultrapassa 100% do público alvo”.

Novos cadastros podem ser realizados nas duas unidades disponíveis em São Gonçalo, localizadas na Rua Olinto José Rodrigues, nº 1414 (Centro) e na Av. Bacharel Tomaz Landim, 1028 (Jardim Lola), portando os seguintes documentos:
-CPF;
-Título de eleitor;
-RG;
-Carteira de trabalho;
-Certidão de casamento, nascimento ou divórcio;
-Comprovante de residência;
Para os menores de 16 anos:
-Certidão de nascimento;
-Declaração escolar