Economia

Abertura oficial da Fiart acontece nesta segunda-feira

Com artesãos de todas as regiões do Rio Grande do Norte, do Brasil e de mais de 10 países, a feira agrega arte, cultura e entretenimento em um único espaço.


22/01/2018

Foto: Divulgação
A 23ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart) será aberta oficialmente nesta segunda-feira (22), às 18h, no Centro de Convenções de Natal, mas o movimento nos três primeiros dias de evento foi intenso. Mais de 15 mil pessoas circularam na Fiart no final de semana.  
 
Com artesãos de todas as regiões do Rio Grande do Norte, do Brasil e de mais de 10 países, a feira agrega arte, cultura e entretenimento em um único espaço.
 
A Fiart, que acontece desde a última sexta (19) e segue até o próximo domingo (28), movimenta a cidade, proporcionando oportunidade de lazer para potiguares e turistas, e de negócios para expositores e comerciantes que participam do evento.
 
Oriunda de Brasília, a artesã Vaglene Barros, que faz luminárias e abajures reciclando madeiras nobres que seriam descartadas, usando também materiais como fibras de sisal, cascas de cebola e alho, folhas de hortência e bambu, e expõe na Fiart há 20 anos, a feira é sempre uma boa oportunidade de vendas.
 
“Para mim ela sempre foi muito boa. O retorno é espetacular, porque aqui eu pego clientes praticamente do Brasil inteiro e até de algumas partes do mundo. É uma feira bonita, é uma feira bem diversificada. E eu espero que seja o mesmo público de todos os anos. É sempre um bom público. Vem muita gente aqui. Gente que gosta mesmo de artesanato. Minha expectativa é sempre ser melhor que a anterior”, afirma.
 
Com o tema “Arte Sacra: tradição de fé que esculpe oportunidades”, a vigésima edição da feira valoriza também o trabalho e o talento de artesãos que atuam nesse segmento.
 
 
 
O artesão Aldo Rodrigues, que trabalha com a temática sacra há 15 anos, também tem boas perspectivas com essa edição da Fiart. “Há mais de 10 anos participo da feira e é sempre uma experiência boa, sempre vendo bem. Além disso, distribuo muito cartão, que as pessoas levam e fazem encomendas ao longo do ano”, finalizou.
 
Além do trabalho dos mais de 1.300 artesãos, os visitantes da Fiart podem apreciar apresentações culturais diariamente. Dança, música, e rituais indígenas estão entre as expressões artísticas e culturas da programação.  
 
 
 
PROGRAMAÇÃO CULTURAL
 
 
 
Segunda-feira (22/01)
 
 
 
17h30 – Música eletrônica
 
18h00 – Concerto na Fiart: Banda de Música da Polícia Militar do Rio Grande     do Norte
 
Abertura oficial
 
19h00 – Apresentações culturais
 
20h00 – Shows: Sérgio Luiz e Joãozinho (Banda Kairos)
 
 
 
Terça-feira (23/01)
 
 
 
17h30 – Música eletrônica
 
18h00 – Concerto na Fiart: Banda de Música do 3º Distrito Naval de Natal
 
19h00 – Apresentações culturais
 
20h00 – Shows: Ivanildo Di Natal e Edson Chuva e Banda
 
 
 
A Fiart, organizada pela Espacial Eventos, é uma realização do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN – Sebrae – e da Prefeitura do Natal. Outras informações e fotos estão disponíveis no site www.feirafiart.com.br  
 
 
 
SERVIÇO
 
 
 
Feira Internacional de Artesanato – Fiart
 
Quando: 19 a 28 de janeiro de 2018
 
Local: Centro de Convenções de Natal
 
Hora: 16h às 22h
 
Entrada: R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes e idosos)