Conselho Metropolitano vai debater destino do lixo produzido pela Grande Natal

14/04/2016


Foto: Alex Regis

O Conselho de Desenvolvimento Metropolitano promove nesta sexta-feira (15), a partir das 9h, na Escola de Governo, a primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre resíduos sólidos. A pauta principal do encontro é o alinhamento das ações que envolvem o lixo dos municípios da região Metropolitana, com ênfase nos aterros sanitários. O plano metropolitano dos resíduos sólidos também estará na ordem do dia. O secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos Mairton França, além de técnicos das prefeituras que formam a Região Metropolitana, confirmaram presença.

Reativado em agosto de 2015 depois de quatro anos paralisado, o Conselho é coordenado pelo Governo do Estado por meio da secretaria de Estado do Planejamento e das Finanças (SEPLAN). O fórum conta com representantes dos 14 municípios da região Metropolitana de Natal e criou oito grupos de trabalho para debater áreas estratégicas para o desenvolvimento da RMN. Os gestores responsáveis pelos GTs de mobilidade urbana e de cidades Inteligentes e Humanas já se reuniram.

De acordo com o secretário- executivo do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano Renato Cunha Lima o lixo precisa ser visto não como um problema oneroso para os municípios, mas como uma oportunidade de arrecadação. “Ao tempo que pode, através de logística reversa e reciclagem, beneficiar o meio ambiente e o social incluindo as cooperativas de trabalhadores da reciclagem. É isso que o Governo vai debater junto aos gestores e técnicos dos municípios da Região Metropolitana”, afirmou.

O Conselho de Desenvolvimento Metropolitano criou oito Grupos de Trabalho relacionados aos seguintes temas: mobilidade urbana; estatuto da metrópole; resíduos sólidos; segurança pública e defesa social; saúde; educação, cultura e esportes; cidades inteligentes; e agricultura familiar.

Fonte: Assessoria