Escolinha da AFURN ensina futebol a crianças entre 7 e 15 anos

21/10/2015


Foto: Arquivo PN / Hiago Luis
O futebol é um das modalidades mais populares do mundo. O esporte tem a cara do Brasil, em qualquer lugar que se olhe é possível ver meninos e meninas correndo atrás de uma bola. Mas como qualquer prática esportiva o futebol demanda, disciplina, treinamento e constância. A escolinha de futebol da Associação de Funcionários da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (AFURN) tem capacidade para cerca de 60 garotos com idades entre 7 e 15 anos. 
 
Segundo o diretor do Departamento Esportes da AFURN e ex-jogador, Jorge Tavares (Jorginho), o programa visa incluir esses jovens no universo acadêmico por meio da prática esportiva. “O objetivo geral do programa é tirar esses jovens da ociosidade e colocar os garotos dentro da universidade, uma vez que os treinamentos são realizados no campo da Nuplam. Ensinamos a parte do treinamento físico e tático e com o tempo percebemos que alguns jovens desenvolvem mais suas aptidões”, explica o diretor. 
 
Edilson Batista (Pernambuco), ex-jogador, membro do departamento de esportes e um dos treinadores do AFURN União, explica como funciona o projeto com os jogadores do time.  “Após a formação da parte tática, física e disciplinar esses garotos são classificados em categorias (Pré-Mirim, 7 aos 10 anos, Mirim, 11 aos 12 anos e Infantil, 13 aos 16 anos) e passam a participar de competições e intercâmbios com outras equipes do estado e em algumas oportunidades, até de outros estados como é o caso do Botafogo (PB), equipe com a qual fizemos alguns amistosos em parceria”, esclareceu o ex-jogador. 
 
O presidente da Associação, Nilberto Galvão, nos conta da importância que a instituição dá a Escolinha. “A equipe que temos é muito capacitada, são ex-jogadores que trazem boas referências, experiências e contatos dos tempos de profissional. O mais importante é dá a essas crianças a oportunidade de praticar um esporte, e até mesmo seguir esse caminho de forma profissional. Fechamos uma parceria com o Sport Recife, onde vamos participar de um jogo treino com os alunos do programa que atingem os 16 anos. A partir desta idade, aqueles que forem escolhidos poderão ingressar nas categorias de base do clube”, revelou Nilberto. 
 
Copa “Nossa Cidade”
 
O time de Futebol do programa, o AFURN União disputa 3° edição da Copa “Nossa Cidade” de futebol sub 15. A competição é realizada pela prefeitura de Natal e tem ao todo 42 equipes, divididas em quatro grupos, Zona Sul, Zona Leste, Zona Oeste e Zona Norte. 
 
O treinador da equipe Nilton Santos fala sobre a importância da competição e do desempenho da equipe dentro de campo. “Tivemos um primeiro jogo muito bom, empate com o Planalto F.C. por 1 a 1, um jogo no qual a equipe mostrou garra e jogou bem, já na última partida a derrota por 3 a 1 para o Santos F.C., sofremos dois gols no inicio do segundo tempo e isso dificultou a reação da equipe. Esperamos ter uma melhor atuação na próxima partida, frente ao PEF Nova Descoberta, para poder dar prosseguimento na competição que é uma das mais importantes desta categoria no Estado”, pontuou o treinador. 
 
Durante a competição as demais categorias continuam o treinamento normalmente, todas as terças 15h30 ás 17h e sábados 7h ás 10h no campo de futebol da Nuplan, no Campus da UFRN, em Mirassol. 
 
 

Fonte: Assessoria