18ª Exponovos começa nesta sexta-feira em Currais Novos

02/07/2015


Foto: Divulgação
O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), realiza a partir da próxima sexta-feira (3) a 18ª Exponovos – Exposição Agropecuária de Currais Novos, que acontece até domingo (5) no Parque José Bezerra de Araújo.
 
O evento faz parte do Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias e é realizado em parceria com a Prefeitura de Currais Novos, Associação Norte-riograndense de Criadores (Anorc) e Associação Norte-riograndense de Criadores de Ovinos e Caprinos (Ancoc). Tradicional no calendário de eventos agropecuários do estado e considerada uma das maiores exposições da região, a Exponovos vai reunir em torno de 500 animais, entre bovinos, caprinos e ovinos. A abertura oficial está marcada para esta sexta a partir das 20h.
 
“Acreditamos que será um bom momento para os criadores da região se encontrarem e comercializarem o que há de melhor no nosso estado”, destaca o titular da Sape, Haroldo Abuana.
 
Quarenta currais serão instalados no parque. Na quinta-feira (2) tem início a entrada dos animais no local, a partir das 8h. Já na sexta (3), também a partir das 8h, começa a admissão e mensuração dos animais. Às 14h uma equipe do Idiarn realiza uma palestra sobre a raiva e logo depois, às 19h, acontece o nivelamento do torneio leiteiro de caprinos. Às 20h está marcada para acontecer a abertura oficial do evento.
 
No sábado (4), às 7h, acontece a primeira ordenha das cabras leiteiras e às 8h é a vez do julgamento de caprinos e ovinos. Às 8h30 a Emater realiza palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Na parte da tarde, a partir das 14h, uma equipe da Emparn palestra sobre a alimentação do rebanho na seca. Logo depois, às 15h, é a vez do Idiarn realizar palestra sobre a cochonilha do carmim, praga que tem atingido as plantações de palma forrageira no Nordeste brasileiro. Às 19h ocorre a segunda ordenha das cabras leiteiras.
 
No domingo (5), a partir das 7h, acontece a terceira ordenha das cabras leiteiras e às 11h tem início a saída dos animais.
 
O encerramento da Exponovos está previsto para acontecer às 12h.
 
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira (2)
8h – Início da entrada dos animais
 
Sexta-feira (3)
8h – Início das atividades da 18ª Exponovos, admissão e mensuração dos animais
12h - Encerramento da entrada dos animais
14h – Idiarn – palestra sobre a Raiva
19h – Nivelamento do torneio leiteiro de caprinos
20h – Abertura oficial da 18ª Exponovos
 
Sábado (4)
7h – 1ª Ordenha das cabras leiteiras
8h – Início do julgamento de caprinos e ovinos
8h30 – Emater: palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR)
14h – Emparn: palestra sobre a alimentação do rebanho na seca
15h – Idiarn: palestra sobre a cochonilha do carmim
19h – 2ª Ordenha das cabras leiteiras
 
Domingo (5)
7h – 3ª ordenha das cabras leiteiras
11h – Início da saída dos animais
12h – Encerramento da 18ª Exponovos