Dezoito anos depois, Felipão volta a treinar o Grêmio

29/07/2014


Foto: Agência O Globo

Após dezoito anos longe, Felipão voltará a Porto Alegre para treinar o Grêmio. Um dos técnicos mais vitoriosos da história do clube, Luiz Felipe Scolari foi anunciado como novo treinador no lugar de Enderson Moreira, que caiu após a derrota sofrida no último domingo na Arena, quando a equipe da casa perdeu por 3 a 2 para o Coritiba.

Aos 65 anos, Felipão foi convencido pelo presidente Fábio Koff a não ficar parado até o final do ano depois do fracasso do Brasil, comandado por ele, na Copa do Mundo. O mandatário do Grêmio foi até São Paulo nesta terça (29) para convencer Felipão a aceitar o convite do Grêmio. E teve sucesso na empreitada.
Felipão chega na manhã desta quarta (30) à capital gaúcha e será apresentado às 11h na Arena. Sonho antigo da direção, o treinador conta com o perfil almejado para substituir Enderson Moreira. É experiente, com "pulso firme" e capaz de remobilizar o vestiário. Ao mesmo tempo, é conhecedor do futebol gaúcho, especialmente do Grêmio.

- É um acerto que chegou em hora muito oportuna. Ele está muito entusiasmado, disposto a começar a trabalhar. A todos nós pelo que ele representa para o clube. O Grêmio consegue gesto resgatar algo forte da sua marca – destaca o diretor executivo de futebol, Rui Costa. 

No Grêmio, Felipão terá Murtosa e Ivo Wortmann como auxiliares. Assinará até o final do ano, com possibilidade de renovação por outra temporada. Koff e Felipão se encontraram em março deste ano, durante o curso de Gestão de Clubes de Futebol, promovido pelo Grêmio, na Arena. Na ocasião, o técnico realizou a palestra inaugural do evento.

- Está conosco um homem que ajudou a construir as páginas mais brilhantes do nosso clube. Aqui está um exemplo de cidadão e caráter. Cada torcedor do Grêmio é um torcedor particular do Luiz Felipe Scolari - afirmou à época.

Essa será a terceira passagem de Felipão pelo Grêmio. A primeira foi em 1987, quando foi campeão gaúcho. Retornou ao Tricolor em 1993, depois de ter conquistado a Copa do Brasil com o Criciúma em cima do próprio Grêmio. O técnico teve um início complicado na segunda vez no time gremista, mas sua permanência foi bancada pelo presidente na época, Fábio Koff. O resultado da insistência deu certo: Felipão venceu a Copa do Brasil de 1994, a Libertadores de 1995 e o Brasileirão de 1996.

Na carreira, Felipão ostenta a conquista da Copa do Mundo de 2002 pela Seleção. Também esteve à frente da conquista da Copa das Confederações de 2013. Recentemente, sua trajetória foi manchada pela derrota trágica de 7 a 1 com a Seleção para a Alemanha, na semifinal do Mundial. O comandante se despediu da equipe brasileira no dia 12 de junho, após a derrota perante a Holanda, que culminou com o quarto lugar na Copa.

PERFIL
Nome: Luiz Felipe Scolari
Idade: 65 anos
Clubes: CSA, Caxias, Brasil de Pelotas, Al-Shabab, Juventude, Grêmio, Coritiba, Criciúma, Júbilo Iwata, Palmeiras, Cruzeiro, Seleção Brasileira, Seleção de Portugal, Chelsea, Bunyodkor
Títulos: Copa do Brasil (1991, 1994, 1998 e 2012), Libertadores (1995 e 1999), Recopa Sul-Americana (1995), Brasileirão (1996), Copa Mercosul (1998), Torneio Rio-São Paulo (2000), Copa Sul-Minas (2001), Copa do Mundo (2002), Copa das Confederações (2013)

Com informações do GloboEsporte.com