Site do Vaticano disponibiliza visita da Capela Sistina em 3D; Confira

25/11/2013

Por: Uol

Desde a eleição de Francisco como o primeiro Papa latino-americano da história, a procura de brasileiros interessados em visitar o Vaticano disparou. Dentro do Estado Papal o local mais desejado pelos turistas é a mítica Capela Sistina.

Assim como foi feito nos últimos 500 anos, sem interrupção, a Capela Sistina foi o palco escolhido para a votação que elegeu o Cardeal Jorge Mario Bergoglio como Papa Francisco. Este detalhe é mais um atrativo dentre todos que a épica Capela possui para ser visitada. Seu nome é uma homenagem ao Papa Sisto IV que ordenou sua construção.

Porém, nem todos tem a oportunidade de conhecer este local sagrado para os católicos e histórico para a humanidade. Pensando nisso, desde 2010 o Vaticano disponibiliza aos turistas uma visita em 3D à Capela Sistina sem precisar sair da frente do computador.

A Capela Sistina não é o único ponto turístico do Vaticano, mas é um dos principais. A riqueza dos detalhes pintados por Michelangelo, Rafael e Botticelli parecem ganhar vida e impressionam pelo tamanho e história, afinal esta obra de arte foi feita há mais de 500 anos. Dentro da Capela Sistina estão os restos mortais do apóstolo Pedro que é considerado o fundador da Igreja Católica.

Entre 2008 e 2009, estudantes da Universidade de Villanueva, na Pensilvânia (Estados Unidos) tiveram acesso irrestrito ao local e fotografaram toda a Capela em alta resolução. Após isso, foi montada uma projeção tridimensional dela, que dá a impressão aos internautas de estarem frente a frente com as obras de Michelangelo, Rafael e Botticelli.

Contudo, a Capela Sistina não é o primeiro prédio do Vaticano a ter seu acervo disponibilizado na internet. Em 2008, a Basílica de São Paulo foi o primeiro local a possuir visitação online em 3D.

Fonte: Portal JH