Papo rápido com Hélmani de Souza

25/11/2013

Por: José Pinto Junior
Como surgiu o projeto Prefeito Empreendedor?
Surgiu em São Paulo com o objetivo de premiar os gestores municipais que administram com um olhar voltado para os pequenos empreendedores que geram a maioria dos empregos do País. 
 
Como os prefeitos do RN devem proceder para concorrer ao prêmio?
Deve procurar o SEBRE que daremos todas as informações necessárias. Inclusive, oferecemos a assessoria técnica no que diz respeito â  elaboração dos projetos. 
 
Os prefeitos do RN se interessam? 
Sim. No início, poucos participaram, mas hoje tem grande aceitação e cresce a cada ano. 
 
O senhor pode dar um exemplo de como um prefeitura pode ajudar a iniciativa privada no município?
Sim. Veja o caso da merenda escolar. O prefeito pode priorizar as compras siretamente dos pequenos produtores locais, assim, o dinheiro gira dentro do município e fortalece também o comércio local. A prefeitura pode dispensar o custo dos alvarás e incentivar o surgimento de empreendedores individuais e oferecer logística para pequenos produtores se habilitarem para que o poder público faça as compras. Atitudes simples que ajudam a desenvolver o município. 
 
Os municípios falam em crise. Há casos que atestam políticas de redução de custos sem prejuízo na eficiência do serviço oferecido?
Sim. Uma das vantagens do Prefeito Empreendedor é justamente a troca de experiências. Um projeto de sucesso do Rio Grande do Sul pode ser avaliado por um gestor potiguar. E vice-versa.  
 

Fonte: Potiguar Notícias