Cefas Carvalho

15/01/2020 02h05
 
APONTAMENTOS SOBRE O DOCUMENTÁRIO "DEMOCRACIA EM VERTIGEM"
 
 
1 - O filme é bom. Muito bom. Tanto que além de indicado ao Oscar, esteve em diversas listas de melhores do ano. Claro que opinião cada um tem a sua, e é um direito não gostar do doc (desde que o tenha realmente assistido) mas a pessoa não gostar de "Cidadão Kane", "Deus e o Diabo na terra do Sol" ou "8 e 1/2", por exemplo, não torna os filmes ruins nem retira os prêmios deles.
 
2 - Documentário, como qualquer filme, pode e deve ter opinião e lado. Como bem escreveu o amigo Pablo Capistrano nas redes: "Documentário não é reportagem. É um recorte narrativo sobre um fato ou um conjunto de fatos, sempre a partir da perspectiva criativa do documentarista. Cobrem fidelidade factual do Jornal Nacional pra não passar vergonha".
 
3 - Os bolsonaristas e a Direita em geral passaram recibo dos brabos da dor de cotovelo e rancor. terão que engolir a divulgação maior do doc e estão até ajudando involuntariamente neste sentido.
 
4 - Bacana a Esquerda celebrar a indicação, mas também não precisa exagerar no Fla x Flu e no carnaval. Melhor que ficar zoando com bolsominions até a cerimônia do Oscar é baixar a bola e fazer amigos, parentes, conhecidos assistirem o filme para tirar as próprias conclusões.
 
5 - O filme não é "de Dilma". É sobre Dilma, mais que isso, sobre o golpe que ela sofreu. Mas o doc é de Petra Costa. Que não tem obrigação de levar Dilma à festa do Oscar, ela o fará se quiser e puder. Em caso de empolgação desproporcional e excessiva volte e leia o item 4.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).