Claudino Leite

26/11/2019 13h45
PARE E REFLITA...
 
“No meio de qualquer dificuldade encontra-se a oportunidade” (Albert Einstein, fisíco alemão).
 
CADA DIA NOVO RETROCESSO
 
No último dia 12 de novembro, o Governo de Jair Bolsonaro anunciou uma Medida Provisória Inconstitucional 905/2019, que revoga a obrigatoriedade de registro para atuação profissional de jornalistas (artigos do Decreto-Lei 972/1969) e de outras 13 profissões. Eu ingressei no curso de Jornalismo em 1997, conciliando o curso noturno durante quatro anos e meio, com uma criança pequena (recém nascida quando as aulas começaram) e emprego em tempo integral. Ainda no inicio do curso já estagiava na área e aos poucos fui levando para a prática diária toda a teoria assimilada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Além de matérias como Fotojornalismo, TV, Rádio e Assessoria de Imprensa, aprendi muito sobre ética, apuração de noticia, imparcialidade e respeito as fontes. Afinal, não basta escrever bem, para ser jornalista é preciso ter uma base sólida que somente o curso superior aliado a experiência profissional é capaz de proporcionar. No dia 04 de novembro de 2002, há 17 anos, obtive o registro profissional de Jornalista. Mais que um carimbo na minha carteira de trabalho, o registro foi a concretização de um sonho aliado ao compromisso com a seriedade na condução do meu trabalho. Sou jornalista profissional, com orgulho e a plena consciência dos princípios éticos que regem o exercício do Jornalismo. Afinal, essa não é uma profissão para qualquer um, ela exige um alto grau de comprometimento, responsabilidade e imparcialidade. Ao permitir o exercício da profissão por pessoas não habilitadas, a Medida Provisória  publicada no último dia 12, no Diário Oficial da União (DOU), além  de causar a precarização do exercício da profissão de jornalista e do produto da atividade jornalística (as notícias), prejudica a sociedade como um todo. É preciso dizer “não” a esse absurdo!
 
Texto de Tarcyla Costa
 
A SUPREMA LIÇÃO
 
No dia 25 de junho de 1980, completei mais uma primavera. Recebera naquela data o melhor presente de dona Maria José dos Santos Leite, minha querida mãe, de saudosa memória, um exemplar da Bíblia Sagrada. Fiquei emocionado quando li sua dedicatória escrita do seu próprio punho, nas primeiras páginas, do Santo Livro, hoje com as páginas amarelas por causa do tempo que se foi. Mas, guardo com muito zelo aquele belo exemplar entre os livros da minha singela e humilde biblioteca. A dedicatória comovente escrita por mamãe dizia assim: “Claudininho, meu caçula querido, hoje estás colhendo mais uma flor no jardim de tua preciosa existência. Por este motivo, com todo meu afeto ofereço-te a Santa Bíblia, a palavra de Deus, a qual te guiará à viagem para eternidade onde encontrarás Jesus Cristo, o Salvador, quando o verás face a face como Ele é. “E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (Deuteronômio 6:6-7). Salve 25 de junho de 1980! Abraço, Maria Leite -  Mamãe.  
 
A TERRA AGONIZA
 
O cenário natural da Terra se modifica, de modo geral, quatro vezes no ano, conforme as estações: primavera, verão, outono e inverno. Muda o cenário geográfico a seu tempo, haja vista possuírem características singulares. Na primavera ocorre o reflorescimento das plantas e da fauna terrestre. No verão, os dias são mais longos e quentes. No outono, as folhas ficam secas, com tonalidades que vão do amarelo ao marrom, ocasionando bela impressão visual. E, no inverno, acontecem as baixas temperaturas e as chuvas periódicas, com dias cinzentos e de baixa luminosidade.
 
TRANSIÇÂO
 
Cada estação do ano possui sinais identificando a transição de uma à outra. O agricultor, o pescador,o surfista, além de outros especialistas estão acostumados a olhar para a natureza para saber se é a época correta para plantar certa qualidade de semente, pescar ou “pegar” uma grande onda. A natureza fala por meio de seus ciclos. Os fenômenos climáticos, o tão comentado aquecimento global e o degelo crescente do Ártico são sinais que o planeta Terra está doente.
 
A ONU
 
Outrora, o diretor do Programa da Organização das Nações Unidas (ONU), para o Meio Ambiente revelou que o degelo do Ártico criará problemas terríveis para o planeta e para a humanidade – dezenas de animais desaparecerão. Segundo a ONU, as catástrofes naturais veem aumentando numa taxa anual de 6%. Será que as catástrofes naturais, como tsunamis, inundações, terremotos, desertificações, secas e furacões não estariam ocorrendo também por casa das atitudes humanas em relação ao seu Criador?
 
AFIRMAÇÃO DE JESUS
 
O Mestre da Galileia afirmou: em Mateus 24:32-35, que os homens são capazes de discernir as estações e o ano, porém desconhecem os sinais do  fins do tempos. Ele falou de sinais naturais, (terremotos, fomes em muitos lugares, epidemias e doenças); (guerras entre as nações), além  do aumento da maldade e da falta de amor entre os homens. Espalha-se pelo mundo pessoas egoístas, avarentas, sem afeto natural, violentas, etc – tudo como  consequência do pecado.
 
A ESPERANÇA!
 
Entretanto, ainda há uma esperança! E esta não está na ciência, na política ou na religião. E sim, em Jesus Cristo! O Filho de Deus já morreu no Calvário por toda a humanidade, sofrendo para salvar cada indivíduo de seus pecados. Então, meu respeitável leitor, você, não deseja receber em seu coração a Jesus Cristo como único e suficiente Salvador pessoal? Ele mesmo disse em João 10:10: “Ladrão vem somente para matar, roubar e destruir; eu vim para que tenham vida e tenham com abundância”.
 
A ARCA DE NOÉ
 
Documentário promete mostrar imagens reais da Arca de Noé – descoberta há mais de 50 anos. Há meio século, em 1959, foi encontrado no distrito de Dougabayazit, em Agri, na Turquia uma forma de navio enterrado subsolo. A descoberta foi suficiente para reacender a incansável procura pela Arca de Noé, acreditando que desta vez o objeto sagrado teria enfim sido localizado, segundo o arqueólogo Andrew Jones e o geofísico John Larsen.
 
GOVERNADORA NA EUROPA
 
A Governadora do Estado, Fátima Bezerra está com o Consórcio Nordeste na Europa, tentando conseguir investimentos. Os governadores dos estados nordestinos iniciaram, desde segunda-feira, dia 18 de novembro passado, a missão no Velho Mundo. Num evento em Paris, o grupo apresentou a 40 empresários franceses um mapa de oportunidades de investimentos no Nordeste. A governadora potiguar destacou o potencial eólico e turístico norte-rio-grandense.
 
ENÉRGIA AEÓLICA
 
“O RN lidera o ranking de energia eólica no país, a riqueza em petróleo, o sal, os minérios, além do grande potencial turístico. Saímos daqui com uma data para a realização de um próximo encontro no Brasil, a fim de continuarmos as tratativas aqui iniciadas. Quero que elas resultem em investimentos para o nosso Estado, trazendo o que o povo mais precisa: emprego e renda”, declarou a chefe do estadual.
 
PARABÉNS, VALÉRIO!
 
O dia 18 de novembro assinalou o aniversário de Valério Alfredo Mesquita, que exerceu ao longo de sua vida com honradez e competência inúmeros cargos na vida pública do Estado. Prefeito de Macaíba, deputado estadual (quatro mandatos), conselheiro do Tribunal de Contas e seu presidente. Foi presidente da Fundação José Augusto, da Emproturn, Representante Federal no Estado do MEC/CNAE, coordenador de Assistência aos Municípios do Rio Grande do Norte, Subchefe da Casa Civil do Governo Estadual, Diretor do Serviço Social do Estado, Secretário Executivo do ETA/UFRN e presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte.  Valério foi professor do Colégio Dr. Severiano, sendo  detentor de títulos de cidadania por serviços prestados a dezenas de municípios potiguares. A sua data é celebrada por uma legião de amigos de Macaíba e de outras comunidades
 
POLÍCIA MILITAR E SUS
 
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública, assinou um Termo de Cooperação com a Polícia Militar, inserindo o Hospital Central da Polícia Militar Coronel Pedro Germano na rede do Sistema Única de Saúde (SUS) do Rio Grande do Norte, estabelecendo parceria para o funcionamento pleno da unidade. A mudança era um compromisso do Governo do RN.Com a parceria, serão ampliados os serviços de assistência médica oferecidos a toda população potiguar.Participaram do ato de assinatura do termo, o governador em exercício, Antenor Roberto, o secretário de Saúde Pública, Cipriano, o comandante Geral da PM, Alarico Azevedo Júnior, e o diretor de Saúde da PM, coronel Roberto Duarte Galvão.
 
NOTA DE FALECIMENTO
 
É com pesar que informo o falecimento de Samuel Cavalcanti dos Santos, 39 anos, ocorrido, sábado, 16 de novembro, vítima de acidente de moto  no município de Parnamirim, região Metropolitana de Natal. Ele era filho dos meus amigos Marcos Muniz dos Santos e Suely Cavalcanti dos Santos, além de ex-maestro do Coral Rosa de Saron do Templo Central da Assembleia de Deus, no Alecrim. Que Deus conforte à família enlutada.
 
FERNANDA BRUM & EMÉRSON PINHEIRO
 
O casal de pastores Fernanda Brum e Emerson Pinheiro sofreu um acidente de carro nesta sexta-feira ,22, no Rio de Janeiro. Segundo a assessoria da cantora, eles voltavam de dias de descanso em Angra dos Reis e seguiam na estrada quando o carro, em velocidade baixa, perdeu a direção e ficou desgovernado. “O veículo subiu em um canteiro perto do bairro Portogalo. Eles foram  atendidos pela polícia e pelos bombeiros. Apesar da baixa velocidade, os policiais informaram que o trecho é perigoso”, diz nota. O casal foi atendido no Hospital Geral de Japuíba, em Angra dos Reis (RJ), e foram liberados após exames. Fernanda Brum está bem e fora de perigo, mas precisará ficar de repouso e usar um colar cervical de imobilização.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...Aniversários – Dignos de registro: o da jornalista Ana Paula da Silva, amiga e leal colega de trabalho, além da amiga, professora Cátia Martins Lyra, ambas assíduas leitoras da minha coluna semanal, as quais amanhecerem de idade nova, sábado, dia 23 de novembro último;
 
...O DIA – O Brasil chora a morte de Gugu Liberato, 60 anos, apresentador de programa na TV Record, que faleceu sexta-feira, 22 de novembro,  em Orlando (EUA),vítima traumatismo craniano após sofrer uma  queda no país americano;
 
...TN – O Ministério da Educação (MEC) anuncia a criação de 54 escolas militar. No Rio Grande do Norte terá uma em Natal;
 
...TopBuzz -  O presidente Jair Bolsonaro e  o ministro da  Economia, Paulo Guedes dão calote nos deputados após a reforma da Previdência. Não foi por falta de aviso;
 
...G-1 - As contas de luz vão aumentar 20% com a venda da Eletrobrás; e
 
...The Guardian - Henry Kissinger, ex-secretário de o governo norte-americano afirma: “EUA e China estão à beira de uma guerra fria que atingirá a humanidade”.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).