Claudino Leite

22/10/2019 14h08
PARE E REFLITA...
 
“Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros e agradecer a Deus a cada minuto pelo milagre da vida” (Fernando Pessoa, poeta e filósofo português).
 
UMA EXISTÊNCIA SEM ESPERANÇA
 
“O ladrão vem somente pra matar, roubar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (João 10:10). Respeitável leitor, muito grande é o número de pessoas que nada esperam da vida. Seu coração ficou implacável. Seu interior é amargurado. Vêm-se poucas faces radiantes pela vida que possui. Perdeu-se a alegria de viver, experimentam-se muitas decepções pelo caminho E você, também sente sua vida sem esperança? Uma vida sem prazer, sem conteúdo, sem propósitos, sem sentido e sem razão? O Mestre da Galileia fala de uma vida cheia de esperança. Por ter morrido na cruz do Gólgota, Jesus pode perdoar a todos que o buscam! Se você está cansado da vida que tem levado, não se conforme com ela! Venha a Jesus! Ele já espera há muito tempo por você. Ele diz, enfaticamente: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11:28). Sem Jesus a vida é verdadeiramente vã, pois estaremos caminhando para uma eternidade sem Deus e sem esperança. Ele quer lhe dar uma vida que faz sentido. É só aceitá-Lo e segui-Lo os seus preceitos, segundo ensina as Santas Escrituras. Isso é uma questão de fé. Pensamos assim. Os outros...
 
INTOLERÂNCIA RELIGIOSA
 
Em uma breve entrevista ao comentarista Caio Coppolla, da Rádio Jovem Pan de São Paulo a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, disse que o cristianismo é a religião mais perseguida do Brasil. O contexto da conversa foi sobre a realidade da intolerância religiosa no país e o preconceito contra o público evangélico. Coppolla lembrou o termo “Cristofobia”, trazendo os comentários feitos pelo ex-presidente americano Barack Obama e pela ex-senadora Hillary Clinton que se referiram aos cristãos massacrados no Sri Lanka como “adoradores da Páscoa”. O comentarista disse que aqui no Brasil “a gente vê esse preconceito de forma mais velada, especialmente em relação ao público evangélico”.
 
PERGUNTA FEITA
 
 A pergunta feita por Coppolla à ministra foi direta: “Como lidar com esse preconceito religioso que fere nossos direitos humanos sendo um bom cristão? Ou seja, com perdão, dando a outra face, sem perder a compostura, mas também sem ficar resignado.” Damares respondeu dizendo: “primeiro a gente precisa admitir que isso existe de verdade, e que no Brasil a intolerância religiosa e o preconceito com relação á religião é uma realidade”. A ministra declarou que há forma de reação a isso. “Sabendo que existe [o preconceito], lutar contra o preconceito e contra todos os ataques por conta de nossa fé; como bons cristãos nós sabemos que seríamos perseguidos, humilhados, que nós seríamos envergonhados. Isso faz parte da nossa fé. Podemos reagir, mas com mansidão, com sabedoria”. Damares fez um pedido aos jovens cristãos: “Leiam. Nós temos leis e nós temos direitos. Vamos trabalhar usando a legalidade, usando a lei a nosso favor. É dessa forma que eu reajo, Sempre que possível eu aciono a lei, porque nesta nação nós temos a liberdade de culto e a liberdade de fé”.
 
O LAE
 
O Lar do Ancião Evangélico (LAE), sob a jurisdição da Igreja Presbiteriana  Sinodal é uma instituição de acolhimento de idosos com várias décadas de excelente serviço prestado à sociedade natalense, porém, não existe nenhuma entidade eclesiástica, civil ou governamental que preste suporte permanente é suficiente às necessidades dos idosos atendidos, portanto, o LAE depende de modo determinante do voluntarismo e das contribuições de pessoas anônimas ou de empresas que queiram ajudar. E por saber da carência de recursos, e da luta diária, dos denodados componentes da Diretoria e dos funcionários para prover as necessidades dos idosos acolhidos, veio ao meu coração o desejo de igualmente ajudá-los, mediante a destinação dos recursos obtidos com as eventuais vendas dos livros para a instituição.
 
EVANGÉLICOS NA POLÍTICA
 
A participação dos evangélicos na política aumentou no últimos anos, no estado do Rio Grande do Norte também não é diferente, o segmento evangélico poderá ampliar sua presença no pleito eleitoral de 2020 nas principais cidades do RN. Em Natal, o nome do deputado estadual Coronel Azevedo,da Igreja Internacional da Graça de Deus, vem ganhando força para concorrer à prefeitura da capital nas eleições de 2020. Azevedo, vem se destacado no segmento com articulação do ex-vereador Adenúbio Melo. Na cidade de Mossoró, a prefeita Rosaba Ciarlini poderá ter um companheiro de chapa, saindo do segmento evangélico. Em Assu, o nome de Elieze Melo,  filho do pastor Alfredo Luiz de Melo, líder do campo eclesiástico do vale poderá surgir como a indicação do segmento religioso para compor a chapa majoritária do atual prefeito Gustavo Soares. Em Pau dos Ferros, o advogado e vereador Hugo Alexandre, presidente da Câmara Municipal poderá integrar os quadros do (PR), partido presidido no estado pelo deputado federal João Maia, a candidatura  a vice-prefeito do prefeito Leonardo Rego ganha força no município localizado no Oeste potiguar.
 
O LIVRO DE CEFAS
 
Aconteceu na noite da última terça-feira, 17 de outubro, no Bardallos, no Centro de Natal, o concorrido lançamento do novo livro do escritor e jornalista Cefas Carvalho, editor de o Portal Potiguar Notícias; “Noite passada sonhei que alguém me amava” é o título da obra, que compila 28 contos. Trata-se de oitavo livro de Cefas e pode ser adquirido em equipamentos culturais da cidade ou diretamente com o autor. Um belo trabalho.
 
SUSPENSÃO DE MP
 
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes decidiu suspender a Medida Provisória (MP) 896, editada pelo presidente Jair Bolsonaro, que facultou o governo federal, estados e municípios de publicarem editais de licitações, leilões e concursos em jornais de grande circulação. Com a medida, as publicações poderiam ser feitas no site dos órgãos na internet, evitando gastos para a máquina pública. A decisão liminar do ministro foi tomada em ação protocolada pela Rede e pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e suspendeu os efeitos da medida provisória até o julgamento
definitivo do caso pelo plenário da Corte. Para Mendes, o texto da MP não preenche o requisito legal de urgência e poderia prejudicar a transparência na divulgação de licitações.
 
NOMEAÇÃO DE AGENTES
 
Novas medidas para a reestruturação do sistema penitenciário do Estado foram tomadas sexta-feira, 18 de outubro passado, pelo Governo do Estado. Em solenidade na Escola de Governo, em Natal, a governadora Fátima Bezerra assinou ato de nomeação de 56 novos agentes penitenciários concursados e fez a entrega de 900 pistolas, 70 fuzis, 72 espingardas, 200 cadeados e 950 algemas no valor de R$ 3,8 milhões. A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) também concluiu o processo para compra de 840 coletes balísticos nível II ao custo de R$ 484 mil, que estarão disponíveis em breve. Os armamentos foram adquiridos através de convênio firmado com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN).
 
RECUPERAÇÃO DA RN-404
 
Por meio de um requerimento apresentado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte pelo deputado estadual George Soares (PL), o Governo do Estado recuperou o trecho da RN 404, que liga as cidades de Porto do Mangue, Carnaubais e Areia Branca. O pleito do parlamentar foi atendido, devido a necessidade de se melhorar o tráfego de veículos em uma região turística do interior do RN. “Agradecemos ao governo em atender ao nosso requerimento e quem ganha com isso é a nossa população que poderá trafegar em uma estrada mais segura entre essas cidades,” justificou o parlamentar.
 
AMADORISMO NA POLÍTICA
 
O ex-presidente da República, Jânio Quadros, quando era prefeito de São Paulo (SP) em 1988 e começou articular sua sucessão. Pediu para o deputado estadual Gastone Right (PTB) promover um encontro com o dono e apresentador do SBT, Sílvio Santos, através de um almoço, na casa de Right. Jânio quis saber como Sílvio planejava falar com os vereadores. Sílvio respondeu laconicamente: “É simples”. Os vereadores foram eleitos pelo povo, e como vou mandar projetos de interesse do povo, eles aprovarão tudo. Vai ser tranquilo”. Jânio apenas respondeu: “Gastone, meu bem, seria bom mandar servir o almoço...” E não falou mais do assunto.
 
HOMENAGEM AOS MÉDICOS
 
Uma noite de homenagens ocorreu quinta-feira, 17 deste mês, pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CREMERN), para entrega da Comenda “Professor Onofre Lopes da Silva”, primeiro reitor da Universidade Federal (UFRN), além da Comenda “Amigo da Medicina”. Os médicos Maria do Carmo Lopes de Melo; Ana Maria de Oliveira Ramos, Júlio Cesar Cavalcanti da Rocha e Jeancarlo Fernandes Cavalcante receberam a Comenda Professor Onofre Lopes da Silva destinada aos médicos que, por atuação relevante na medicina potiguar, foram escolhidos pela comissão criada através da portaria do CREMERN 138/2019. Outro destaque, foi a entrega da Comenda “Amigo da Medicina”, destinada ao Juiz Federal Orlan Donato Rocha.
 
MAGALHÃES PINTO
 
Dizia assim: “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”. Toda essa sabedoria foi atribuída por Magalhães Pinto, grande meteorologista da política. Mineiro de nascimento e vocação. Banqueiro e político: deputado federal, senador, governador e ministro de estado. Sabia voar pelos céus da política, driblando com leveza essas nuvens todas, incluindo as chuvas. A frase continua estampada, diariamente, nos céus da política brasileira.
 
ASSALTO NO AEROPORTO
 
Mais um assalto no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).
Três homens roubaram uma empresa de transporte de valores Viracopos no terminal de cargas. O aeroporto ficou fechado para pousos e decolagens das 10h às 10h20. As lojas também foram fechadas Houve troca de tiros, e dois vigilantes foram baleados, um na orelha e outro na perna. Na fuga, os criminosos interditaram a Rodovia Santos Dumont (SP-075) nos dois sentidos com três caminhões incendiados. Parte de uma carga de dinheiro foi levada mas a quantia não foi informada. Não há informações sobre suspeitos presos. Os criminosos interceptaram, no pátio interno do terminal de cargas, um contêiner que carregava uma grande quantidade de dinheiro e iria ser embarcado em um avião da transportadora UPS. Para chegar até lá, os bandidos usaram carros clonados e um deles tinha inscrições da Aeronáutica.
 
OITO ANOS DE PRISÃO
 
Sabe o sargento da Aeronáutica que foi flagrado com 37 quilos de cocaína em um avião da Presidência da República, na cidade espanhola de Sevilha? A Promotoria da Espanha pediu oito anos de prisão ao brasileiro Manoel Silva Rodrigues. O militar foi preso durante parada no aeroporto de Sevilha em 25 de julho passado, em um dos aviões da comitiva que levava o presidente Jair Bolsonaro à reunião do G-20 na cidade japonesa de Osaka. Bolsonaro não estava no avião do militar e, segundo a Aeronáutica, a tripulação ficaria na cidade espanhola para dar apoio ao grupo que viajava com o presidente.
 
POUSO NA LUA
 
A NASA anunciou que o próximo pouso na Lua ocorrerá até 2024. Na tripulação estará, pelo menos, uma mulher. O primeiro pouso aconteceu há 50 anos, exatamente no dia 20 de julho de 1969. Na época, trabalhando no Instituto Nacional do Livro (INL), representação de Natal, passei à noite, ouvindo na saudosa Rádio Poti um programa produzido pelo colega jornalista e amigo, PauloTarcísio Albuquerque Cavalcanti, com uma hora de duração, narrado pelo saudoso radialista Ademir Ribeiro, enquanto a emissora potiguar entreva em cadeia com a ”Voz da América”, rádio estadunidense que fez a transmissão do feito desde a base de espacial Presidente Kennedy para todo o mundo.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...BR Notícias Yahoo - Para o país economizar 1 trilhão, bastaria cortar privilégios  do alto escalão dos três poderes, sem prejudicar o trabalhador com a reforma da Previdência. Ufa!;
 
...Professora Miriam Lemos de Farias – Pouco a pouco, vamos passando  nossas maiores riquezas...Que tristeza! Americanos assumem controle da distribuição de gasolina e diesel no Brasil;
 
....G-1 – Líder do PSL diz que Bolsonaro tentou comprar deputados com cargos para beneficiar o filho;
 
...TSE-  Google, Facebook, Twitter e WhatsApp vão aderir ao Programa de Enfrentamento à Desinformação do  Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e
 
... YAHOO! - Receita Federal envia cartas para contribuintes que precisam fazer retificação do Imposto de Renda; e
 
... TopBuzz - O ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, disse: “Mexer na aposentadoria de militar e taxar grandes fortunas é complicado no Brasil”.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).