Claudino Leite

08/10/2019 15h05
PARE E REFLITA...
 
“Não há um mal que perdure num coração em que Deus habita. Não há um vento que tire do lugar a quem Deus sustenta. Não há tempo capaz de apagar o que Deus escreve. Não há quem desfaça o que Deus determina. Não há que impeça o agir de Deus na sua vida” (Horácio Pedrosa).
 
A PUREZA DO EVANGELHO
 
Olá, meu caro leitor! Sim, o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo é puro; sua origem é divina e nele estão verdades inquestionáveis, porque ditas pelo Reto e Puro Senhor Jesus e seus apóstolos. Não torce nem distorce a verdade e a justiça, ao tempo em que faz arguta menção da sublime e inigualável justiça de Deus, o Reto e Justo Juiz que decidiu justificar o injusto sem cometer injustiça. É um mistério inexplicável, porém, revelado aos filhos da luz, nos precisos termos da Palavra. Leia com interesse o texto seguinte e verá: “Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa; porque, se, pela ofensa de um, morreram muitos, muito mais a graça de Deus e o dom pela graça que é de um só home m, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou; porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação. Porque, se, pela ofensa de um só,abundância da graça e do dom da justiça reinarão em vida por um só Jesus Cristo” (Romanos 5.15-17).  Jesus deu o mote para entendê-lo, dizendo: “A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, pela doutrina, conhecerá se ela é de Deus ou se eu falo de mim mesmo” (João 7.16-17). A palavra por si só esclarece; nela Jesus pôs o espírito e a vida: “O espírito é o que vivifica, [...]; as palavras que eu vos disse são espírito e vida” (João 6.63). Ocorrem distorções, como bem o diz a Escritura: “Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa mente; uns por amor, [...] outros, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, [...]” (Filipenses 1.15-17). Precisa haver uma filtragem: “Crê como diz a Escritura”. “Porque os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e alumia os olhos” (Salmo 19.8). A culpa de quem o distorce, recairá sobre aqueles que o adulteram. Sim! Porque o Evangelho de Cristo “é o poder de Deus para a salvação de todo o que crê” (Romanos 1.16). Creia e será salvo. Creia se quiser. Aceite se puder. Por ém, a palavra de Deus é irretorquível.
 
A MARCHA PARA JESUS
 
Objetivando, levar às ruas uma mensagem de amor, paz, comunhão e esperança. Em 2019, a 18ª edição da Marcha pra Jesus foi realizada em Natal, sábado, 5 de outubro último, reunindo cerca de 50 mil pessoas, segundo os protagonistas, sem distinção de classe, raça, idade ou cor. Constatou-se, um momento de pura de fé, democracia e união. A maioria dos participantes de diversas igrejas cristãs arrecadaram brinquedos para serem doados às instituições sociais do município, no dia 12 de outubro – O Dia da Criança. Na Av Alberto Silva, ao lado do Shopping Midway Mall foi o ponto de concentraç ão da Marcha para Jesus, que teve um trajeto de dois quilômetros, com apresentações culturais, trios elétricos, muito louvor, adoração e momentos de oração iniciado às 14 horas, encerrando com um super show na altura do Estádio de Futebol Arena das Dunas a partir das 18 horas, localizado à margem direita da BR-101, sentido de Parnamirim.
 
LOUVORES E ADORAÇÃO
 
Os nomes nacionais, tais como: Régis Danese (BH), David Quinlan (Irlanda, mas radicado no Brasil), Banda Som e Louvor (CE) e Preto no Branco (SP), além de nomes locais como Thabata Medeiros, Mikeias Cruz, Ministério Vambora e Deep Worship (Adoração Profunda) animaram o evento religioso.
 
PREOCUPAÇÃO DOS EVANGÉLICOS
 
Nos Estados Unidos, os evangélicos se preocupam mais com saúde e economia do que liberdade religiosa e aborto, aponta pesquisa feita pela a empresa LifeWay Research, explorando as opiniões dos evangélicos americanos sobre política, civilidade social, consumo de mídia e seu envolvimento com aqueles que têm ideias políticas opostas.
 
CRÍTICA À MAGISTRADA
 
O  pastor evangélico licenciado e deputado federal, Silas Câmara (PRB-AC), líder da bancada evangélica no Congresso Nacional, saiu em defesa da ministra Damares Alves, atacada pela juíza do trabalho Elinay Melo, que chamou igrejas de “desgraça”. Em entrevista à Agência Pública, a juíza, Elinay Melo, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, atacou a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, taxando às igrejas como uma “desgraça”. A magistrada falou sobre casos de exploração sexual infantil em Maraj&oacut e;, em Belém do Pará, criticando o esforço e trabalho da ministra Damares, para resolver a problemática. “Em Marajó se vê uma ausência total do Estado, se Damares botar uma igreja evangélica em cada lugar, vai dar uma desgraça”, declarou Elinay. Em seu discurso na Câmara dos Deputado, Silas Câmara, criticou a juíza, ressaltando o trabalho que a ministra vem realizando frente à pasta da Mulher, Família e Direitos Humanos, repudiando os comentários da magistrada.
 
ESSÊNCIA DO EVANGELHO
 
Grande parte da igreja perdeu a essência do Evangelho para vender uma imagem de relevância à sociedade, segundo o pastor americano e autor John Burton. “Para atender às exigências da relevância, grande parte da igreja colocou uma roupa em Jesus, o envolveu com um laço e o desfilou pela passarela da moda, na esperança de que as pessoas gostassem do Seu estilo, achassem Ele atraente e assinassem a linha pontilhada da salvação”, disse Burton ao site Carisma News. Embora o propósito final da relevância seja atrair o maior número de pessoas para aceitar Jesus, Burton acredita que os bancos estão sendo lotados de “cristãos mornos”. “Infelizmente, esse método de evangelismo  resultou em milhões de pessoas seguindo a Jesus sem uma condição de salvação. Há muitos “jovens ricos” por aí que foram recebidos de braços abertos pelos pregadores de hoje, mas que não entregaram tudo”, observa o pastor. Burton, também acredita que, como fruto de um “entretenimento mundano e espiritualizado”, parte da cultura cristã não tem problemas com a música secular.
 
HONORIS CAUSA
 
Na comemoração de 51 anos de fundação da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), a governadora e chanceler da instituição, professora Fátima Bezerra, foi escolhida para receber o titulo de Doutora Honoris Causa. A honraria foi entregue pelos reitores Pedro Fernandes (UERN), Wyllys Farkatt Tabosa (IFRN) e José de Arimateia (UFERSA) e pela vice-reitora Fátima Raquel (UERN). Emocionada, Fátima disse que esse era o título que mais tinha orgulho em receber.
 
BEM-VINDA PRIMAVERA
 
É a estação das flores. Por isso, a poetisa brasileira da cidade de Macaíba (RN), de geração romântica, Auta de Souza se expressou:” Quando começa a raiar o dia cheio de amor, eu gosto de contemplar o coração de uma flor, desmaiada e tremulante, prendendo triste no galho, tendo pistilo brilhante embalsamado de orvalho, a rosa me parece, assim tão casta e sem véu, um anjo rezando a prece um’alma voando ao Céu. Do jasmim puro e mimoso, a corola embranquecida, é como um selo formoso de criança adormecida. Esqueço-me, então das horas a contemplar estas flores, as violetas, auroras, saudades, lindos amores”.
 
FILIAÇÃO PARTIDÁRIA
 
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), por meio da Secretaria Judiciária Eleitoral, promoveu segunda-feira, 07 de outubro, a apresentação do novo Sistema de Filiação Partidária (FILIA). O evento aconteceu  na Sala VIP do TRE, localizada no térreo do edifício-sede, na Av. Rui Barbosa, 215 – Tirol, visando detalhar as principais mudanças trazidas pela Resolução TSE n°. 23.596, de 20 de agosto de 2019, que institui o FILIA e disciplina o encaminhamento de dados pelos partidos políticos à Justiça Eleitoral, oportunidade em que o funcionamento será detalhado e as eventuais dúvidas, opor tunamente sanadas.
 
PRÉ-CANDIDATO
 
O cantor sacro da Assembleia de Deus em Natal, médico Isac Mário, primeiro suplente de vereador pelo PHS, diz: “Me de uma carona no seu espaço deste bravo Portal de Notícias do PN para avisar que vários amigos, colegas de profissão, correligionários, além da irmandade cristã estão me convocando pra mim  candidatar à uma cobiçada cadeira na Câmara Municipal de Natal nas eleições do próximo ano. Porém, ainda estou amadurecendo a ideia.
                                                             
A bancada federal do Rio Grande do Norte esteve reunida com a governadora Fátima Bezerra garantindo apoio às demandas do estado, entre elas, as votações da divisão dos recursos da cessão onerosa e o Programa de Equilíbrio Fiscal (PEF). Promulgada pelo Congresso Nacional em setembro, a emenda que determina o compartilhamento dos recursos do leilão da cessão onerosa com estados e municípios ainda necessita de uma regulamentação dos critérios de divisão . A Proposta de Emenda à Constituição 152/2019, já aprovada pelo Senado, prevê 15% dos recursos para os Estados e 15% para municípios e que os fundos de participação dos estados e municípios sejam balizadores da quantia que cada ente irá receber. A proposta aguarda aprovação da Câmara dos Deputados.
 
FUMACÊ EM ASSU
 
O deputado estadual George Soares (PL) apresentou requerimento, recentemente, ao secretário de Saúde  Pública do Estado, Cipriano Maia, reivindicando de maneira emergencial a destinação de um carro Fumacê para Assu. O secretário atendeu o pleito do parlamentar e enviou três carros para combater o mosquito da dengue na Capital do Vale e ainda uma equipe com dez profissionais para se somarem aos agentes de endemias da prefeitura, que está dando grande apoio nessa ação de eliminação dessa praga que tem atingido a cidade.
 
VAGAS NO IBGE
 
O edital de abertura do processo seletivo simplificado da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi lançado no Diário Oficial da União (DOU), de quarta-feira 25 de setembro passado. Os aprovados vão atuar no Censo Demográfico 2020. São 2.658 vagas, sendo 1.343 para cordenador censitário subárea, com retribuiçção mensal de 3.600; e 1.315 vagas para agente censitário operacional, que recebe R$ 1.700. A previsão de duração dos contratos temporários é de até 12 meses, podendo ser prorrogado. Os interessados em participar deverão acessar o site da Funda&cc edil;ão Getúlio Vargas (FGV).
https:///fgvprojetos.fgv.br concursos ibgepss20919
A taxa de inscrição custa R$ 58 para coordenadores e R$ 42,50 para agentes.
 
EMPREGOS TEMPORÁRIOS
 
Os setores do varejo e serviço abrirão mais de 3 mil vagas temporárias no Rio Grande do Norte este ano. Dados divulgados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL Natal) apontam que o comércio vai contratar funcionários temporários de olho nas vendas de fim de ano. De acordo com o presidente da CDL Natal, Augusto Vaz, somente na capital do estado serão 1.750 novas contratações. Incluindo as vagas totais do Rio Grande do Norte, serão ofertadas 3.100, segundo os lojistas. “Falar de novas contrataç ões é muito bom, são novas oportunidades para trabalhadores, empresários e consumidores. O fim do ano é visto por nós, lojistas, como um momento de grandes oportunidades e de fecharmos 2019 de forma positiva”, afirmou o empresário.
 
REAJUSTE DE 3%
 
A Seção de Dissídios Coletivos do Tribunal Superior do Trabalho decidiu, que os Correios e Telégrafos devem conceder reajuste de 3% nos salários e benefícios dos funcionários da estatal. A questão foi decidida durante o julgamento da greve realizada no mês passado. Os ministros, também decidiram que os dias de paralisação serão descontados em três parcelas na folha de pagamento e que as cláusulas do acordo coletivo anterior serão mantidas. Também foi determinada a exclusão dos pais dos funcionários do plano de saúde, com a exceção de quem estiver em tratamento médico cont ínuo
 
IVAN LIRA, O IMORTAL
 
Em uma das mais movimentas eleições dos últimos anos, Academia-norte-rio-grandense de Letras (ANL), elegeu terça-feira, 1º de outubro, o escritor Ivan Lira de Carvalho, para ocupar a cadeira 34, que tem como patrono José da Penha e foi ocupada por Alvarmar Furtado e Lenine Pinto. O novo imortal obteve 30 votos. Em segundo lugar ficou o teatrólogo Racine Santos com seis votos, e em terceiro a escritora Nailde Gouveia não foi votada. Entre os livros que Ivan lira escreveu destaque para “De Longe e de Perto”, “Dignidade como Patrimônio” e “Brevidades”.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...G1 – Ministério da Educação (MEC) libera parte de verba bloqueada para universidades e institutos federais;
 
...Correio Brasiliense – Congresso Nacional mant&eac ute;m veto de Bolsonaro a prazo para medidas cautelares no Supremo Tribunal Federal (STF);
 
...Agora RN - Quem gosta dos produtos da Natura e costuma fazer encomendar via catálogos, agora vai poder comprar direto na loja. Em plena crise com lojas fechando as portas, a Natura inaugura uma loja no Midway Mall. No Nordeste a Natura abriu lojas em Salvador, Fortaleza e Recife;
 
...BG - Exportações de frutas do Rio Grande do Norte crescem 61% em 2019. O estado norte-rio-grandense assume liderança no país; e
 
...O DIA - Pesquisadores nos Estados Unidos afirmam que danos nos pulmões de pessoas que sofrem de uma doença respiratória, possivelmente relacionada a cigarros eletrônicos, parecem aqueles provocados pela inalação de substâncias químicas tóxicas

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).