Cefas Carvalho

07/09/2019 09h35
 
INDEPENDÊNCIA? A LUTA É POR DEMOCRACIA
 
 
Já se foram os tempos em que no Dia da Independência, 7 de Setembro, podíamos fazer analogias da data com a independência pessoal/emocional (como nas músicas do Capital Inicial e "Ibdependence day", de Bruce Springsteen) ou refletir sobre uma independência feita à base de uma gambiarra por um príncipe português com apoio de uma rainha austríaca esquecida pela História.
 
Hoje, a luta ou celebração não é por Independência, mas, por Democracia. Uma Democracia frágil, de Capitanias hereditárias a uma Ditadura Militar passando por uma realeza cheia de contradições, ainda engatinhava. Agora, parece diariamente ameaçada. Por um Governo Federal, governadores e prefeitos que a detestam. Por um presidente da República que em diversas entrevistas ao longo de três décadas tripudia das instituições democráticas e exalta, sem nuances e meios termos, a Ditadura e a Tortura.
 
Repetindo: A luta hoje, 7 de setembro, é por Democracia. Falar em independência sob um Governo que se porta de maneira sabuja e subserviente aos EUA ganha ares de auto-deboche e de farsa.
 
Esqueçamos os desfiles, as festas, as pompas e circunstâncias, os badulaques, o pseudo-civismo. O dia é de reflexão e também de protesto. Enquanto ainda nos é permitido refletir e protestar.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).