Educação ambiental como práxis entre ecossistemas e culturas planetárias
Por Andrezza Tavares
A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação que se propõe a atingir todos os cidadãos através de um processo pedagógico participativo e permanente. O princípio da educação ambiental tem por objetivo estimular espaços formativos que se destinem a desenvolver pessoas para a consciência crítica sobre a problemática ambiental, para a percepção da gênese e da evolução ambiental, bem como para a sensibilidade sobre a preservação da vida e das expressões culturais no planeta.
O relacionamento da humanidade com a natureza a princípio tinha um mínimo de interferência nos ecossistemas. Hoje, porém, tem culminado numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais, sendo comum a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats faunísticos, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente.
Diante desse contexto, é clara a necessidade de transformação do comportamento humano em relação à natureza. É preciso que diferentes instituições e movimentos se unam na promoção do desenvolvimento sustentável enquanto processo que assegure a gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo, atender as necessidades das gerações atuais.
A qualidade de vida no planeta está associada a reunião de esforços interdisciplinares para a compatibilização de práticas conservacionistas do planeta terra. O cuidado com a questão dos dejetos fisiológicos humanos é uma dessas problemáticas, mas certamente, o pensamentos sobre o desmatamento e a dominação capitalista industrial devem ocupar maior centralidade nos espaços de educação ambiental que se destinam a colaborar com a preservação do planeta.
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