Ananda Carvalho

08/08/2019 01h32
 
Mês da visibilidade lésbica
 
Agosto é um mês muito importante para militância lésbica no Brasil, já que dia 29 é o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica.
 
A data foi criada no primeiro Seminário Nacional de Lésbicas, em 1996. Um momento bom para trazer mais discussões sobre o assunto, já que mesmo em pleno 2019 o preconceito, sexualização e violência contra essa parte da comunidade LGBT continua assustadora. 
 
Dados coletados em redes sociais, sites, e outros veículos de mídias alertam ainda mais para essa violência (principalmente se pensarmos que esses dados nunca chegam realmente a números reais), como o fato de que entre 2014 e 2017 pelo menos 126 lésbicas foram mortas no Brasil, acorrendo um aumento de mais de 237% em 2017 em relação a 2014.
 
Sabendo que o número deve ser ainda maior do que os dados apontam, é realmente assustador.
 
Mas para quem tem vontade ver sobre sem ser apenas em matérias e textos fica aqui dicas de alguns filmes que falam sobre, desde comédias românticas (que por sinal é muito difícil achar uma comédia romântica com tudo que a gente ama em uma, com um casal do meio LGBT, mas exitem), os que tratam de questões mais jurídicas, etc. 
 
"Imagine eu e você", filme muito fofo, ótimo para comer um brigadeiro e fingir que não está se emocionando; "Amor por direito", filme muito bom, mostrando bastante das dificuldades de se ter a união homoafetiva, e os direitos legais de todo casal; "Carol", marcou bastante presença no Oscar de 2016, filme extremamente lindo, mostrando o delicado romance entre Carol e Therese em plenos anos 50; "Guerra dos sexos" foca bastante na luta por igualdade, salarial inclusive, e sobre o preconceito a mulheres no mundo dos esportes, sem deixar de falar bastante sobre sexualidade, focando na partida entre a tenista Billie Jean King e o tenista Bobby Riggs; fica a dica de cada um focando em um assunto, mas o que não faltam são listas de ótimos filmes sobre, e mais do que nunca é bom ver sobre. Visibilidade importa muito mais do que a gente imagina.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).