Claudino Leite

09/07/2019 14h38
PARE E REFLITA
 
“Pesado foste na balança, e achado em falta”(Daniel 5:270). Estas palavras de advertência foram direcionadas ao rei da Babilônia Belsazar, por causa da sua desobediência ao Criador. Portanto, tenhamos cuidado com o juízo de Deus, visto que ele tarda, mas não falha.
 
“O meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como individuo, e nenhum seja  venerado” (Albert Einstein, físico alemão).
 
 
A VINDA DE CRISTO
 
Respeitante aquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão, exclusivamente, o Pai. Como ocorreu nos dias de Noé, assim também se dará por ocasião da chegada do Filho do homem. Porque nos dias que antecederam ao Dilúvio, o povo levava a vida comendo, bebendo, casando-se e oferecendo-se em matrimônio até o dia em que Nóe entrou na arca, e as pessoas nem notaram, até que chegou o Dilúvio e levou a todos, Dessa maneira, acontecerá na vinda do Filho do homem. Dois estarão na lavoura: um será arrebatado, mas o outro será deixado, Duas mulheres estarão t rabalhando num moinho: uma será arrebatada, a outra ficará pra trás. Por isso, vigiai, porquanto não sabeis em que dia virá o Senhor. No entanto, entende isto: se o proprietário de uma casa soubesse a que hora viria o ladrão, colocaria um sentinela e não permitiria que a sua residência fosse violada. Portanto, ficai vós em alerta; pois o Folho do homem virá no momento em que menos esperais (Mateus 24:36-44).
 
LUTO NO JORNALISMO 
 
Faleceu, terça-feira, 3 de julho, aos 99 anos de idade, o jornalista Raimundo Ubirajara Macêdo, conhecido, popularmente como Bira, vítima de pneumonia. Conheci o decano Mestre da Notícia, por meio do mano Saulo, advogado e também jornalista, quando ele trabalhava nos Correios e Telégrafos, no bairro da velha Ribeira, nos anos 75/80. Bira foi um dos fundadores da Cooperativa dos Jornalistas do Rio Grande do Norte, embrião para a criação do sindicato d da categoria. Além de jornalista do extinto matutino Diário de Natal, onde trabalhou por vários anos, ele foi repórter esportivo da Rádio Nordeste Evang& eacute;lica AM, exercendo a profissão com responsabilidade e presteza, sempre primando pela transparência e a ética. Admirava Bira pela sua luta incessante em favor das causas sociais e contra a ditadura militar, nos anos 68/69, chegando a ser preso naqueles tempos dos anos de chumbo e de torturas covardes e inconcebíveis. O Brasil perde um grande jornalista de moral ilibada. Eu perco um grande colega e amigo. Descanse em paz, Bira. O sepultamento ocorreu no Cemitério Morada da Paz, em Emaús. Meus pêsames à família enlutada.
 
PÉROLAS DE ENTARDECER
 
É preciso ter cuidado para não nos deixarmos invadir pelas trevas, chorando nossas mazelas, nossos medos, nossa solidão. Lutemos por um mundo melhor, na contramão dos que optam pela via da negação; nada veem, nada sentem e, anestesiados pelas drogas legais e ilegais, e pelas distrações – como as redes  sociais e o consumismo – 
tornando-se insensíveis, distantes e omissos, alienados e cínicos.
 
CAFÉ DA ORAÇÃO
 
Uma tradição de décadas nos Estados Unidos - o Dia Nacional de Oração recebe, anualmente, o presidente americano, independentemente do partido político – para uma manhã de oração e confraternização junto a líderes religiosos. Agora, o evento está sendo esboçado por lideranças evangélicas e empresariais para ser realizado no Brasil. Afinal, nunca orar mais mal, especialmente, nesse mundo turbulento e ardente em chamas.
 
BODAS DE RUBI                      
 
No último sábado, 6 de julho o casal Tarcizo Medeiros da Silva e Iracema Costa e Silva, pais da amiga e colega jornalista Tarcyla Costa, comemoraram com a família e amigos de  longas datas, suas Bodas de Rubi. O rubi é uma das pedras preciosas e resistentes do mundo. Por isso foi escolhida para dar o nome as boas de 45 anos de casamento, representando uma união duradoura.
 
ANIVERSÁRIO DA ADPAZ
 
A Igreja Evangélica Assembleia de Deus Paz e Vida (ADPAZ) de Natal, liderada pelo pastor Eliseu Moreira Silva, festejou nos dias 6 e 7 de julho, respectivamente, sete anos de fundação. Cerca de seis mil pessoas lotaram o Centro de Convenções de Natal, para celebrar a data, tendo as presenças dos pastores Jecé Góis, de Fortaleza (CE) e Samuel Câmara de Belém do Pará.
 
TRENS URBANOS
 
Desde segunda-feira, primeiro de julho entrou em circulação cinco novas viagens dos três urbanos de Natal, medida iniciada no dia 24 de junho, pela
Superintendência de Trens Urbanos da cidade. O propósito é expandir e melhorar o sistema sobre os trilhos do Rio Grande do Norte para suprir a crescente demanda da população. O serviço atende cerca de 13 mil pessoas por dia interligando quatro municípios Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim e Extremoz.
 
REFORMATRABALHISTA
 
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 5ª Região declarou a inconstitucionalidade de dois parágrafos da Reforma Trabalhista (Lei nº 13.467, de 2017, art. 844, §§ 2º e 3º), que obrigam o trabalhador que faltar à audiência inicial do processo a pagar custas, mesmo sendo beneficiário da justiça gratuita, e ainda estabelecem como pré-requisito para ajuizar uma nova demanda o cumprimento da obrigação. A maioria dos desembargadores do Órgão Especial entendeu que esses dispositivos contrariam os incisos XXXV e LXXIV do art. 5º da Constituiçã o Federal, os quais dizem que “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito”, e “o Estado prestará assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovarem insuficiência de recursos”.
 
DOAÇÕES PARA SEGURANÇA
 
O secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, Coronel Francisco Araújo, participou de uma solenidade a semana passada  em Brasília (DF), recebendo doações do Governo Federal. O Estado foi contemplado com três pick ups e dois micro-ônibus, 36 armas, 20.273 munições letais e 3.536 não letais, além de equipamentos tecnológicos e de proteção pessoal.
 
ACESSO GRATUITO
 
O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) já está emitindo o cartão que dá acesso gratuito às vagas de estacionamento em estabelecimentos públicos e privados em todo o Estado. Atendendo a Lei Estadual nº 9.320, que dispõe sobre a concessão de cartão especial de estacionamento para idosos e pessoas com deficiência (PcD). O cartão é de uso pessoal e intransferível. Para ter acesso ao benefício, é necessário possuir CNH válida e veículo em nome do beneficiado. Para os casos de pessoas com deficiên cia menores de idade, é necessário nomear um responsável.
 
SOLIDARIEDADE
 
Solidarizo-me com os amigos médicos: Zélio Manoel, Zenildo Batista, ex-prefeito de Carnaubais, além do seu mano Zédequias Batista, pelo falecimento de sua inesquecível mãe, Eliza Batista Lessa, 97 anos, membro da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Natal, ocorrido na madrugada de quarta-feira, 3 de julho passado. Que Deus dê o conforto à família enlutada.
 
BASEADOS NA FÉ
 
A guinada conservadora do Itamarati na Organização das Nações Unidas (ONU) ganhou novo capítulo com o governo Bolsonaro, instituindo para a inclusão do reconhecimento de grupos religiosos numa resolução para eliminar todas formas de violência da mulher.
 
DIPLOMATAS BRASILEIROS
 
Receberam instruções para vetar textos dos documentos a serem votados na ONU uma série de termos. O mais polêmico deles foi “gênero”, amplamente usado em resoluções nos últimos 25 anos. No jargão usado é “grupos baseados na  fé”.
 
PEDROZA VOLTA À RÁDIO
 
Meu amigo, jornalista Ciro Pedroza e irmão na  fé desde os tempos de 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Natal, nos anos 90, deverá ocupar o espaço das 7 às 8 horas da manhã na 95 FM. Ciro tem especialização em radio jornalismo, ultimamente passou pela 94 FM e vai assumir o jornalismo de opinião no primeiro horário da emissora. Uma voz feminina integrará também a bancada. Ciro entende bem do mèetier.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...A governadora Fátima Bezerra em entrevista à imprensa local ressalta que foi reduzido o índice de violência no Estado, acrescentando que o seu governo não vai atrasar salários;
 
...Natal receberá 2019 voos extras no mês de julho, segundo a Inframérica, empresa que administra o aeroporto Aluísio Alves;
 
...IBGE – Divulga que o Censo 2020 será aplicado em 5,5 mil municípios brasileiros por 180 mil recenseadores; e
 
...Ao assumir à presidência o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP), Alexandre Lopes, anunciou que,  o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), deixará de ser aplicada por via impressa e passará ser feita por meio digital, no ano vindouro.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).