Claudino Leite

18/06/2019 13h07
ÀS OFENSAS DE OLAVO 
 
PARE E REFLITA ...
 
“O amor seja até que a morte nos separe ou seja eterno enquanto dure” (Vinícius de Moraes, poeta, jornalista e compositor brasileiro).
 
“Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios da ciência; ainda que eu tenha fé ao ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei” (Bíblia Sagrada, em 1º Coríntios 13:2).
 
A RIBEIRA DOS MEUS AMORES...
 
Aurora de domingo, sob o efeito da insônia me bateu uma “saudade” danada daquela Ribeira da minha terra Natal, da Companhia Força e Luz e do Saneamento, aonde eu costumava ir com meu inesquecível pai pagar as contas da luz e da água. Do Grande Hotel, que talvez, por influência do nome eu o achava enorme. Acredito que foi o mais importante da cidade no tempo da Segunda Guerra. Vivia cheio de gringos. Do Teatro Carlos Gomes, onde se realizavam as solenidades de colação de grau dos formandos da Universidade Federal (UFRN) , que naqueles tempos eram realmente um evento solene, sem assobios e serpentinas como atualmente em que tudo vira carnaval. Aff... Ribeira da Igreja do Bom Jesus onde casaram-se os noivos lordes da cidade. Ah! Que saudade, da Delegacia Fiscal, da Estação dos Trens, da rodoviária Presidente Kenned, do Bandern, da Faculdade de Direito, que formou grandes profissionais da lei, da Peixada Potengi, do Quarto e Quinto cartórios, respectivamente, do Ipase. Que saudade do Cais da Tavares de Lira, onde aos oito anos de idade,, nos feriados ia com papai pegar a lancha pra ir à praia da Redinha, descia os pequenos degraus das laterais, contemplando as águas turvas do Rio Potengi, agredido pela ecologia que eu imaginava ser o mar. Jamais me esqueci daquele lugar naquelas manhãs de sol escaldante. Naquelas proximidades, também existiu uma das Lojas Brasileiras 4400, onde a gente entrava e eu ficava de olhos regalados vendo as bolas de futebol e os brinquedos, mas não podia comprar. Essa loja pegou fogo durante uma noite, e foi a primeira vez que eu ouvi falar de um incêndio e nem sabia como imaginar. Ribeira, bairro que alagava com qualquer chuva, onde tinhas as Boates do Arpeje, Plaza, Ideal, Rosa de Ouro, que tinha boa clienté-la. Ribeira do antigo INPS superlotado, onde eu tratava dos dentes, dos ministérios do Trabalho e da Agricultura. Do moínho MOBRASA, e do Cais do Porto onde nós sempre íamos aos embarques e desembarques das viagens dos irmãos e amigos da Igreja Congregacional. Ribeira da Praça Augusto Severo onde eu costumava esperar o ônibus. Da rodoviária Presidente Kennedy. São muitas as lembranças daquele bairro, atualmente, relegado ao abandono pelos poderes públicos, porém que despertava com a chegada do dia e adormecia com a chegada da noite, quando todas as portas se fechavam e não se via mais viva alma pelas ruas mal iluminadas. E se alguém visse, era alma mesmo, do outro mundo! Ribeira, um bairro esquecido de ruas desertas, onde os prédios antigos, com as suas emperradas e encardidas portas das casas de comércio permanecem fechadas. Restaram ainda, antiga Rádio Cabugi (hoje Globo Natal), além da velha Tribuna  do Norte, dos veículos de comunicação do coração do ex-governador Aluísio Alves. Afinal, o tempo se foi, e ele deixou a saudade da velha Ribeira, os meus amores.
 
DOAÇÃO DE SANGUE
 
A Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), liderada pelo bispo Edir Macedo realiza, uma grande obra social no país. Uma campanha de doação de sangue neste mês de junho. Segundo o Ministério da Saúde, o número de casos de dengue aumentou 432% em relação ao mesmo período em 2018. Isso colaborou para que o estoque de sangue caísse drasticamente na maioria dos hemocentros do país, já que nos casos mais graves da doença, o paciente precisa de transfusão de plaquetas. Para socorrer os bancos de sangue do Brasil, o “Grupo da Saúde”, programa social mantido pela Universal do Reino de Deus, reunirá seis mil voluntários nas principais cidades para realizar doações de sangue durante até o final do mês. Mais informações podem ser obtidas nos templos da IURD, espelhadas por este Brasil afora.
 
BOLSONARO NOMEIA PASTOR
 
O pastor Milton Ribeiro, da Igreja Presbiteriana em Santos (SP), mestre em Direito foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro, para integrar a Comissão de Ética Pública da Presidência da República. O reverendo presbiteriano substitui o advogado Paulo Henrique Lucon tomou posse no dia 21 de maio, o qual fará parte do colegiado responsável por investigar ministros e servidores do governo. O mandato de Milton será de três anos, porém ele pode ser reconduzido pelo mesmo 
Os outros seis foram indicados pelo governo do ex-presidente Michel Temer. A Comissão de Ética foi criada em 1999, na gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso, sendo responsável pela apuração da conduta de integrantes da administração pública.
 
CIDADÃO MACAIBENSE 
 
A Câmara Municipal de Macaíba realizou quarta-feira, 13 de junho ultimo, 19 horas, uma sessão solene outorgando o título de “Cidadão Macaíbense” a diversas personalidades do Estado, dentre elas o doutor Richard Ribeiro Palmeira, profissional de saúde pelos relevantes serviços prestados ao município macaibense.
 
PAIS DOS COITADINHOS
 
É o titulo do livro do jornalista e publicitário Emil Farhat, editado pela editora Cia Nacional, em 1967. Nele, o escritor retrata impressionante libelo demonstra que o subdesenvolvimento se configura  desde aquela época no Brasil  um modelo que concilia estaticismo e sistema eleitoral com diversas ideias arquetípicas de bondade de pano de fundo das bondades eleitoreiras e dos déficits financeiros astronômicos.
 
PARABÉNS, FERNANDO!
 
O coro de parabéns foi cantado quinta-feira, 14 de junho último, para amigo, antigo vizinho do Tirol e assíduo leitor da coluna, Fernando Antônio Bezerra Cavalcanti, excelente crítico de cinema que amanheceu de idade nova. Parabéns, deste colunista!
 
SUSPENSÃO DE VOOS
 
Após a LATAM anunciar a abertura de 33 novos voos semanais para Fortaleza (CE) – e nenhum para o Rio Grande do Norte – surge a notícia de que a companhia aérea estuda a possibilidade de suspender o voo diário entre Natal e Brasília. A ideia é alterar pelo menos a frequência. A informação é do portal Agora Eu Voo, especializado em notícias aéreas.
 
GOVERNO DOS GENERAIS
 
O general Carlos Alberto dos Santos Cruz deixa ​o comando da Secretaria de Governo da Presidência da República. Desde que chegou ao Planalto, em janeiro, o ministro se envolveu em uma crise com os filhos do presidente, além de um embate com o guru de Bolsonaro, o escritor Olavo de Carvalho.O incômodo da cúpula militar do governo com Olavo de Carvalho cresceu à medida que se avolumaram os ataques do escritor reverenciado pelo presidente e pelo grupo ideológico que o cerca.
 
ÀS OFENSAS DE OLAVO
 
O ministro general reagiu às ofensas de Olavo aos militares que hoje trabalham no Palácio do Planalto, em especial o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB). “Eu nunca me interessei pelas ideias desse senhor Olavo de Carvalho”, disse Santos Cruz à Folha. Nem a forma nem o conteúdo agradam a ele”, afirmou. “Por suas últimas colocações na mídia, com linguajar chulo, com palavrões, inconsequente, o desequilíbrio fica evidente”, criticou o ministro, em março.
Integram ainda a ala militar do Planalto os generais Augusto Heleno, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o porta-voz, Otávio Rêgo Barros, e o chefe da Secretaria-Geral, Floriano Peixoto.
 
SIMULADORES
 
O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disse que o governo decidiu retirar a obrigatoriedade do uso de simuladores para a expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A medida foi aprovada durante a primeira reunião do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Além de acabar com a obrigatoriedade do uso de simulador, o órgão também diminuiu de 25 para 20 horas o número de aulas práticas para os aspirantes a habilitação da categoria B.
 
NOTA POTIGUAR
 
Por meio do aplicativo Nota Potiguar, compatível com sistemas Android e IOS, que pode ser baixado gratuitamente, a população do Estado exercerá um papel fiscalizador ao informar o CPF e exigir a nota fiscal, além de ajudar uma instituição filantrópica de sua escolha. Dessa forma, contribuirá evitando a evasão de divisa e coibir a sonegação. 
 
LIBERAÇÃO DO FGTS
 
No dia em que foi divulgada a retração de 0,2% da economia brasileira no primeiro trimestre de 2019, o ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou que o governo estuda liberar o saque de dinheiro dos trabalhadores no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Também com a intenção de dar estímulo à economia, medida semelhante foi tomada no governo anterior: em dezembro de 2016, o então presidente Michel Temer anunciou liberação para saque de contas inativas, o que totalizou R$ 44 bilhões.
 
GIRO PELO TWITTER...
 
...Prefeitura de Natal -O prefeito Álvaro Dias recebeu representantes de diversas igrejas evangélicas da capital potiguar e confirmou o apoio ao evento “Marcha para Jesus” que acontecerá no segundo semestre deste ano;
 
...UOL – Estados e municípios vão ficar fora do relatório de reforma da Previdência;
 
...Fundação Getúlio Vargas – procura por ensino superior à distância cresce em instituições públicas e privadas; 
 
...George Orwell – “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade. 
 
...  O jornalismo potiguar está de luto. Morre na sexta-feira, dia 25 de junho em Nata,l o jornalista Arlan Darlyson, meu ex-colega de trabalho do extinto "Correio da Tarde". O sepultamento ocorreu na cidade de São João do Sabugi, sua terra Natal. Descanse em paz companheiro.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).