Ananda Carvalho

14/02/2019 00h15
(E)feito Heroico 
 
Não é segredo pra ninguém que desde que começou a se fazer histórias de super-heróis é um mercado que cresce cada vez mais. Mas, nos últimos anos os filmes, principalmente dos estúdios Marvel (não que a DC não tenha causado um impacto grande também, mas querendo ou não, a Marvel vem dominando o mercado cinematográfico) vem causando um efeito impressionante.
 
Filmes considerados mais importantes, geralmente por reunir boa parte dos personagens, lotam as sessões de estreias semanas antes, param a internet com um trailer. As vezes só um teaser já é o suficiente pra criar teorias, discussões, pessoas achando cenas de outros filmes pra explicar algo do trailer. Desde que lançou a trilogia do Homem-Aranha em 2002, os filmes de super-herois voltaram a chamar bastante atenção, na verdade, mas fazer o universo cinematográfico compartilhado, fazendo referências de um filme em outro, pelo menos na minha opinião, foi algo que chamou muita atenção e acabou cativando mais ainda. 
 
Falando de uma experiência mais pessoal, eu lembro quando fui ver "Vingadores: Guerra Infinita", no dia da estreia, ingressos comprados com 2 semanas de antecedência, na pressa comprei até pro cinema errado, fui ver mais longe de casa do que era o plano. Só que o filme me deixou tão impactada que eu só me toquei depois que não passava ônibus pra minha casa ali. Mas valeu completamente a pena todo o estresse passado no dia, porque eu sai do cinema sem palavras.
 
Sabemos que quando você é muto fã de algo você se torna meio suspeito de falar, mas pra mim não tem como falar o filme não chocou, mesmo que você não tenha gostado muito, não era a toa que na fila do banheiro estava boa parte das pessoas com cara de perplexa e uma parte ainda secando as lágrimas. Eu lembro que depois de voltar ao normal, a única coisa que eu conseguia pensar era “eu não acredito que vou ter esperar um ano pra saber o que vai acontecer’’. E convenhamos um ano não é quase nada para uma sequência mas na hora me pareceu uma eternidade. 
 
Vemos muitas pessoas falando que não gostam de filme de herói por não ser “cinema de verdade”, o que é sem lógica, primeiro porque existem filmes realmente bons de heróis e reconhecidos, como por exemplo a trilogia Batman, de Christopher Nolan, principalmente "O cavaleiro das trevas", E mesmo os que não são tão reconhecidos pela crítica, se o objetivo principal é agradar o publico e lucrar, eles conseguiram e conseguem com louvor. Mesmo que muitos fãs mais antigos dos quadrinhos reclamem de algumas alterações, a maioria continua indo ver os filmes. Então como entretenimento está mais do que ótimo, pra quem reclama deles, o que mais tem no mundo é filme bom e clássico.
 
Mas sabemos que alguns núcleos vão começar a cansar daqui a pouco. Saiu a noticia essa semana que está começando a pré-produção do novo filme do Batman (outro!), e mesmo sendo meu herói preferido, já quase perdi a conta de quantos filmes foram feitos nas últimas décadas, e o Nolan fez um trabalho tão lindo com o personagem, pra tirarem a imagem da trilogia tão cedo. Obviamente eu critico mas se lançar eu, com certeza, assistirei nos cinemas, porque, nesse caso, a carne é fraca, e afinal para a gente poder falar mal, tem que saber do assunto. Mas talvez seja melhor dá pelo menos uma variada nos heróis utilizados, deixar o publico sentir um pouco de saudade do personagem e procurar os filmes que já existem. E as duas empresas são tão extensas de personagens de tramas, o que não falta é conteúdo. 
 
E finalizando com uma frase que eu adoro dita pelo Dr. Erik Selvig em Thor: O mundo sombrio “Não há nada mais reconfortante do que saber que o mundo é mais louco do que você”.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).