Claudino Leite

12/02/2019 14h10
PARE E REFLITA...
 
“É melhor ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque ali se vê o fim de todos os homens; e os vivos o apliquem ao seu coração” (Eclesiástes 7.2).
 
A PREVIDÊNCIA CHILENA 
 
Recebo na caixa dos meus e-mail o texto de autoria da jornalista e amiga Tarcyla Costa, minha ex-editora do  extinto jornal mossoroense o “Correio da Tarde”, sobre a “Previdência Chilena”, o qual compartilho com os meus admiráveis leitores: “A privatização da “Previdência Social Chilena” promovida pelo general Augusto Pinochet na década de 80 serviu tão somente para beneficiar as corporações privadas que “assaltaram “o sistema público de pensões e aposentadorias chilena, sob o pre texto de que era deficitário (até nisso os ladrões da grande mídia tupiniquins demonstraram a mais completa falta de criatividade) para substituí-lo por outro de capitalização administrativa pelo “mercado”. A “justificativa” era de que assim seria resolvido o problema fiscal e se abriram as portas do crescimento econômico. A conseqüência disso tem sido sentida nos últimos anos ao crescimento gradativo do número de suicídios entre idosos com mais de 70 anos. A razão?! Não conseguiram se manter com os parcos recursos que recebem, ou seja, não terem a mínina condição financeira para uma velhice digna. É isso que espera o Brasil”.
 
LUTO NA IMPRENSA
 
A morte do jornalista Ricardo Boechat,  66 anos, ocorrida durante a queda de um helicóptero na Rodovia Anhanguera em São Paulo, quando retornava de uma palestra em Campinas, na segunda-feira, dia 11 deste mês, deixou à imprensa brasileira enlutada. Perde à imprensa nacional mais um de seus talentos.
 
RECEITA FEDERAL INVESTIGA IGREJAS
 
A Receita Federal começou investigar a situação cadastral das igrejas brasileiras e inativando o CNPJ de diversas denominações que encontram-se em situação de irregularidade junto ao órgão. Os motivos: a falta do cumprimento de obrigações anuais é o mais recorrente. Igrejas, O NGs, centros espíritas e outros templos religiosos, todos sem fins lucrativos, que estejam com irregularidades decorrentes da falta de entrega de documentos, como DCTF, ECF, RAIS, GFIP e outras obrigações, estão tendo seus CNPJs classificados como inaptos pela Receita Federal. Segundo informações do Portal Administradores, estima-se que até 3,4 milhões de inscrições no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), “dentre elas, milhares de igrejas, sejam declaradas inaptas até maio de 2019”. “Para evitar a declaração de inaptidão de sua inscrição, a Igreja deve regularizar suas escriturações e declarações dos últimos cinco anos”.
 
EVANGÉLICOS INSATISFEITOS
 
O discurso independente e a desenvoltura do vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) desgastaram a relação do Palácio do Planalto com o setor evangélico, considerado fundamental na eleição do presidente Jair Bolsonaro. Nos últimos dias, líderes de igrejas que durante a campanha apoiaram explicitamente o candidato do PSL e representantes do segmento no Congresso expuseram a insatisfação com o vice, principalmente após ele se manifestar contra a transferência da embaixada brasileira em Israel para Jerusalém. As lideranças religiosas e parlamentares da bancada evangélica pretendem pressionar o presidente para que ele desautorize publicamente o vice – Bolsonaro permanece internado em São Paulo se recuperando da cirurgia para a reconstrução do trânsito intestinal.
 
POLÍTICA DE ESTADO
 
A governadora Fátima Bezerra sancionou a lei que institui política de estado para consolidar ambiente favorável e simplificado ao desenvolvimento de pequenos negócios. A Lei foi publicada na edição de terça-feira (5) do Diário Oficial do Estado. A nova legislação prevê a criação do Comitê Estadual de Investimentos e Negócios de Impacto Social e o Plano de Incentivo Tributário e de Infraestrutura. O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae- RN, Marcelo Fernandes de Queiroz, destaca a importância da nova legislação: “É iniciativa que merece aplauso, pois tende a estimular o desenvolvimento dos micro e pequenos negócios, além de promover debate cada vez mais aprofundado sobre o papel deles no fomento ao desenvolvimento não apenas econômico, mas social do nosso Estado". Tipos de empreendimentos que podem desenvolver negócios de impacto social: • Sociedades com fins econômicos/empresas • Cooperativas • Organizações da Sociedade Civil (OSC) • Associações com informações da ASN-RN.
 
ANTICORRUPÇÃO
 
O papa Francisco sancionou o novo estatuto do Gabinete do Revisor-Geral das Contas do Vaticano, elevando o órgão ao status de “autoridade anticorrupção”. Além disso, o líder da Igreja Católica aumentou os poderes da autarquia. O estatuto anterior dizia que o gabinete poderia “pedir aos entes e às administrações qualquer informação e documentação de natureza financeira ou administrativa relevante”. Ess a redação, no entanto, abria a possibilidade de os dicastérios vaticanos negarem as solicitações. Já o novo texto afirma que o revisor-geral “pede e obtém” os documentos requeridos. O órgão também é obrigado a informar as autoridades econômicas e judiciárias sobre eventuais crimes descobertos em suas inspeções.
 
CONCURSO PÚBLICO
 
A Secretaria de Administração e Recursos Humanos do Rio Grande do Norte publicou a reformulação de quatro comissões de concursos públicos para preenchimento de vagas para praças na Polícia Militar, Polícia Civil, Fundase, além de cargos de pilotos de aeronaves. As portarias foram divulgadas na edição do Diário Oficial do Estado deste sábado (9). “Estamos dando prosseguimento a esses processos em obediência a decisões judiciais que determinaram os concursos. A comissão é quem vai definir a banca, as regras e os prazos”, explicou à secretária Virgínia Ferreira, à imprensa local.
 
PROJETO DA BÍBLIA
 
Anote: O Jornal Estado de São Paulo noticiou a semana passada: Evangélico e com origem na Polícia Militar, o deputado federal Isidoro Silva (AVANTE-BA) foi o primeiro parlamentar a protocolar um projeto da nova legislatura: “Declarar a Bíblia Sagrada como patrimônio nacional e cultural do Brasil”. O parlamentar declarou à grande imprensa e nas redes sociais que, “a palavra de Deus “o ajudou a deixar, de ser homossexual. “Como ex-gay, para dizer: eu estou curado”.
 
BÍBLIA PELO MUNDO
 
Segundo a Sociedade Bíblica no Brasil (SBB), no ano de 2018, cerca de 50 línguas ganharam tradução completa da Bíblia Sagrada. Atualmente, cinco bilhões de pessoas falam idiomas que têm versão integral das Sagradas Escrituras. Sem dúvida, a palavra de Deus é um manancial de conforto e conselho. Ninguém sai de suas páginas sem receber o bálsamo e o conforto que alivia as dores da alma.
 
COMISSÃO POLÍTICA
 
O pastor Alfredo Luiz de Melo, líder da Assembleia de Deus  no município de Assu, além de supervisor do campo eclesiástico da região, é o representante da Comissão Política da União de Ministros das Assembleias de Deus no Nordeste (UMADENE), com sede em João Pessoa (PB). Comunicativo, pacífico e bem articulado o pastor pentecostal vai desenvolvendo um trabalho profícuo no segmento evangélico.
 
IPEM EM AÇÃO
 
O Diretor Geral do IPEM-RN, advogado Theodorico Bezerra Neto, autorizou a renovação de dois contratos com a firma ASG ADMINISTRAÇÃO DE SERVIÇOS GERAIS – EPP, no valor de R$ 1.868.852,44, na prestação de serviços de mão de obra terceirizada.
 
A TRAGÉDIA CARIOCA
 
Eram todos muito jovens e sonhavam com fama e glória no futebol, porém tiveram o futuro consumido pelo incêndio que destruiu o alojamento onde viviam. A morte de 10 jogadores das categorias de base do Flamengo, sexta-feira, 8, no Rio de Janeiro, é a última de uma sequência de tragédias ocorridas no País e que poderiam ser evitadas. No caso do incêndio no Flamengo, a área do alojamento que pegou fogo chegou a ser interditada pela prefeitura em 2017, por falta de alvará. Segundo a gestão municipal, o local foi lacrado após a emissão de “quase 30 multas”. Para o comandante do Corpo de Bombeiros, Roberto Robadey, o alojamento era um “puxadinho”. A principal suspeita é que o fogo tenha começado após curto-circuito no ar-condicionado.
 
ÉRIKA, A MISS DO RN 2019
 
A mulher eleita como Miss Rio Grande do Norte 2019 é a representante da cidade de Monte Alegre, região Metropolitana de Natal. A estudante do curso de Nutrição da Universidade Federal (UFRN)O, Érika Fontes, 21 anos, venceu  o concurso ocorrido terça-feira, dia 5, às 20 horas, no Teatro Riachuelo no Shopping Midway em Natal. A Nova Miss Potiguar tem 1,75, sendo natural da com unidade de Timbaúba, zona Rural de Monte Alegre.
 
TV FUTURO
 
De Natal filiada à TV Cultural de São Paulo, canal aberto 14.1HD Cabo Telecom136 e 886 HD, Shy 4141.HD, exibe o programa de entrevistas, nas áreas de saúde, educação e direito, aos sábados, às 18h30, apresentado pelo ex-diretor do ITEP, dentista Richard Palmeira, atraindo grande  público. (republicada por incorreção).
 
PÉSSIMO!
 
Um leitor da coluna que pede para não ser identificado pede que eu faça o registro: “Essa direção que administra o Natal Shopping é uma lástima! Inexistente"!” Quase nenhuma reclamação feita por algum tipo de transtorno, no local, tem retorno. Até as máquinas de pagamento  de estacionamento vivem quebradas quando não assaltam o cliente. Estacionamento, por sinal, caríssimo.

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).