Andrezza Tavares

27/01/2019 11h05
 
 
 
Cruz Vermelha em união com equipes de militares participa da operação de resgate às vítimas em Brumadinho 
 
                                                                                                                            
Militar do Corpo de Bombeiros MG com vítima resgatada
Fonte: Comunicação Social do Corpo de Bombeiros MG
 
 
Por Andrezza Tavares
@jorn.andrezzatavares
 
A Cruz Vermelha (CV) é uma instituição de abrangência mundial, responsável pela maior concentração das ações humanitárias do planeta. Os seus membros realizam trabalhos voluntários e são movidos por valores como justiça, igualdade e liberdade. Tais valores anunciam características emocionais do seu exército de voluntários, tais como: altruísmo, gosto por ajudar ao próximo, comportamento humanitário, indignação com a injustiça, desigualdade social e o olhar com compaixão. 
 
  Dito de outra forma consiste numa instituição humanitária com pronto espírito de preocupação com o próximo. Os voluntários são os grandes atores responsáveis para o processo de resgate e de inclusão social.
 
  Considerando a vocação dos voluntários da Cruz Vermelha para salvar vidas, desde a tarde da última sexta feira, dia 25 de janeiro de 2019, quando aconteceu o desastre da barragem de rejeitos químicos em Brumadinho, existem equipes em prontidão para auxiliar no resgate e no acolhimento das vítimas. Em Minas, o trabalho inicial da Cruz Vermelha foi de acolhimento aos que procuravam por desaparecidos e por suporte de água, material de higiene, alimentos e vestimentas na comunidade. O departamento nacional de reestabelecimento de laços familiares, comunicação social e operações humanitárias da Cruz Vermelha Brasileira se encontra em imersão direta no próprio local da tragédia tentando aliviar a dor das vítimas.
 
  A equipe do Órgão Central que está no auxílio da filial estadual de Minas, deverá permanecer na cidade até o final das buscas. No local da tragédia já está presente também o presidente nacional da instituição e coordenadores de departamentos nacionais para atuação e operações conjuntas. A rede de solidariedade está concentrada no atendimento aos familiares e à população no entorno do município. 
 
  A atividade de primeiros socorros também está no centro dos trabalhos em Brumadinho. A Filial Minas Gerais encaminhou uma equipe composta por 50 socorristas voluntários, grande parte desta equipe já havia atuado no desastre que ocorreu no município de Mariana. A equipe de saúde chegou ao local ainda no início da tarde da sexta (25/01/19) e desde então atuam em deslocamento por meio de veículos 4x4 para o acesso a regiões remotas na busca por eventuais pessoas ilhadas ou atingidas em localidades vizinhas.
 
  A Cruz Vermelha reforça que, nesse momento, não são necessárias doações pois a mobilização na região já é suficiente. Segundo o diretor de projetos  da CV Minas Gerais, Bernardo Eliazar, “não há como delimitar ainda o perímetro da área afetada. Ainda há demandas de evacuação em algumas localidades e o acompanhamento do risco da situação de outras barragens próximas”.   
 
  A partir de hoje, domingo (27/01/2019), voluntários da Força Especial de Suporte Psicológico da Filial Rio de Janeiro se unirão aos voluntários já presentes no território para completar a equipe que está sendo coordenada pelo Departamento Nacional de Apoio Psicossocial. A equipe de psicólogos irá apoiar as forças públicas no auxilio a população, bem como os voluntários em campo.
 
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e a Defesa Civil de Minas Gerais, às 12h do sábado 26/01/2019, ainda estavam desaparecidas 345 pessoas. 
 
  O Pic Pay, parceiro da Cruz Vermelha Brasileira, que já auxiliou nas enchentes no estado do Espírito Santo e em outras atividades humanitárias, abriu uma campanha para ajudar a operacionalização das atividades da instituição nos municípios afetados, com o nome @ajudebrumadinho, em seu aplicativo. Seguem as orientações para quem deseja colaborar com doação financeira.
 
                                             
 
 
  Diante das catástrofes enfrentadas pela humanidade fica a certeza de que toda sociedade precisa de voluntários humanitários. Quem se identificar com o desafio de amar pode procurar uma entidade, abraçar a causa e fazer a diferença! A sociedade brasileira, tão vitimada por dilemas políticos, econômicos, sociais, entre tantos outros, clama por organizações que desempenhem com assertividade esse tipo de trabalho humano. O Brasil é um gigantesco e infinito laboratório para quem deseja ser voluntário de causas humanitárias. Os desastres não avisam quando vão chegar. 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).