Ananda Carvalho

24/01/2019 01h10
 
Wakanda  e `Pantera Negra` na vida real
 
Saiu essa semana a lista de indicados do Oscar 2019, eu obviamente já estou fazendo minhas apostas e correndo pra ver os filmes indicados. Mas um filme especifico me chamou muita atenção, Pantera Negra, concorrendo a melhor filme, além de que eu realmente não esperava um filme de herói nessa categoria levantou novamente o assunto de como esse filme foi importante. Pantera Negra além de ser o primeiro filme de super-heróis a concorrer a melhor filme, foi responsável por literalmente mudar a vida de alguns. 
 
Conversando com meu antigo professor de Geografia, Leandro Silvio Martins, que também trabalha com cosplay, nesse ano focando mais no Pantera, me contou histórias que são mais que a prova que a influência do personagem e do filme vai muito além das telas do cinema, principalmente nas crianças.
 
“Na última vez que me vesti foi para uma comunidade. Pelo projeto Ler e Saber, um projeto que utiliza a leitura para levar cidadania. O organizador do projeto me convidou por conta da ideia de representatividade. Como 99,9% das crianças são negras ele fez uma festa de natal com o tema Wakanda. Várias pessoas apadrinharam as crianças e na festa elas receberam um brinquedo e um livro. Eles substituíram o Papai Noel por mim. Como Pantera Negra. Todas as crianças já conheciam o Pantera Negra. Foi tipo… Mágico.”
 
A importância do filme principalmente pra crianças de comunidade carentes, majoritariamente negra, é quase imensurável. A criança cresce vendo filmes de heróis, a maioria branco, vem um herói negro que não é só forte, rápido, e de bom coração, ele ainda é rei! A visibilidade da mulher negra também é muito valorizada no filme, sua irmã Shuri, que já compararam genialidade à de Tony Stark. Assim como as guerreiras Nakia e Okoye, que dão um show da primeira à ultima cena.
 
O filme em si já é espetacular, não é a toa que tem quase 100% de aprovação no rotten Tomates, se tornando o filme da Marvel a ter a maior porcentagem no site de crítica. A obra ainda junta sete indicações para o Oscar: Melhor Canção Original (All of The Stars), Melhor Design de Produção, Melhor Figurino, Melhor Mixagem de Som, Melhor Edição de Som e Melhor Trilha Sonora e Melhor filme. 
 
Olhe que ainda ocorreram boicotes ao filme, alguns por fãs da DC, alguns mais sérios envolvendo racismo e denúncias falsas de agressão. Mas felizmente nada impediu o filme de ser o sucesso que foi.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).