Andrezza Tavares

19/01/2019 22h37
 
 
 
Conheça o Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte 
 
A mais antiga e tradicional casa da memória potiguar
 
 
Por Andrezza Tavares
@jorn.andrezzatavares
 
Vista da sede do IHGRN
Fonte: Comunicação Social do IHGRN
 
O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) é considerado uma das entidades culturais mais tradicionais do estado. Foi fundado no dia 29 de março de 1902, em Natal, no governo de Albuquerque Maranhão. 
 
O governador da época, inspirado pela proposta do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, fundou o IHGRH com a finalidade de abrigar coleções de artefatos museológicos, documental e bibliográfico referentes a história e a cultura do Rio Grande do Norte.
 
Também conhecido como "Casa da Memória", ocupa sede própria desde 1938. A sede foi erguida, no bairro de Cidade Alta, à época núcleo de fundação da cidade do Natal. O edifício histórico foi tombado pelo Estado em 1984. A estética do prédio realça o estilo neoclássico.
 
O Instituto Histórico e Geográfico, assim como os museus do estado do RN, são instituições que ao mesmo tempo conservam e promovem cultura. Tais espaços devem ser considerados ambientes valiosos para o desenvolvimento do pensar crítico-reflexivo e para a produção de conhecimento local. É importante para a formação cidadadã o gosto por frequentá-los e por compreendê-los.
 
A atual gestão é composta pelo presidente Ormuz Barbalho Simonetti, a assessora da presidência Joventina Simões Oliveira e pelo secretário geral Odulio Botelho Medeiros. Essa equipe de gestão vem realizando um pertinente trabalho institucinal que amplia a sua função social para além da guarda e da produção da história do homem potiguar.
 
O IHGRN funciona hoje promovendo debates e incentivando movimentos políticos e educacionais. Nessa configuração ampliada, permite a produção erudita de conhecimento e a promoção de eventos para a sua própria divulgação, bem como, para o fortalecemento da “produção cultural nativa”.
 
Para os educadores é importante destacar que as práticas educativas ocorrem em todos os contextos, inclusive, para além das unidades escolares. Sendo assim, os museus e os institutos históricos, devem ser compreendidos como espaços de organização e de intencionalidades pedagógicas, sendo fundamental estudá-los e visitá-los.
 
O espaço material do IHGRN é constituído pelo encontro de diversas relações entre momentos e contextos distintos da memória do estado. A visita a esse ambiente possibilita enriquecimento histórico, geográfico e sociológico para todos os potiguares, com destaque para professores, estudantes e pesquisadores.  O seu acervo e estrutura física, demonstra como a vida é efêmera. Frequentar o IHGRN significa encontrar com a máxima: passa-se o tempo, mas a obra fica.
 
O presente texto jornalístico foi inspirado em uma pesquisa do campo das ciências da educação realizada ao final do segundo semestre do ano de 2018, pelos pesquisadores: Ajosenildo Nunes da Silva, Eduardo Rosa de Oliveira, João José Alves da Silva e Marcos Antônio Silva de Souza Junior. O referido grupo, com sensibilidade histórica, é composto por estudantes do curso da licenciatura de Geografia do IFRN.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).