Ananda Carvalho

17/01/2019 00h06
Aquelas canções nem tão românticas assim
 
Depois de ouvir algumas músicas românticas eu parei pra pensar em como a maioria delas não é tão romântica quanto parece, boa parte das músicas consideradas de amor e bonitinhas ou fala de traição ou fala de um amor meio psicótico.
 
Aquelas clássicas de CDs de Flash Back como ‘’Making love of nothing at all’’, que poderia ser traduzida pra uma música de sofrência, provavelmente sertaneja, a música inteira o cara fala de como ele sabe fazer tudo, e faz tudo por ela, menos sair por ai fazendo amor por nada como ela faz. E até hoje você vê casais cantando e dançando essa música como se estivessem citando a maior declaração de amor do mundo.
 
Outro clássico dos anos 80 entra aqui também pelo fato de que ao pé da letra a música lembra muito um stalker é ‘’Every breath you take’’. A música inteira é ele falando que ele vai estar observando a pessoa, a cada passo, a cada sorriso, cada respiração. Na minha terra isso tem nome e não é muito bem-visto.
 
Outro caso muito conhecido é ‘’Tears in heaven’’ de Eric Clapton, música que ele fez em homenagem ao seu filho que havia morrido tragicamente depois de cair da janela do prédio da mãe. Uma letra tocante, e que muita gente deixa se enganar pela melodia, pensando ser sobre um casal.
 
E junto com isso vem a mania de romantizar extremismo, nos últimos anos veio uma vibe de músicas falando sobre um amor muito exagerado e geralmente sem final feliz. Sinceramente esse estilo aumentou e muito com e estilo emo e indie. Ou a letra fala de um relacionamento extremamente tóxico, geralmente possessivo, ou de um sentimento de que você precisa daquela pessoa, que ela é a razão da sua existência.
 
Mas não é como se a pessoa ter noção que a letra fala de uma relação possessiva ou simplesmente não romântica a faça achar menos bonita, até porque muitas pessoas veem essa ideia de posse ou de relacionamentos com drama e problemas ao extremo como algo extremante romântico. Na verdade a cultura pop ajudou bastante a criar uma ideia as vezes não muito saudável de  amor.
 
Uma série de músicas, antigas e atuais, que falam de um amor que representa tudo na vida da pessoa, que sem aquilo a pessoa vai viver a base de drogas e álcool, ou simplesmente não viver, que a pessoa precisa ficar ali. Talvez tenha ajudado ha algumas pessoas dramatizarem um pouco demais as separações da vida. Não me excluindo completamente desse grupo, admito que tem música que me dá até vontade de sofrer.
 
É até impressionante como você está bem, aí do nada toca uma música que te dá vontade de sair por ai com uma garrafa de vinho chorando, sofrendo as vezes sem motivo nenhum, aí a música acaba, pronto você tá bem de novo. Geralmente é um efeito rápido, e que me faz entender porque sempre dizem que adolescente é dramático até demais, é porque é verdade.
 
Acho que desde de quando por algum motivo ‘’eu morreria por você’’, ‘’eu dependo de você’’ se tornou algo romântico, as músicas seguiram o mesmo caminho, caminho seguido até hoje.
 
Acabou que as músicas com uma letra mais ‘’eu te amo mas, caso não der certo tudo bem’’   por algum motivo não ficaram tão conhecidas ou são consideradas frias. Logo a mensagem que mais deveria ser passada, que ninguém é de ninguém, e que a ideia de posse é errada, foi a menos passada.
 
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).