Claudino Leite

31/12/2018 17h29
PARE E PENSE...
 
“As pessoas boas merecem o nosso amor, as ruins precisam dele...” (Madre Teresa de Calcutá, missionária católica de etnia albanesa, naturalizada indiana).
 
BOAS FESTAS E FELIZ ANO NOVO!
 
Escrevo a última coluna do ano. Agradeço, penhoradamente, a você, meu prezado leitor, que teve a paciência de me acompanhar neste bravo Portal do Potiguar Notícías, que tem o talento em sua direção dos “Mestres da Notícia”, meus amigos e leais colegas de profissão, os jornalistas Pinto Júnior e Cefas Carvalho, respectivamente, além de uma briosa equipe de informática, dando suporte indispensável para colocar o portal no ar, diariamente. É hora de receber o Ano Novo com alegria e esperança no coração.  De deixar a tristeza, a amargura e a nostalgia do desencanto, abraçando o futuro com fé e esperança que dias melhores surgirão. Vamos fazer desta virada de ano um recomeço de tudo que é bom. Renovar os sentimentos positivos,  e um renascer os velhos acalentados sonhos.Vá embora 2018, você, levou muitas pessoas que eu querida bem e desrfutada de sua amizade. Não volte mais. Por fim, desejo muita felicidade para 2019, que está raiando.  Que sejam 365 dias de fé em Deus, realizações, saúde, sucesso, paz e prosperidade. Até o próximo encontro. Boas Festas e Feliz Ano Novo!
 
POSSE DO PRESIDENTE
 
Anote a informação dada pela Agencia Brasil: Estão sendo esperados em Brasilia (DF) antigos parceiros de pescaria e líderes religiosos, para a posse do presidente eleito, Jair Bolsonaro, nesta terça-feira, dia 1º de janeiro. A mãe, Olindina Bolsonaro, de 89 anos, Renato o unico irmão, filhos, noras, cunhados, netos e sobrinhos. Também foram convidados e confirmaram presenças os pastor evangélico Silas Malafaia, da Assembléia de Deus Vitória em Cristo, o missionário Valdemiro Santiago, da Igreja Mundial do Poder de Deus, pastorJosué Valandro, freqüentada pela primeira dama, Michele Bolsonaro, além do bispo Edir Macêdo, da Igreja Universal e proprietário da TV Record. Mas estou sentido falta de representantes da Igreja Católica, pois o Brasil é um país laico, segundo da Constituição Brasileira.
 
GOVERNO DO ESTADO
 
A estrutura do Governo do Estado funciona normalmente na segunda-feira (31), véspera de Ano Novo. A informação foi confirmada pelo Gabinete Civil. O expediente normal também tem a presença dos secretários estaduais. Eles são exonerados exatamente no dia 31, mas os atos de exoneração só serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 1º de janeiro de ano novo.
 
EVANGÉLICOS NA POLÍTICA
 
O sociólogo peruano, José Luis Pérez Guadalupe, avalia que possíveis excessos do futuro governo brasileiro farão os evangélicos se arrependerem de seu apoio à campanha de Jair Bolsonaro. “Não há um pensamento homogêneo dos evangélicos, nem um pensamento político, mas um que vai seguindo conforme às circunstâncias”, destaca. Guadalupe esteve em Berlim (Alemanha) para o lançamento do seu livro, “Evangélicos e Poder” na América Latina, coletânea que organizou para a Fundação Konrad Adenauer, ligada ao partido alemão União Democrata-Cristã (CDU). A obra trata da influência política crescente dos evangélicos nos países do continente. Ele afirma que a bancada evangélica no Brasil é formada, em grande parte, por políticos que não buscam o bem comum do país, mas para favorecer seu próprio grupo e defender a chamada “agenda moral” – incluindo, o combate ao aborto, à “ideologia de gênero” e ao casamento de pessoas do mesmo sexo. “Eles não têm nenhuma proposta.
 
A POSSE DE FÁTIMA BEZERRA
 
A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte concederá posse a governadora eleita e diplomada Fátima Bezerra e ao vice eleito Antenor Roberto no próximo dia 1º de janeiro de 2019. A solenidade acontecerá na Escola de Governo, às 16 horas, no Centro Administrativo em Lagoa Nova. Sob a presidência do Chefe do Poder Legislativo, o deputado estadual Ezequiel Ferreira e compartilhada junto aos 23 deputados estaduais, federais, senadores, autoridades, convidados e o povo que acompanhará a sessão solene.
 
GOVERNO DO ESTADO
 
A estrutura do Governo do Estado funciona normalmente na segunda-feira (31), véspera de Ano Novo. A informação foi confirmada pelo Gabinete Civil. O expediente normal também tem a presença dos secretários estaduais, os quais são exonerados exatamente no dia 31, mas os atos de exoneração só serão publicados no Diário Oficial do Estado (DOE) no dia 1º de janeiro de ano novo.
 
LUTO NO ESPORTE
 
Recebo, com pesar, a notícia do falecimento do jornalista Everaldo Lopes, ocorrida quarta-feira, 26 de dezembro último, 88 anos, vítima de pneumonia. Conheci-o nos anos 60, como editor de esportes do extinto Diário de Natal, e de comentarista esportivo na Rádio Poti. No jornal, além da editoria de esportes, tinha uma coluna - "Galho de Urtiga" - que depois transformou em "Cartão Amarelo", contando com a parceria como chargista Edmar Viana, na fase mais recente quando se transferiu do Diário para a Tribuna do Norte. 
 
Não lembro se a parceria com Edmar data do tempo do saudoso DN. Tendo dúvida porque, na época, quando Everaldo começou a publicar o "Cartão" na TN. Na rádio, além de comentar as jornadas esportivas, na equipe comandada por Almeida Filho, tinha um programa diário: "Instantâneos Esportivos". Aos sábados, às 19 horas, conforme anúncios publicados em sucessivas edições do DN nos anos 60, Everaldo apresentava junto com outro grande nome do rádio na época - Mário Dourado - o programa "O assunto é o seguinte". às 19 horas. Foi, também, criador do campeonato estadual de futebol interiorano - o "Matutão", revelando grandes nomes para as equipes profissionais daqui e de fora. Transmito a todos os familiares, o meu abraço de pesar.
 
SALÁRIO MÍNIMO
 
No apagar as luzes do seu governo o presidente Michel Temer assina decreto estabelecendo o valor do salário mínimo para 2019. Segundo a Agência do Estado, o valor ficará abaixo de 1006 reais aprovado no orçamento do ano que inicia. O salário mínimo de 2018 é R$ 964 reais. Conforme fontes do governo, as surpresas inflacionárias dos últimos meses farão com que a correção fique menor que o valor inicialmente projetado pelo governo.
 
PRESENTE DE ANO NOVO
 
No fim do ano foi muito movimentado no Centro Administrativo de Lagoa Nova. Alguns nomes já foram anunciados para compor secretarias e autarquias do governo da professora Maria de Fátima Bezerra. E, no espírito de Ano Novo, há aqueles que estão ansiosos e aguardam um convite para assumir um cargo no Executivo como um presente de “Ano Novo”.
 
HONRA AO MÉRITO
 
Na noite de quarta-feira, 26, o diretor do Instituto de Pesos e Medidas do Estado (IPEM-RN), advogado Cyrus Alberto Benavides, foi homenageado pela Câmara Municipal de Touros, a 80 quilômetros de Natal, região do Mato Grande, pelos relevantes serviços prestados , na qualidade de Diretor do IPEM e do PROCON. Impossibilitado de comparecer à solenidade o homenageado designou este colunista teve a honra de representá-lo.
 
DESPEDIDA
 
Emoção, lágrimas, palavras de carinho e ternura marcaram a despedida do Diretor do IPEM-RN, advogado Cyrus Benavides, que desde 2015, dirige a autarquia estadual, realizando um trabalho lúcido e desembaraçado. Será substituído por Theodorico Bezerra Neto, ex-prefeito de Tangará, neste Estado.
 
PUBLICIDADE IMPRESSA
 
É aquela em que seus consumidores mais confiam na hora de fazer uma compra. A avaliação é de uma pesquisa feita pela consultoria Marketing Sherpa com internautas americanos. Conforme o levantamento, 82% dos entrevistados, com mais de 18 anos, se fundamentaram em anúncios publicados em jornais e revistas na hora do consumo. Em segundo lugar, aparece a TV 76% e rádio 71%. É o que revela a publicitária Jullyana Coêlho Xavier França, especialista no ramo.
 
O GLOBO OCULAR
 
O médico Isaac Mário Xavier da Cunha, especialista em oftalmologia, explica que, o Globo Ocular é a estrutura do olho humano que tem o formato de um globo, disposto em uma cavidade óssea e protegido pelas pálpebras humanas. Do lado de fora existem seis músculos que são
responsáveis pelos movimentos oculares, e três camadas aderidas entre si com a função de enxergar, nutrir e proteger os olhos. Na camada externa que fica a córnea. Na camada média, chamada vascular, é formada pela íris, a coróide, o cório e o corpo ciliar. Na camada interna existe a retina que é a parte nervosa dos olhos, responsável pelo impulso nervoso que envia as imagens ao cérebro. Para os menos informados, o profissional é cantor evangélico e primeiro suplente de vereador pelo PHS.
 
PARABÉNS
 
Meus parabéns vão para o meu amigo e cantor sacro, Mário Xavier da Cunha, pessoa bem identificada no seguimento evangélico do Estado, especialmente na Igreja Evangélica Assembleia de Deus, que sábado, dia 30 de dezembro, festejou mais uma primavera, sendo muito cumprimentado pelos familiares e amigos.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).