Claudino Leite

24/12/2018 10h30
PARE E PENSE...
 
Em tudo somos atribulados, porém não desanimados; não angustiados; perplexos, porém não desanimados; perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos” (2º Coríntios 4:8-9).
 
FELIZ NATAL!
 
Mais um ano terminando e não tenho como deixar de lembrar de você, meucaro leitor que, em 2018, de alguma maneira me motivou a ser melhor. Sim, vivenciei alguns dias de tristeza, relembrando dos entes queridos que se foram, quando o que eu mais queria era chorar, porém, você me fez sorrir. É por isso, que eu me sinto na obrigação de desejar a você nada menos que um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de saúde, paz e esperança, juntamente com aqueles que lhes são queridos, Afinal, com fé em Deus e na sua palavra, esperando que a graça do céu encha os nossos corações. Assim, teremos um feliz amanhecer.
 
BEM VINDA, ORQUÍDEA!
 
Esta semana ganhei uma orquídea! Confesso que minhas emoções afloraram e a inspiração se escondeu por entre uma floresta de sentimentos agradáveis.É sempre gratificante receber flores, assim como também doar flores. Ser presenteado com orquídeas ainda é melhor. Elas são as flores mais imponentes da natureza. Obra prima do Criador. Orgulho para quem as cultiva. A orquídea não sobrevive roubando seiva de um caule qualquer. É dependente de cuidados e carinho, de afeto e ternura. As orquídeas brancas tem um significado todo especial. Elas representam o amor como ele realmente é: puro, inocente, sem malícia, sem mácula. Bem vinda, orquídea! Símbolos da pureza e do amor!
 
NOTA DE FALECIMENTO
 
Com pesar comunico o falecimento da irmã Ivone Oliveira de Santana, 94 anos, viúva do saudoso presidente da Assembleia de Deus no RN, pastor Raimundo Santana, ocorrido na madrugada de sexta-feira, dia 21 de dezembro. O corpo foi velado na Assembleia de Deus do centro em Parnamirim, em seguida, foi transladado para cemitério local. Deixou um legado precioso, como exemplo de vida cristã. Esposa, mãe, avó, e matriarca exemplar. “Preciosa é aos olhos do Senhor a morte dos seus santos” (Salmo 116:15). Hoje, os seus restos mortais descansam no Campo Santo em Parnamirim, até a ressurreição dos Justos. Que Deus dê o conforto à família enlutada nesta hora de pesar.
 
MAIS IGREJAS
 
Até bem pouco tempo, ser brasileiro e católico era uma opção praticamente individual, entretanto aos poucos esse conceito está mudando. E no Rio Grande do Norte não é diferente. O Censo de 2010, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que os fiéis de Roma são 938.315. Os protestantes já totalizam 181.247. E não é difícil perceber o crescimento. Basta dar uma volta para ver a quantidade de igrejas protestantes espalhadas pelas ruas de Natal. Só no bairro de Felipe Camarão foram contadas, em 2013, 87 igrejas evangélicas. Os dados são do professor do Curso de Ciências Sociais da Universidade Federal (UFRN), Orivaldo Pimentel Lopes Júnior, que desde 2005 pesquisa sobre a proliferação das igrejas evangélicas na capital. Esses dados têm preocupado o clero.
 
FÁTIMA PAPARICADA?
 
Sim, a governadora eleita, Fátima Bezerra (PT) nunca passou um natal tão paparicada como o deste ano. Há exatos quatro anos, quem estava sentindo esse gosto de chocolate era o atual governador, Robinson Faria. Daqui há quatro anos, será que vai acontecer com Fátima o que está acontecendo com Robinson? Deus queira que não. Mas, paparicagem à parte, os próximos quatro anos não serão fáceis para Maria de Fátima. E ela não poderá declarar- se surpresa com as dificuldades que a esperam. Produzir soluções será tarefa sua, intransferível.  Vamos ver no que vai dar.Deus abençoe o seu governo. Agora, mãos à obra!
 
NEM TODOS SÃO LEMBRADOS
 
A realidade tem mostrado o quanto a perspectiva de poder embriaga e cega muitas pessoas. Acompanhando o noticiário sobre nomeações, dá para perceber a sensação de alegria, de entusiasmo e até o deslumbramento dos que vão sendo escolhidos. E pelo que dizem, refletem e reagem - por palavras, atos e omissões - só o poder os anima. O peso da responsabilidade não passa nem por perto. Pelo menos da maioria. Do outro lado, há o desencanto, a ansiedade, o sofrimento, a decepção, dos que esperavam ser e não são. Sensações indesejáveis para qualquer um e que vão se acentuando à medida em que se anunciam novas indicações, sem que o seu nome apareça. Meu Deus! Alguns são mais discretos. Guardam-se na sua amargura, procuram esconder a nostalgia da frustração e encaram a realidade. Enfim, sacodem a proeira e dão a volta por cima tal como ensinou o compositor. Outros não, enquanto os buracos vão sendo tapados, olham para o que restam, ficam em cima, insinuam-se, procuram mostrar que estão ali, plantam notinhas no noticiário e assim vão levando o sonho e a esperança de ser lembrado ou lembrada. Agora, com a equipe da governadora eleita, Fátima Bezerra,praticamente completada, fico imaginando o sofrimento dos que permanecem esquecidos.Que Deus tenha misericórdia de todos.E do Rio Grande do Norte, também diante do deslumbramento,da embriaguez e da
cegueira de tantos.
 
CHEGOU O VERÃO
 
Desde o dia 21 de dezembro. Normalmente é a estação mais quente do ano, com temperaturas máximas atingindo em média 31º a 32º centigrados no filamento de mercúrio na capital, e ultrapassando 36º no interior, em cidades como: Açu, Pau dos Ferros, Mossoró, Caicó entre outras. As temperaturas mínimas que já não são tão mínimas em Natal, devido a vários fatores inseridos pelo homem, como impermeabilização do solo, verticalização da cidade, retirada da vegetação, e que tem transformado a Grande Natal em uma ilha de calor.
 
MAIS NOMES
 
A governadora eleita do RN, senadora Fátima Bezerra (PT), anunciou os nomes de mais seis futuros auxiliares da administração estadual. São eles: Luiz Antônio Marinho, para a Procuradoria Geral do Estado (PGE); Íris Oliveira, para a Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas); Roberto Linhares, para a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern); e Guilherme Saldanha, para permanecer na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), Desenvolvimento Econômico. Jaime Calado e Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Frederico Bezerra Neto.
 
PEDIDO DO PAPA FRANCISCO
 
Em mensagem de Natal à Cúria Romana, o papa Francisco disse: “Àqueles que abusam de menores, eu diria isto: convertam-se e se entreguem à justiça humana, e se preparem para a justiça divina.” O sumo pontífice pontífice acrescentou:“A Igreja nunca mais vai esconder ou subestimar os casos de abusos sexuais de menores cometidos pelos padres”. E mais: “Que fique claro que, diante destas abominações, à Igreja não poupará esforços para fazer todo o necessário para levar à justiça todo aquele que tiver cometido tais crimes. À Igreja jamais tentará silenciar ou não encarar seriamente nenhum caso.”
 
“POOL” DE EMISSORAS
 
A cobertura da posse de Jair Bolsonaro será realizada por uma parceria de grupo de emissoras, como é o hábito desde a posse da primeira eleição direta
para presidente, em 1990. A TV Record vai ceder o helicóptero para as imagens aéreas do dia 1º de janeiro, já a Globo acompanhará o percurso de carro, apesar de não se saber se vai o veículo será o clássico Rolls Royce aberto ou um carro fechado. O plano é que o “pool” tenha acesso ao conjunto de imagens, já que um só canal não teria condições (nem acesso) para fazê-lo sozinho.
 
ALAVANCAR O BRASIL
 
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, reafirmou pelo Twitter neste sábado (22), o compromisso feito durante a campanha eleitoral de reduzir o Estado. Segundo ele, as convergências ministeriais darão o tom de desenvolvimento do país, que foi pautada pela população. “Reduzir o Estado, desenvolvimento sem entraves de ONGs, acordos comerciais bilaterais já em andamento e mudar a atual pífia linha educacional. Vamos alavancar o Brasil!”, disse .Pela mesma rede social, Bolsonaro negou que um general que trabalha no gabinete de seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), integrará seu governo. Pelo Twitter, usando a hastag fake news, ele disse que “nenhum general trabalha no gabinete do deputado”.
 
TWITTER DO PRESIDENTE
 
Também, em sua conta no Twitter, o presidente eleito voltou a criticar a Folha de São Paulo, a quem acusou de fazer um “jornalismo sujo e baixo nível”. “Agora insinuam falta de representatividade das regiões Norte e Nordeste nos ministérios.” O presidente frisou não ter saído perguntando “a região de nascimento, cor da pele ou sexualidade de cada um”. “Ficou bem claro que o critério para as escolhas foi técnico.” Prometeu ainda que, sua gestão terá um “olhar especial” para as citadas regiões, “notadamente pelo grande potencial econômico que possuem”.
 
MISS UNIVERSO É DAS FILIPINAS
 
A modelo Catriona Gray, de 24 anos, representante das Filipinas (Ásia), foi a vencedora do Miss Universo 2018. A cerimônia foi realizada em Bangcoc, na Tailândia, na segunda-feira, 17 – noite de domingo pelo horário de Brasília. A amazonense Mayra Dias, que representava o Brasil, ficou entre as 20 semifinalistas do concurso. A candidata da África do Sul ficou em segundo lugar e da Venezuela, em terceiro lugar. Ao todo, 94 mulheres participaram da 67ª edição do Miss Universo. A vencedora recebeu a coroa da modelo sul- africana Demi-Leigh Nel-Peters, que conquistou o Miss Universo 2017.
 
PSICOLOGIA INFANTIL
 
Você que está precisando de um acompanhamento em Psicologia Infantil para o seu filho. Anote: a amiga e colega de trabalho, Ilike Maia, uma das melhores especialistas de Natal em Psicologia Infantil, atende diariamente na conceituada Clínica Reabilit Center no bairro de Lagoa Nova., zona Sul de Natal. Mais informações é só ligar para o telefone (84) 3084-5565. A clínica é conveniada com diversos planos de saúde.
 
JORNAL
 
Segundo a publicitária Juliyana França, especializada em publicidade em Miami (Estados Unidos), o jornal Estado de São Paulo foi escolhido o melhor jornal do País na 31ª edição do Prêmio Veículos de Comunicação, realizada pela Revista Propaganda, da Editora Referência. O tema do ano foi “Credibilidade X Fake News”. Os finalistas foram indicados por profissionais da mídia das principais agências publicitárias do país.
 
MONITORAMENTO DAS PRAIAS
 
Badaladas, praias do Nordeste deixaram de ter monitoramento da qualidade das águas ou reduziram a frequência com que as medições são feitas ao longo de 2018. A situação atinge praias como as de Pipa e Maracajaú, no Rio Grande do Norte, e Jericoacoara, no Ceará. Os estados alegam que as medidas foram tomadas devido à crise financeira do governo ou ao fato de as praias não apresentarem alterações significativas na balneabilidade no período sem coleta. No Rio Grande do Norte, 18 pontos deixaram de ter monitoramento neste ano (33 locais foram analisados) por causa de restrições orçamentárias.

 


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).