Andrezza Tavares

23/12/2018 16h25
Que ideias sobre a Teoria “Abordagem Centrada na Pessoa” em Ciências da Educação você conhece?
 
Carl Rogers pertencente a escola da Psicologia Humanista e a tendência Pedagógica Não-diretiva. A sua concepção Psicopedagógica é nomeada Teoria da Abordagem Centrada na Pessoa.
 
Essa teoria vai ao encontro de frutíferos pressupostos de aprendizagem, dos quais merecem ser destacados:
 
1) Os seres humanos têm potencialidade para aprender por meio de suas necessidades de descobertas e de experiências.
2) O estudante tem desejo natural de aprender. Quando o conteúdo de ensino é percebido pelo aluno como relevante para as suas experiências e para os seus próprios objetivos, a aprendizagem é muito mais assertiva. 
3) A aprendizagem por iniciativa própria envolve mais intensamente o estudante pois mobiliza concomitantemente sentimento e intelecto.
4) A independência, a criatividade e a autoconfiança são pressupostos fundamentais para o desenvolvimento do estudante.
5) A autocrítica e a auto-avaliação são estratégias de avaliação fundamentais para o professor sintonizado com a Abordagem Centrada na Pessoa e precisa se fazer presente na sala de aula humanizadora.
Os dois conceitos centrais do pensamento de Rogers são Empatia e Congruência. A empatia consiste na capacidade de se colocar no lugar do outro. Significa ver e sentir o mundo através do olhar interpessoal. Por sua vez, o conceito de congruência significa coerência interna do próprio mediador docente.
O teórico em foco se recusa em identificar o estudante como sujeito em déficit conceitual e cultural, como apontava a pedagogia tradicional. O pensamento humanista aponta para a extraordinária importância da relação afetiva do professor com o estudante. Propõe portanto, a formação de pessoas com enlaces emocionais saudáveis que se relacionam por meio de tramas horizontais.

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