Claudino Leite

18/12/2018 02h24
PARE E PENSE...
 “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio , de geração em geração. Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade em eternidade, tu és Deus. Tu reduzes o homem ao pó e dizes: Tornai, filhos dos homens”
(Salmo 90:1 a 3).
 
TREPIDANTE DEZEMBRO...
Mês de festas, formaturas, expectativas, confraternizações, beijos e abraços. Estamos nos crepúsculo de 2018. O que vem pela frente eu não sei, mas uma certeza que tenho é que Deus estará à frente da nossa vida, nos abençoando, nos protegendo, nos fazendo vencer, cada adversidade, cada batalha, cada obstáculo e cada dia, porém se formos obedientes aos seus preceitos. O ano 2018 vai começar a dá os seus últimos suspiros. É hora de refletirmos sobre o que aprendemos com cada passo dado. Sempre é momento para recomeçar e agradecer a Deus o dom da vida e o segredo do viver. Lá vem 2019! Que ele seja repleto de paz, amor alegrias e muitas realizações.
 
TESTEMUNHO DE FÉ
A futura ministra de Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, afirma que foi abusada sexualmente quando tinha seis anos. A pastora disse que uma visão de Jesus Cristo em um pé de goiaba evitou que ela cometesse suicídio aos dez anos. O seu testemunho de fé foi alvo de zombarias por parte de celebridades, políticos e jornalistas da grande mídia. Em entrevista concedida à grande imprensa. Damares revelou que o vídeo que visualizou nas redes sociais traz apenas parte do relato original, omitindo a parte em que ela explica o abuso sexual sofrido enquanto criança. Apesar da  repercussão, Damares não se deixar afetar pelos comentários maldosos dos últimos dias. Segundo “O Antagonista“, Damares declarou: “O momento mais doloroso da minha vida, a imprensa está zombando. Mas, que zombe, que fale, a fé me salvou naquele pé de goiaba.“ O presidente eleito, Jair Bolsonaro saiu em defesa da componente do seu time de ministros. Em mensagem no Twitter, ele declarou que é “surreal e extremamente vergonhoso ver setores da grande mídia debocharem do relato da futura Ministra”, concernente sobre a fé em Jesus Cristo, que a livrou de um suicídio desejado por conta de abusos sofridos na infância. Lamentável!”,  frisa.
 
DEMOCRACIA DOS GENERAIS
O governo de Jair Bolsonaro terá mais ministros com formação militar no primeiro escalão do que no governo do general Castelo Branco (1964-1967), que inaugurou o ciclo de militares no poder após o golpe de 1964. Comparado aos outros governos que sucederam o general, o do presidente eleito está no mesmo patamar da gestão do general Emílio Garrastazu Médici, que tinha sete ministros militares, mas numericamente abaixo dos ministérios de Ernesto Geisel (10 ministros militares), Artur da Costa e Silva e João Baptista Figueiredo, ambos com nove.
 
CANELADA NA MÍDIA
Houve a diplomação do presidente eleito, Jair Bolsonaro, solenidade no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília, transmitida ao vivo pela televisão. Destaque para dois discursos: da presidente do TSE, ministra Rosa Weber, e do diplomado que, às folhas tantas, disse que não precisará da mídia tradicional (jornais, rádio e televisão) para se comunicar com o país. Irá, sim, “usar novas mídia”, como fez na campanha eleitoral. Bolsonaro é do time do presidente americano Trump, que joga nos facebuques, uatizapes e tuítes da vida.
 
NOVOS SECRETÁRIOS
A governadora eleita Fátima Bezerra aguarda a aprovação do Orçamento do Estado de 2019, pela Assembleia Legislativa (votação marcada para terça-feira, dia 11), para ajustar os ponteiros com a equipe econômica que deverá ser anunciada esata semana. Como certo para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico: será o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante e marido da senadora eleita Zenaide Maia, meu amigo e colega da Universidade Federal (UFRN), Jaime Calado. Um nome que agrada a iniciativa privada, pela boa relação que ele mantém com a categoria. A pasta do Planejamento, salvo se Fátima resolver surpreender, terá como titular Aldemir Freire, ex-dirigente do IBGE no Rio Grande do Norte. E para o Turismo, Ana Costa já confirmado.
 
FÁTIMA E JEAN-PAUL VISITAM EMPRESÁRIOS
Depois de visitar dez empresas que já possuem investimentos no Rio Grande do Norte - entre elas a Vicunha e a Guararapes - o futuro senador Jean-Paul Prates e a governadora eleita Fátima Bezerra declaram-se impressionados com as queixas que ouviram de todas elas: - Os governos anteriores foram negligentes com o desenvolvimento econômico. A revelação foi feita por Prates em uma postagem no twitter, "curtida" pela governadora eleita.
Nem o senador, nem a governadora disseram se tal postura vai mudar, porém, a postagem foi fechada com uma expressão irônica:
- E tinha gente com "medo" do PT.
 
ORQUESTRA E MADRIGAL
O argentino Papa Francisco provou da música brasileira nesta última quarta-feira, 12 de dezembro. O concerto histórico da Orquestra Sinfônica da UFRN, realizado no Vaticano para o Sumo  Pontífice, foi considerado pelo embaixador do Brasil em Roma, Antônio de Aguiar Patriota, como "a melhor performance artística" em sua gestão, iniciada em 2016. A Orquestra comandada pelo maestro André Muniz, acompanhada do Madrigal da UFRN se apresentaram no Conservatório Licinio Refice, ainda em Roma, junto a músicos italianos. "Os dois concertos foram incríveis. E a apresentação para Papa foi emocionante. Todo o grupo ficou extremamente orgulhoso ao ouvir o Santo Padre citar e agradecer à UFRN. Em seguida, foi lido um texto em português repetindo o agradecimento", disse orgulhoso o diretor da Escola de Música da UFRN, Jean Joubert.
 
LONGE DA FOLIA
Passadas as eleições de outubro os políticos do Estado, nem deram o ar da graça nos camarotes do CARNATAL, coisa de elite. Pobre não chega nem perto. Só o prefeito de Natal Álvaro Dias, tentando ganhar popularidade na Capital participou do camarote da prefeitura no CARNATAL. 
 
CHINESES MILIONÁRIOS
A China está anunciando a inauguração do hotel mais luxuoso do mundo em Macau, na África, com diárias que chegam a 100 mil euros – informa reportagem no Portal Espanhol ABC. O nome é bem sugestivo – “The 13”. E paspem! O hotel está construído, estrategicamente, num dos lugares preferidos pelos milinonários chineses. A China é um país de um só partido o Comunista. (republicada por incorreção na coluna do PN, de 04/12/2018).
 
REGRAS DE APOSENTADORIA
O novo governo planeja mudar as regras de aposentadoria para professor e policial na reforma da Previdência. A idéia é alterar artigos da Constituição que tratam das normas para os servidores em geral, inclusive, professores,abrindo espaço para que temas como idade mínim a e regra do cálculo benefecie possam ser tratados por meio de projetos de lei, que não requerem quorum qualificado para serem aprovados. Também consta da pauta da volta para a União a competência paras normas de aposentadoria de policiais e bombeiros, hoje na esfera estadual.
 
ALIANÇA
Circulando mais uma edição da revista Aliança, ano VII, dezembro de 2018. em papel couchê e policromia, trazendo uma chamada de chapa uma entrevista com a governadora eleita, senadora Fátima Fezerra (PT), que assume o governo do Rio Grande  do Norte, em primeiro de janeiro, próximo. Ajuste fiscal e reforma administrativa serão seus grande desafios. O belo trabalho é editado pelo talentoso colega, jornalista Francisco Francerle.
 
SOLIDARIEDADE
Solidarizo-me com a professora Maria das Graças de Oliveira, líder do Departamento Feminino da Igreja Presbiteriana Renovada em Nova Descoberta em Natal, pelo falecimento de seu inesquecível pai, Raimundo Nonato de Oliveira, 94, vítima de insuficiência respiratória e renal. Que Deus de o conforto e o consolo à família enlutada nesta hora de dor e pesar.
 
GASTOS EXORBITANTES
O presidente eleito, Jair Bolsonaro, está de olho nos gastos exorbitantes da Caixa Econômica Federal com publicidade e patrocínios. Segundo ele, em postagem que fez no twitter, só "neste último ano" foram cerca de R$ 2,5 bilhões. O presidente acrescenta que a mesma atenção vai dedicar a contratos feitos por outros órgãos do governo com o o BNDES, o Banco do Brasil e a Secom.
 
GUARULHOS
O Areroporto Internacional de Guarulhos em São Paulo (SP) apresentou um novo procedimento, permitindo pousos e decolagens simultâneos em períodos em que as condições meteorológicas estiverem favoráveis. O projeto GRV Aiport começou a funcionar no início de dezembro, objetivando melhorar o fluxo das aeronaves. A estimativa é de que a Operação Segregada, sob as condições metrológicas visuais como o procedimento é chamado funcione 75% do tempo de operação no aeroporto.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).