Andrezza Tavares

16/12/2018 11h51
Doutorado no IFRN: Dez vagas serão ofertadas já no início de 2019
 
A oferta do Curso de Doutorado Acadêmico é a mais recente conquista curricular alcançada pela instituição centenária IFRN.  A publicação da tão desejada aprovação aconteceu na última quinta-feira, dia 06/12/2018.
 
A informação foi socializada por meio do Conselho Técnico e Científico (CTC) da CAPES, órgão responsável pela implementação, fomento e avaliação das políticas de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil.
 
O resultado promissor está sendo amplamente difundido entre a comunidade acadêmica interna, bem como, entre as instituições de ensino superior que se congratulam à proposta progressista de Educação Profissional do Instituto Federal. 
 
O Programa de Pós-Graduação Acadêmico em Educação Profissional (PPGEP) funciona nas edificações do IFRN, Campus Natal Central, e, desde 2013 tem ofertado Curso de Mestrado Acadêmico aos pesquisadores para o fortalecimento do campo da Educação Profissional.
 
Ao todo já beneficiou mais de 100 participantes envolvidos no processo formativo, contando com um universo de 57 dissertações concluídas e apresentadas publicamente à sociedade.
 
O PPGEP além de ofertar os Cursos de Mestrado e Doutorado pretende seguir com a sua aquecida agenda de atividades científicas que fortalecem a produção do conhecimento sobre Educação Profissional, a saber: grupos de pesquisa, sintonia com projetos de extensão e ensino, estágios de pós-doutoramento, diálogos para a internacionalização do conhecimento, parcerias nacionais para a realização de eventos científicos, publicações em periódicos qualificados, regime de colaboração de trabalho com as redes de educação municipais e estaduais, entre outras atividades acadêmicas.
 
Para o Reitor do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa, “a instituição recebe com imensa alegria e satisfação a notícia da aprovação do primeiro Doutorado do IFRN, bem como do primeiro Doutorado em Educação Profissional na Rede Federal do Brasil. Isso representa mais um marco histórico para a nossa instituição.
 
Estão de parabéns os professores pesquisadores, gestores, técnicos e egressos do Programa que com determinação e engajamento se imbuíram da responsabilidade de aprovar mais essa oferta curricular, tornando possível a completude do ciclo de verticalização acadêmica em nossa cultura institucional”.
 
O Professor do IFRN Dante Moura, expoente nacional no diálogo sobre Educação Profissional e fundador do PPGEP no IFRN, ressalta que “a aprovação do doutorado acadêmico em Educação Profissional é um marco na instituição, consolidando o pioneirismo iniciado com o mestrado acadêmico.
 
A conquista é fundamental para o estado do Rio Grande do Norte, pois é o segundo doutorado em educação; para o nordeste, para o país, para rede federal, para o subcampo da Educação Profissional como campo de conhecimento, que tem necessidade de ampliar o seu diálogo na perspectiva crítica e para a formação humana integral do sujeito.
 
Assim, esse doutorado é fundamental para alimentar a manutenção do projeto de sociedade includente por meio da Educação Profissional.
 
Estão de parabéns todos os que fazem a instituição e os colaboradores desse desafio, inclusive os professores que implantaram a cultura da pós-graduação no IFRN, por meio da Especialização Proeja, ainda em 2006. O objetivo agora é consolidar o PPGEP e avançar na conquista do conceito 5.”
 
Do outro lado do atlântico, o Professor Doutor José Carlos Morgado, Diretor de Departamento no Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga/Portugal, instituição parceira no Programa de internacionalização, congratulou-se com o IFRN por meio das seguintes palavras destinadas à Pró-Reitora de Pesquisa: “Acabo de perceber uma notícia muito importante.
 
Muito parabéns pela atribuição pela CAPES do Doutorado em Educação Profissional ao IFRN. Congratulo-me imensamente com essa conquista. Vocês merecem porque têm feito um investimento muito significativo na formação dos vossos quadros de servidores”.
 
Com a aprovação da oferta de Doutorado do PPGEP a produção de conhecimento sobre Educação Profissional passará a se organizar por meio de três Linhas de Pesquisa:
 
1) Políticas e Práxis em Educação Profissional;
 
2) Formação Docente e Práticas Pedagógicas na Educação Profissional; e,
 
3) História da Educação Profissional. Uma vez vencida o desafio da aprovação, os responsáveis pelo PPGEP deverão se debruçar na elaboração do Edital para consubstanciar o primeiro processo seletivo. Sobre isso, o coordenador do Programa, o Doutor José Mateus destaca que “o processo seletivo será exigente e rigoroso, conforme o ritual adotado pelo PPGEP durante esses seus cinco anos de seleção. Há um grupo significativo de egressos, bem como uma demanda represada da sociedade, que apresentam desejo em concorrer as dez vagas ofertadas para turma inicial que ingressará no ano de 2019. Inaugura-se nova etapa na história da Pós-Graduação no IFRN.”   
 
Para os interessados, a secretaria do Programa de Pós-Graduação do IFRN  chama a atenção para as seguintes datas:
 
1. Lançamento do edital: 21/12/2018;
2. Período de inscrições: de 14/01 a 03/02/2019;
3. Total de 3 linhas de pesquisas;
4. Número de 10 vagas para serem selecionadas.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).