Andrezza Tavares

09/12/2018 11h43
Que ideias sobre a “Teoria da Atividade” em ciências da educação você conhece?
 
Perfil sobre Galperin, teórico que pensa o desenvolvimento do estudante na perspectiva formativa conceitual.

 

Por Andrezza Tavares

(@prof.andrezzatavares)


 
Piotr Yakovlevich Galperin é um cientista russo no campo da psicologia geral e educacional. É autor de teorias e abordagens conhecidas em todo o mundo. Continuador do pensamento histórico-cultural de Vygotsk e de Leontiev. Criou uma teoria do desenvolvimento psíquico conhecido como Teoria da Formação por Etapas das Ações Mentais e dos Conceitos.
 
O teórico é psicólogo idealizador da “Teoria da Atividade” que se harmoniza com os pressupostos do sócio- interacionismo, pertencente a escola da psicologia da educação que exalta a História, a Cultura e o Interacionismo. Os seus estudos desenham a perspectiva do processo de internalização do conhecimento a partir da atividade.
 
A teoria da Galperin consiste em: 1) encontrar a forma adequada da ação; 2) descobrir a forma material de representação da ação; e por fim, 3) transformar essa ação externa em interna. A ação está relacionada a uma dimensão prática, influenciada pelas condições materiais e objetivas (externas). Já o termo mental se refere a algo que acontece numa dimensão psicológica (interna), que envolve elementos de natureza abstrata e imaterial.
 
Para Galperin, quando se estrutura uma ação completamente nova, sua forma é primeiro material, em seguida, verbal e, por último mental. Para que o desenvolvimento aconteça na sua perspectiva, orientam-se aos mediadores algumas etapas, a saber:
 
Motivacional: início da ação. É considerada uma etapa preparatória para a assimilação do conhecimento e oportuna para a exploração de situações-problema coerente com a realidade em que vive os alunos.
 
Estabelecimento do esquema da Base Orientadora da Ação (BOA): constitui em um projeto de ação que pretende evidenciar todas as partes estruturais e funcionais da ação (orientação, execução e controle). Essa etapa deve ser implementada de modo a permitir a elaboração conjunta entre professores e alunos.
 
Formação da ação no plano material ou materializado: os alunos executam ações em parceria com os colegas. Ainda não ocorre no plano mental, mas em um plano concreto, que vai se abstraindo à medida em que são formuladas por meio da linguagem tudo o que realizam materialmente.
 
Formação da ação no plano da linguagem externa: a linguagem externa é entendida como a interação entre alunos e professor. A linguagem ao ser interiorizada vai sendo assimilada e assumindo significado relacionando-se aos interesses e as convicções da personalidade.
 
Mental: momento em que a linguagem interna se transforma em função mental e proporciona ao aluno novos meios para o pensamento.
 
A “teoria da atividade” destaca o papel das ações externas no surgimento e na formação das ações mentais para o processo de ensino. O pequeno Perfil sobre Galperim busca inspirar pesquisas aprofundadas sobre sua teoria da Psicologia da Educação ainda pouco estudado entre os educadores. 
 
 

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