Claudino Leite

06/11/2018 00h30
PARE E PENSE...
“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o tomem em consideração” (Eclesiastes 7:2).
 
SAULO, COM SAUDADE...
Dia 2 de novembro - Dia de Finados, referenciado aqueles que partiram. Resolvi escrever sobre ele, meu inesquecível mano. Saulo dos Santos Leite, advogado e jornalista, o primogênito de sete irmãos, o xodó da mamãe, Maria Leite, hoje, gozando às bem aventuranças eternas. Saulo, homem admirável. Aprendi com ele as mais valiosas lições de misericórdia. Ensinou-me, com exemplos edificantes, que o perdão é dom de Deus. A nós, pobres mortais, basta-nos a graça de saber compreender o erro alheio que é nosso também. Tinha uma veia histriônica que, provocada, quase matava de rir a roda de amigos. O humor fidalgo e finíssimo de sempre, foi um dos traços mais luminosos de sua inteligência. Tramava com palavras sempre judiciosas a paz entre desafetos ocasionais. Sua alegria era fazer amigos. Era um pontífice. Gostava de pregar a concórdia na surdina.Sabia operar no invisível. Quando não podia atuar de viva voz, valia-se da palavra escrita na qual era um mestre incomparável. Adorava escrever. Era uma das mais fulgurantes vocações epistolares que conheci. Sem ele, o que tem sido de mim, este mau rabiscador, na hora das minhas perplexidades existenciais? O que tem sido de mim nas minhas inseguranças intelectuais e dos meus tormentos gramaticais? Num telefonema, ele serenava a minha alma e arejava minha ignorância. Sou profundamente grato às enciclopédias Britânica e à Barsa, que enobrecem a minha simples biblioteca. Porém, ele era a minha enciclopédia preferida. Pelo calor humano. Pela ternura. Pela sabedoria quase divina com que praticou o dom da amizade. Faleceu em 25 de maio de 2008, vítima de cardiopatia grave, em Fortaleza (CE). Seus restos mortais descansam no Campo Santo do Parque da Paz, na capital cearense até a ressurreição dos Justos. Saulo dos Santos Leite, com indizível saudade.
 
AUMENTO DE IMPOSTOS, NÃO!
A governadora eleita, Fátima Bezerra (PT) em entrevista concedida no Jornal da Noite na rádio 95FM, disse do plano de sua gestão não consta aumento de impostos. Ela tranquilizou a classe empresarial, consciente de que emprego se cria no setor privado, com o qual fará parcerias.  Apontou a segurança como prioridade e disse que já sabe onde buscar dinheiro para implementar as ações que pretende para combater o aumento da violência no Estado. A petista disse que só vai renunciar ao mandato de senadora quando realmente for encerrar seu mandato. Ressaltou que não terá “residência oficial”, e que continuará morando em sua casa em Ponta Negra, zona Sul de Natal. Garantiu: na solenidade de posse, no dia primeiro de janeiro, ou vestirá vermelho ou branco. Deus abençoe a nossa governadora eleita.
 
REBOUÇAS, O NOVO PRESIDENTE DO TJRN
O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) elegeu os novos dirigentes do Poder Judiciário para o biênio 2019-2020.O presidente eleito foi o desembargador João Batista Rebouças, que terá como vice o desembargador Virgílio Macêdo Jr. O corregedor geral de Justiça eleito foi o desembargador Amaury Moura e o diretor da Escola da Magistratura (Esmarn), desembargador Saraiva Sobrinho. O desembargador Ibanez Monteiro foi escolhido Diretor da Revista de Jurisprudência, e o desembargador Vivaldo Pinheiro, o ouvidor, tendo como substituto o desembargador Amílcar Maia. Já para o Conselho da Magistratura os representantes titulares serão os desembargadores Amílcar Maia e Dilermando Mota, e os suplentes os desembargadores Claudio Santos e Zeneide Bezerra. 
 
POSTAGENS DA VIDA
Não esqueçam! Anote na sua agenda: terça-feira, 13 de novembro, no início da noite o advogado e diretor do IPEM-RN, meu amigo, Cyrus Alberto Araújo Benevides, lançará o seu livro “Postagens da Vida”, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Candelária, com todas às pompas que manda o calendário cultural de Natal. O colunista teve acesso aos originais da obra, constatando ser um belo trabalho.
 
A POSSE DE BOLSONARO
O grupo que trabalha para organizar a posse do presidente eleito Jair Bolsonaro estima que pelo menos 60 delegações estrangeiras vão prestigiar o momento em que o capitão assumirá o comando do Brasil, em 1º de janeiro de 2019.
 
O INGLÊS DO GENERAL
Vice-presidente eleito, o general Hamilton Mourão concedeu entrevista à rádio BBC de Londres. Em inglês fluente, rebateu as acusações de autoritarismo, perseguição a minorias e à oposição derrotada nas urnas. E tudo isso sem cometer nenhuma gafe.
 
ELOGIOS AO PRESIDENTE
Pastores evangélicos e políticos aliados do presidente eleito, Jair Bolsonaro, elogiaram o anúncio do juiz Sergio Moro como novo ministro da Justiça e da Segurança Pública. Enquanto muitos analistas políticos faziam críticas de suposta falta de isenção do juiz em programas de TV e em suas colunas de jornal, nas redes sociais os brasileiros comemoravam. Os termos “Moro” e “Ministro da Justiça” chegaram a figurar entre os mais populares no Twitter ao longo do dia.
 
BASE MILITAR
O ex-embaixador americano Thomas Shannon disse mais cedo que os EUA poderiam apoiar a entrada do Brasil na OTAN. O Site O Antagonista apurou que está na mesa de negociações a implantação de uma base militar norte-americana no Nordeste e a assinatura de um convênio para reconstrução e uso da base de lançamentos de Alcântara, município da Região Metropolitana no Estado do Maranhão.
 
PSICOLOGIA INFANTIL
Você que está precisando de um acompanhamento em Psicologia Infantil para o seu filho. Anote: A amiga e colega leal de trabalho, psicóloga, Ilike Maia, uma das melhores especialistas da capital potiguar em Psicologia Infantil, atende diariamente na conceituada Clínica Reability Center no bairro de Lagoa Nova em Natal. Mais informações pelo telefone (84) 3084-5565, conveniada com diversos planos de saúde.
 
OFTALMOLOGIA
Segundo o médico oftalmologista Isaac Mário de Araújo Cunha, da Assembleia de Deus, em Candelária e primeiro suplente de vereador de Natal pelo PHS revelou à coluna que a visão é um dos principais contatos do homem com o mundo exterior, portanto, cuidar dos olhos é essencial para viver bem. Isaac, também afirma que, novas tecnologias e novos métodos tem beneficiado muitas pessoas no País.
 
CALENDÁRIO DE PAGAMENTO
O Governo do Estado dá continuidade ao pagamento dos salários de outubro do funcionalismo. Já receberam, dentro do mês trabalhado, os servidores da Educação, Detran, Ipern, Idema, Jucern, DEI e Arsep. No dia 7 de novembro receberão os servidores da área de segurança: Sesed, Sejuc, PC, PM, CBM, Itep e policiais do Gabinete Civil e da Vice-Governadoria (ativos, reformados e pensionistas). No sábado (10) receberão os servidores ativos da saúde e demais servidores ativos e inativos que ganham até R$ 5 mil. Para a faixa acima de R$ 5 mil, o Governo irá acompanhar as receitas e anunciar em breve a data de pagamento.
 
ELEIÇÃO
Segunda-feira, 12 de  novembro tem eleição da nova Diretoria do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, para o triênio 2019-2021. Pelo jeito do cenário, teremos chapa única com a reeleição da atual diretoria, presidida por Ormuz Barbalho Simonetti, que vem fazendo uma lúcida administração.
 
CHEFE DA DERMATOLOGIA
O médico Arnóbio Penha Pacheco, PHD nas doenças da pele assumiu recentemente à chefia do Departamento de Demartologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal (UFRN).
 
SILÊNCIO DE CARLOS EDUARDO
O ex-prefeito de Natal Carlos Eduardo Alves guarda silêncio depois da derrota na eleição passada para governador, mas sua esposa Andréa Ramalho anda fazendo barulho. Com jeito de quem deseja ser candidata em 2010. A prefeita de Parnamirim? Pode ser! 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).