Claudino Leite

23/10/2018 00h10
PARE E PENSE...
“A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio” (Martin Luther King, líder negro norte-americano).
                                      
A FÉ ABRE ESPAÇO À TECNOLOGIA
O mundo de forma global, não é mais o mesmo. Não bastassem os casais cada vez mais monossilábicos e dedicados aos seus próprios equipamentos eletrônicos, com telefones modernos e capazes de lhe manter em contato com o planeta de forma permanente; agora até a fé sofre com a interferência tecnológica. E não me refiro aqui às missas e os cultos evangélicos onlines ou a bíblia digital, hoje disponibilizada na palma da mão para qualquer proprietário de smartphone, invenção do século XX que domina o mundo. Refiro-me à realização de cultos religiosos com o uso de tabletes em substituição aos papéis do evangelho. Outro dia, presenciei uma cerimônia de um  belíssimo casamento onde o ministro evangélico oficiante, inteligente e cativante, não conduzia um exemplar do Santo Livro. Pois bem, lhe bastou um moderno equipamento, pouco maior do que sua mão, para levar aos nubentes e demais participantes as palavras de conforto estímulo aos participantes belo enlace matrimonial. Dessa maneira, nem mesmo a fé tem conseguido escapar da influência da atualidade num mundo combalido em que vivemos, marcado pela convivência virtual nas redes sociais. Outrora, levar a palavra de Deus aos cristãos motivou os apóstolos inspirados por Deus a escrever o livro mais vendido no mundo até hoje – a Bíblia Sagrada – no presente, tudo está disponível em um estalar de dedos. Imaginem! Como serão processadas as missas e os cultos nas igrejas em um curto espaço de tempo. Quando surgirão os padres e os pastores com a coragem de abandonar a enorme bíblia dos púlpitos e substituí-la pelo seu computador pessoal? Por conseguinte, não será uma mudança fácil. Na igreja, o conservadorismo é uma realidade. Muito embora religiosos dos mais respeitados do país e do mundo estejam presentes com seus próprios perfis no Twitter ou Face Book. Até mesmo o papa Francisco, e o saudoso missionário norte-americano Billy Graham, pregando a humanidade para  a salvação dos homens, estão presentes no mundo dos contatos através da rede mundial de computadores. Por fim, é a fé abrindo espaço à tecnologia. Aí, será o momento de uma reflexão em que as atualizações do planeta contribuíram. Efetivamente, a fé do povo não aumentará nem diminuirá. O que importa não é a evolução tecnológica, porém, o conteúdo evangelístico em propalar as boas novas e as doutrinas bíblicas. Corroborando o que diz a palavra de Deus: “O Céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não há de passar” (Mateus 24.35).
 
TÁ CHEGANDO A HORA
Domingo, 28 de outubro chega a hora da decisão, para os cidadãos brasileiros cumprirem com o seu dever, com todo mundo querendo ter direito a votar como quiser, porém sem reconhecer nos outros a mesma prerrogativa, os líderes precisam ter os pés no chão. O que tinha de fazer, fizeram. Agora, é reconhecer que estão se oferecendo ao povo - não para ganharem um prêmio, mas para carregar a grande responsabilidade de colocar o Brasil nos trilhos.Têm que estar preparados para encarar, com grandeza e, ao mesmo tempo, com humildade, o resultado que sair das urnas.Tudo que aconteceu antes, especialmente os ataques, as agressões e até o jogo sujo, deverá ser esquecido e creditado à exacerbação incontrolável da campanha. O eleito terá a obrigação de honrar os votos recebidos. E reconhecer - nos que o enfrentaram, não inimigos a serem humilhados e/ou exterminados, mas patriotas que também, com todo direito, ansiavam o privilégio de governar o país. Não alcançaram o objetivo, mas engrandeceram a disputa democrática, curvando-se ao julgamento soberano e livre da população.
 
CHEGA DE BLA-BLA-BÁ
Tenho pra mim, que um bom candidato a presidente da República teria que ter, primeiro, postura e ação de estadista. Não é qualquer um, por mais bem intencionado e preparado que seja, que está credenciado a ser um bom candidato a presidente da República. Primeiro tem que ser um estadista.  Colocar a Nação e seu povo em primeiro lugar.  E não os seus próprios sonhos, suas próprias ambições, sua vaidade.O problema é comunicar isso. Por meio de palavras, nem pensar. Quem iria acreditar? Ninguém.Tinha que ser por atitudes. Por gestos. Por comportamento. Exemplos. História de vida. Chega de bla-bla-bá.
 
QUE LUXO!
O Rio Grande do Norte pode ter um senador com nome francês. A primeira consequência de uma vitória da senadora Fátima Bezerra (PT) na disputa pelo governo Estado  passaria a ter um senador com nome francês: Jean Paul Prates. É o nome do suplente dela no Senado Federal.Com um nome lorde desse, só pode ser um profundo conhecedor das dificuldades enfrentadas pela nossa gente. Que luxo!
 
ORIENTAÇÕES ELEITORAIS
O Ministério Público Eleitoral repassou aos representantes do Partido Democrático Trabalhista (PDT), Partido dos Trabalhadores (PT) e Partido Social Liberal (PSL) orientações quanto ao segundo turno das eleições no Rio Grande do Norte. O objetivo é reforçar a mensagem de que o sistema de votação é plenamente confiável e também prevenir casos de violência, de fraudes e mesmo buscar formas para que tudo transcorra da maneira mais tranquila possível no dia 28 próximo.
 
O CAPITÃO É ASSIM
É preciso reconhecer que o senador-eleitor pelo Rio Grande do Norte Capitão Styenson Valentim honrou sua palavra quando disse no primeiro turno das eleições que não procuraria nenhum político do Estado para fazer campanha. Cumpriu. Repete agora no segundo turno o gesto que fez no primeiro. Embora sendo assediado pelos candidato ao governo do Estado nas eleições do segundo turno manteve idêntico posicionamento.
 
PROPOSTAS DOS PRESIDENCIÁVEIS
Só 12% dos eleitores de Jair Bolsonaro (PSL) e 15% dos de Fernando Haddad (PT) citam o conjunto de propostas dos candidatos para decidir seu voto, segundo levantamento do Datafolha. As maiores parcelas, nos dois casos, se sentem motivadas pela rejeição ao outro - especialmente pronunciada na faixa que recebe mais de dez salários mínimos - e, no caso do capitão  do Exército reformado, pelo desejo de mudança.
 
UTILIDADE PÚBLICA
Desde segunda-feira (22), o Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP-RN) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), deram início na sede dos Correios, no bairro da Ribeira, a execução do projeto piloto de emissão de carteiras de identidade nas agências dos Correios no Rio Grande do Norte. O projeto começou em Natal e, gradativamente, será expandido para os demais municípios do estado. 
 
CAMISETA
Seguem à venda as camisetas do Outubro Rosa do Grupo Reviver. Quanto mais peças vendidas mais mulheres beneficiadas com os exames gratuitos. As camisetas estão à venda ao preço de R$ 25,00 nas lojas Mulher Rendeira do Midway e Avenida Afonso Pena e nas lojas Mardelle do Centro, Midway e Partage Norte Shopping. Para se ter uma ideia da importância da adesão da sociedade à campanha, em 2017, o número de mulheres atendidas no mutirão de mamografias do Grupo Reviver com indício de câncer de mama quase dobrou em relação a 2016, passando de 8% para quase 15%. O que torna ainda mais importante o engajamento da população. 
 
HORÁRIO DE VERÃO
Decreto presidencial estabelece que o Horário Brasileiro de Verão 2018/2019 começa às zero hora do dia 04 de novembro de 2018. A partir da meia-noite do dia 04 de novembro, os relógios brasileiros serão adiantados em uma hora nos estados em que o Horário de Verão é válido.Este ano, o Horário de Verão começa mais tarde por conta das Eleições 2018.
 
HORÁCIO PEDROSA
Meu abraço, para o meu amigo, irmão na fé, soldado do Exército de Cristo, Horácio Pedrosa, leitor assíduo da coluna, pioneiro na radiofonia esportiva potiguar, atuando nas emissoras Rádio Nordeste e Poti de Natal, engrandecendo à imprensa esportiva do rádio norte-rio-grandense.
 
ENÉRGIA ELÉTRICA
O Governo Federal estuda fazer uma alteração, por meio de um decreto, viabilizando um leilão polêmico das usinas térmicas do Nordeste – que, na prática deverá elevar a conta de luz de todos os consumidores de energia, famílias e empresas. A ideia é criar um novo conceito de contratação “leilão de potência”. Para isso, seria feita uma mudança em um decreto de 2008, a qual regulamenta os leilões de reserva. Um tipo de contratação em que o governo compra energia que será gerada, possibilitando o empreendimento e repassa os custos para a conta de luz. E assim, que paga o pato é o consumidor. 
 
FELICIDADE NA BEBIDA?
O rei grande Israel, o sábio Salomão procurou a felicidade na bebida, na riqueza, no prazer e na fama. Ao final, descobriu que tudo isso não passava de vaidade. A palavra "vaidade" significa "correr atrás do vento". Tem cor, mas não conteúdo. Tem aparência, mas não consistência. Tem movimento, mas não permanência. O sentido da vida está no temor a DEUS. Somente em DEUS encontramos razão na nossa vida. Somente na SUA presença há plenitude de alegria!
 
QUILOMETROS PECORRIDOS
Não se avalia uma estrada pelos quilômetros percorridos nem pelo tempo gasto em percorrê-la. O que se mede, e que nos marca, serão os obstáculos vencidos antes de atingirmos o nosso propósito. A vida é como uma estrada onde os obstáculos a serem vencidos, por vezes, são quase intransponíveis ou insuperáveis. pois muitas pedras ocultas e dos interesses pessoais nem sempre confessáveis. Mas, felizmente, existe uma luz que penetra na escuridão iluminando a jornada, ensejando-nos a alternativa de contornar ou transpor as pedras ali colocadas pela Divina Providência, objetivando nos lapidar o espírito. A luz melhor é aquela de quem conhece o caminho, de quem já trafegou pela estrada; é a luz da amizade; amena, sincera e desinteressada, como a dos verdadeiros amigos. .
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).