Andrezza Tavares

22/10/2018 13h46
 
Ideias sobre a importância da brincadeira, do brinquedo e da poesia para a educação infantil
 
Por: Dra. Andrezza Tavares e Esp. Maria Geovânia Marinho
 
O gosto pela brincadeira na escola pode chegar na criança, principalmente pela oralidade. Os professores em sala de aula devem criar um clima de comunidade brincante e criativa, sendo o professor o responsável pela orquestração dessa atmosfera.
Ao estimular oralmente, o professor fornece as crianças a possibilidade de ampliar a sua capacidade e esquemas de antecipação da realidade. O material didático inspirado em brincadeiras na sala de aula propõe que os professores tenham base conceitual, procedimental e atitudinal de caráter criativo. 
 
A brincadeira na infância promove os seguintes benefícios à criança: 1) aprendizagem espontânea, sem pressão ou medo de errar, com prazer pela aquisição do conhecimento;  2) desenvolvimento da sociabilidade, fazendo amigos e aprendendo a conviver respeitando o direito dos outros e as normas estabelecidas pelo grupo; 3) participação das atividades, pelo prazer de brincar, sem visar recompensa ou temer castigo, mas adquirindo o hábito de estar ocupada, realizando atividades inteligentes e criativas; e a 4) descoberta de sua vocação e busca pelo sentido para sua vida. 
 
O brinquedo destinado à infância deve propor desenvolvimentos sensoriais e imagéticos. A criança ao transformar as imagens em expressão pela linguagem oral, entra na composição do elemento lúdico. A compreensão do prazer proporcionado pelo brinquedo fortalece o desenvolvimento social, emocional e afetivo infantil.
 
Uma outra forma de permitir a brincadeira na sala de aula é estimular a poesia na educação infantil. A proposta da leitura poética na educação infantil com o seu caráter lúdico compreende uma experiência que antecipa o processo de observação e compreensão do mundo de forma disciplinada e subjetiva. Trabalhar com a subjetividade da criança é fundamental para o desenvolvimento diante dos diferentes desafios de estar no mundo.
 
O brinquedo,  a brincadeira e a poesia na  educação infantil devem estimular as crianças para o pensamento, a imaginação, a escuta, a escrita, a visão, inclusive, para o tatear do livro e de outros artefatos culturais fundamentais para o desenvolvimento. Por meio desses contatos a criança ampliará as possibilidades de sentir e de pensar sobre a sua condição, as suas emoções e seus afetos no mundo. 
 
REFERÊNCIAS   
 
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2. ed. Rio de Janeiro: LCT, 1981.  
 
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 10. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2007.
 
VYGOTSKY, Lev S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
 
PIAGET, Jean. Seis estudos de psicologia. (Trad.) Maria Alice M. D’Amorim; Paulo S. L. Silva. 13. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1971. VYGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 2001. ______. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 2003.
 
WALLON, Henri Wallon (antologia). São Paulo: Ática, 1986. APUD ARANTES, 1981. ______. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1981
 

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