Claudino Leite

16/10/2018 00h28
PARE E PENSE...
 “A Bíblia é uma força viva, um livro que sobrepuja a todos os outros. A alma jamais poderia vaguear sem rumo, se tomar este livro como o seu guia. (Aristocrata, ex-imperador da França).
 
AMIGO VERDADEIRO É ASSIM
Amigo é aquele que nos instantes das tribulações e tormentas, conforta-me e escuta, apesar da minha linguagem não verbalizada.  Tenho vários amigos, não vou citar nomes para não cometer injustiça e perder nas prateleiras da memória. Perdoe-me! No entanto, eles são leais, têm apreço e me consideram. Isso é gratificante, emociona e dá aquele combustível propulsor para continuar a minha jornada terrena. Amigo é o que está disponível em todos os momentos, sem se dar conta de sua potencial fortaleza para os meus frágeis alicerces na nostalgia do desencanto. É o projeto arquitetônico e condução aos rumos da minha existência. Um grande amigo, inesquecível, foi meu velho pai, José Claudino Leite.  Trouxe-me ao mundo e ensinou a conquistar e preservar amigos. Um dos ensinamentos ensinamentos de papai, ele expressou com sua brilhante frase: “Claudininho, meu caçula querido, “se é de você fazer um inimigo, faça dez amigos, cumprimente a todos, seja cordial, atencioso e cativante”. É o que tenho tentado fazer em cada momento da vida. Amigo é o que ri e comigo chora, intriga-se, revolta-se, reclama, ausenta-se depois volta. Sim, volta amadurecido, consciente e mais amigo. Amigo oferta favores sem cobranças. É aquele que também quando adoece deixa-me  triste e quando morre arranca um pedaço de mim. Amigo não tem sexo, posso abraçá-lo, beijá-lo e dizer “eu te amo” na frente de tudo e de todos, sem levantar preconceitos. Meus amigos são tolerantes, escutam-me quando silencio ou até mesmo quando falo muito. Tudo tem uma reposta ou significado para eles o que muito significa para mim. São respostas aos meus anseios, a recíproca é verdadeira. Quando os critico não faço diante de outros, porquanto eles merecem total respeito. Amigos verdadeiros suportam os meus defeitos e reconhecem as minhas virtudes. São aqueles que considero como irmãos autênticos, sabendo que muitas vezes um irmão nem sempre  é um confiável amigo. Há pessoas que surgiram em meu caminho como um breve pensamento e aos poucos foram conquistando-me e tornando-me feliz. São os meus novos amigos e assim serão. Sou gratificado, visto que a maior riqueza que possuo são os meus amigos. Mas, ressalte-se que o melhor amigo que encontrei, companheiro inseparável de todas as horas, que acalenta, estanca as minhas lágrimas e estanca o meu pranto – seu nome é Jesus. “Nenhum amigo há igual a Cristo! Não, nenhum! Não, nenhum! Repreende com dulçor e me anima com vigor. Sim, o melhor amigo é Cristo”, diz a bela canção do hinário batista. 
 
EVANGÉLICOS NA POLÍTICA
O prato do dia na mesa dos brasileiros é o resultado do pleito ocorrido em 07 de outubro passado. Então, vejamos o que mais chamou a minha atenção:Nos últimos anos tem aumentado significativamente a presença de representantes dos evangélico nas Casas Legislativas deste País: Senado, Câmara Federal, Assembleias Legislativas, além das Câmaras Municipais. O fenômeno é resultante do aumento da população do nosso país. Há 30 anos a população evangélica era 10% e, atualmente, atingiu o patamar de 30%. Foi constatado que em nosso Estado esse percentual de aumento dos cristãos é praticamente o mesmo percentual do nacional, isto é, aproximadamente, 25%. Aponta pesquisa efetuada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dessa maneira, surpreendido, mas sem vanglória ou ufanismo religioso por entender que o evangélico tem mais interesse pela leitura da Bíblia Sagrada, para serem mais obedientes e conscientes da praticidade dos ensinamentos cristãos. Particularmente, no Rio Grande do Norte, divididos sem chegar um consenso, pois seus projetos são pessoais e familiares só foi eleito  da Assembleia de Deus o deputado estadual, o médico e auditor fiscal, Albert Dickson de Lima (PROS), com 31.698 votos. Pelo menos é o que chegou ao conhecimento do colunista.
 
SEGMENTO DIVIDIDO
O resultado das eleições de 2018 realizado domingo, 07 de outubro, no Rio Grande do Norte, culminou na derrota do experiente pastor licenciado da Assembleia de Deus, deputado federal Antônio Jácome de Lima Junior (PODEMOS), candidato ao Senado Federal. Além do deputado Antonio Jácome, a divisão de votos dos candidatos a deputado federal, fez gerar a perda da vaga do seguimento evangélico na Câmara Federal. A médica Carla Dickson (PROS), cotadíssima para vencer às eleições e conquistar a  cadeira federal, obteve 60.590 votos, ficando apenas na primeira suplência da coligação.A vereadora assembleiana Carla Dickson perdeu a vaga para o filho do governador Robinson Faria, o deputado Fábio Faria (PSD), que atingiu 70.350 votos, ficando à frente de Carla por apenas 9.760 votos . A saída do vereador Thiago Cartaxo, candidato a deputado federal, apenas ''atrapalhou'', pois ele obteve 16.682 votos, sendo apenas dentro do seguimento evangélico. Enfim, sem Cartaxo, a vitória de Carla era certa, visto que o seguimento atingiria 77. 272 votos, que eram suficientes para vencer Fábio Faria.
 
BOLSONARO & HADDAD
O instituto de pesquisa Datafolha aponta que o presidenciável Jair Bolsonaro (PSL),  aparece com 58%, enquanto o candidato petista apresenta 42%, isto é, uma diferença  de 14 pontos de vantagem conta Fernando Haddad do PT. Laventamento considera só os votos válidos.
 
HADDAD, CNBB E EVANGÉLICOS
Na batalha pela conquista do voto dos cristãos, o candidato Fernando Haddad (PT busca aproximação com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e, também, com o segmento evangélico.A entidade católica confirmou que foi procurada pelo representante do ex-presidente Lula e que fará uma reunião com Haddad.“A CNBB é uma instituição aberta ao diálogo com pessoas e grupos da sociedade brasileira. É comum, em período eleitoral, que candidatos de diversos partidos e grupos políticos solicitem agenda e sejam recebidos, sem a presença da imprensa”, ressaltou Dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário-geral da CNBB. Segundo o jornal Folha de São Paulo, o PT está mapeando as igrejas evangélicas que apoiaram Bolsonaro no primeiro turno e irão buscar uma aproximação com líderes de denominação que ainda não se posicionaram. Um encontro deve acontecer entre o candidato Haddad e pastores até o final desta semana. A sigla pretende usar o casamento de 30 anos de Haddad como “modelo” de defesa da família, citando que o candidato Jair Bolsonaro (PSL) está em seu terceiro casamento. Assim, o petista tentará se mostrar como o verdadeiro representante da família tradicional.
 
HORROR À CORRUPÇÃO
Em postagem no twitter, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, afirmou que o horror à corrupção misturou tudo - bons e maus. E assinalou: "Novo não quer dizer melhor, mas diferente". O ex-presidente deixou um alerta na sua postagem: "O futuro é incerto". Mas, salientdou: - O passado, contudo, não volta. Transcrevo, na íntegra, a postagem de FHC: “A história as vezes abre caminhos a golpes de machado. Muitos dos que mandavam no Congresso caíram nas eleições, um tsunami. Novo não quer dizer melhor,porém diferente. O horror à corrupção levou de roldão bons e maus. O futuro é incerto. O passado, contudo, não volta”.
PONTE AÉREA
Lúcida e talentosa, a jornalista Tarcyla Costa, minha editora no saudoso jornal “Correio da Tarde”,vem se destacando nos últimos anos aos segmentos de assessoria de imprensa (há sete anos é assessora do excelente Cascudo Bistrô) e produção de conteúdo para diversas publicações.Recentemente concluiu mais uma edição do Guia Comercial Ache Aqui, que circula em Natal e região metropolitana norte-rio-grandense. Até o final de outubro, dois outros produtos editoriais com conteúdo e edição assinados por ela chegam ao mercado potiguar – a 219ª edição da revista Telepesquisa, além da 4ª edição da Casta Real Magazine. Morando desde fevereiro de 2017 em um sítio na região do Vale do Ribeira, em São Paulo, atualmente a jornalista trabalha, a maior parte  do tempo, em home office. Porém, a cada três meses ela faz a ponte aérea entre a capital paulista (onde atua com a produção de conteúdo para web e gestão de redes sociais) e a capital natalense.  Um trabalho que merece nosso aplauso.
 
MUDANÇA IDEOLÓGICA
O resultado das urnas formou na maré da política nacional um tsunami conservador engolindo uma marola progressista. Além de eleger centenas de perfis de direita, anunciou o sumiço de partidos do espectro da esquerda que não atingiram o exigido pela norma da cláusula de barreira.
 
CHEGA DE BLA-BLA-BÁ
Tenho pra mim, que um bom candidato a presidente da República teria que ter, primeiro, postura e ação de estadista. Não é qualquer um, por mais bem intencionado e preparado que seja, que está credenciado a ser um bom candidato a presidente da República. Primeiro tem que ser um estadista.  Colocar a Nação e seu povo em primeiro lugar.  E não os seus próprios sonhos, suas próprias ambições, sua vaidade.O problema é comunicar isso. Por meio de palavras, nem pensar. Quem iria acreditar? Ninguém.Tinha que ser por atitudes. Por gestos. Por comportamento. Exemplos. História de vida. Chega de bla-bla-bá.
 
CIENTISTA POLÍTICO
Homero Costa. professor do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal  (UFRN), avalia que o primeiro turno das eleições no Brasil foi marcado por intolerância e violência nas redes sociais. O especialista culpa a beligerância  das candidaturas envolvidas  na disputa eleitoral pelo acirramento do ânimos entre os eleitores. “Vivemos um clima de muito ódio. É um momento de muita intolerância. O grande mérito da democracia é aceitar a opinião das pessoas”, afirmou Costa, em entrevista concedida à imprensa de Natal.
 
AO MESTRE, COM CARINHO.
Minha homenagem a todos os professores e professoras do nosso país pela passagem do seu dia - 12 de outubro. Que a nobre missão de que são  incumbidos de ensinar o saber  impulsione a cada vez mais na construção de uma sociedade mais igual e mais humana, e que os dissabores por que passam, sempre relegado pelos poderes constotuídos sejam menores do que o amor que possam no dedicar no sacerdócio dessa nossa missão! Parabéns professor!
 
O LÁPIS
Com ele, podemos escrever nas linhas muito da nossa história.  O amor sincero proporciona grande felicidade. Aproveite cada minuto como se fosse o primeiro. Com o lápis, nada me aborrece, só me fortalece! Com o lápis, escrevo que ser feliz é uma necessidade de todos. O que seria do lápis sem o apontador? O que seria da vida sem as aflições? Aproveite cada minuto como se fosse o primeiro. Espontaneidade, humildade, submissão e amoldamento. Eis a vida do lápis, semelhante e as nossas vidas. O lápis corre de mão em mão, mas cada pessoa tem um sentimento diferente. Enfim, como seria nós se não existisse o lápis? 
 
CONSELHO DE EDUCAÇÃO
O professor Laércio Segundo de Oliveira, várias vezes ex-secretário de Educação do governo do Estado e da prefeitura de Natal, é o novo presidente do Conselho Estadual de Educação, órgão técnico normativo do sistema estadual de ensino, que tem, entre outras atribuições, as de acompanhar e avaliar o funcionamento de todos os estabelecimentos vinculados ao ensino básico sediados no Rio Grande do Norte. Também é responsabilidade do conselho supervisionar as escolas de ensino superior pertencentes ao governo potiguar, a Universidade Estadual (Uern) e o Instituto Presidente Kennedy, devendo também passar a fazer este trabalho em relação à Escola de Governo, vinculada à secretaria estadual de Administração.
 
HINO NACIONAL
É um símbolo sagrado da nação, tal como a própria bandeira. O belíssimo Hino Nacional Brasileiro, de Francisco Manuel da Silva, foi escrito em 1822 e 1823, e em 6 de setembro de 1922 foi oficialmente adotado pela República Federativa do Brasil, já com a letra de Osório Duque Estrada. Cabeça erguida, mão direita no peito esquerdo e, na voz, o tom bradante de patriotismo, é assim que se deve cantá-lo.
 
O TEMPO
Ele é como um rio. Você nunca poderá tocar na mesma água duas vezes, porque a água que já passou, nunca passará novamente. Aproveite cada minuto de sua vida e lembre-se: Nunca busque boas aparências, porque elas mudam com o tempo. Não procure pessoas perfeitas, porque elas não existem. Mas busque, acima de tudo, um alguém que saiba o seu verdadeiro valor.Tenha 4 amores: Deus, A Vida, a família e os amigos. Deus, porque é o dono da vida; A vida porque é curta; A família porque é única e os amigos porque são raros!                                           
PARABÉNS!
Palmas! Com os vivas de felicidade para o meu querido sobrinho Jovan Júnior, que mora no Recife e meu amigo Raldair Amaral, presidente do Mala Esporte Clube do bairro das Quintas de Natal pelo transcurso de seus aniversários na semana passada. Longuras de anos e longevidade de vida deseja o colunista aos nataliciantes com as bênçãos de Deus.
 
VOCÊ SABIA? 
Estás preparado! Jesus vem breve! Estamos esperando.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).