Claudino Leite

02/10/2018 17h42
PARE E PENSE
“Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, à minha fortaleza, e nele confiarei” (Salmo 91:1-2).
 
ELEIÇÃO ACIRRADA: VOTO EVANGÉLICO FARÁ DIFERENÇA?
Mais uma vez, estaremos diante de uma eleição decisiva para a Nação Brasileira, que vai acontecer domingo, dia 7 de outubro, quando os eleitores  vão escolher os seus governantes onde os rumos deste país amado e idolatrado como diz com propriedade Osório Duque Estrada, quando escreveu com leveza a letra do nosso belo hino nacional. O voto evangélico, que representa cerca de 25% da população brasileira, será outra vez determinante. Os institutos de opinião pública trabalham a todo vapor demonstrando à população que a linguagem dos números e dos índices é coisa fria, porém, na  expressa a verdade e dá até poema. Basta que os poetas agrupem esses dados de forma adequada com a devida arte. Dessa forma com esse percentual, pode até influenciar o eleitor o escolher o melhor. Diversos candidatos disputam uma implacável guerra para sentarem na cobiçada cadeira presidencial em Brasília (DF), apresentando o seu perfil e declarando que são os verdadeiros “Salvadores da Pátria”. Entre eles temos: Jair Bolsonaro, 63 anos; Marina Silva, 60 anos; Ciro Gomes, 60 anos; Geraldo Alkmin, 66 anos; Álvaro Dias, 73 anos; Henrique Meireles 73, esse é o candidato oficial do governo e Fernando Haddad, 55 anos, entre outros de menor expressão. A campanha está nas ruas. Os candidatos estão de vento em popa apresentando  planos e projetos, visando melhores dias para o povo brasileiro que vivencia a nostalgia do desencanto. Mas, os evangélicos oram, os católicos rezam para que este pais chegue incólume ao porto seguro.Por fim, será que os candidatos correspondem aos anseios do nosso eleitorado, só os evangélicos são 25%, e poderá até fazer a diferença. Afinal, sob a dependência divina, faremos a nossa escolha, ressaltando, via de regra, que o povo tem o governo que merece. Pensamos assim. Os outros...
 
ELEIÇÕES 2018
Domingo, dia 7 outubro, os eleitores irão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais. Saiba quem pode e não pode votar nas eleições: Quem pode votar
O voto é obrigatório para todo cidadão, nato ou naturalizado, alfabetizado, com idade entre 18 e 70 anos. Os presos provisórios e os adolescentes internados, desde que tenham tirado o título de eleitor e estejam em dia com a Justiça Eleitoral. também têm o direito de votar, por não estarem com os direitos políticos suspensos (inciso III do artigo 15 da Constituição Federal).
 
Quem não pode votar.Quem está com o título cancelado por não ter justificado ausência em três eleições consecutivas. No caso das ausências, cada turno de um pleito é considerado como uma eleiçãisolada.Quem perdeu o prazo para justificação e não pagou a multa pela irregularidade. Cidadãos que estão com os direitos políticos suspensos. Quem não participou da revisão biométrica obrigatória no município em que vota. Aqueles que não tiraram o título de eleitor até o dia 9 de maio nem regularizaram sua situação perante a Justiça Eleitoral. Eleitores cujos dados não estejam no cadastro de eleitores da seção constante da urna, ainda que apresente título de eleitor correspondente à seção e documento que comprove sua identidade. A regra consta do parágrafo 6º do Artigo 111 da Resolução TSE nº 23.554/2017, que trata dos atos preparatórios para as eleições 2018. Nessa hipótese, a mesa receptora de votos deverá registrar a ocorrência em ata e orientar o eleitor a comparecer ao cartório eleitoral a fim de regularizar sua situação. Voto facultativo Para jovens com idade entre 16 e 17 anos, idosos com mais de 70 anos e analfabetos, o voto é facultativo. Onde votar?
 
No dia 7 de outubro, o eleitor apto pode ir à sua seção eleitoral das 8h às 17h e votar, de acordo com o horário local. O título de eleitor traz a zona eleitoral e a seção em que o eleitor vota. Quem perdeu o título consegue saber o número do documento no site do TSE. Basta informar o nome, data de nascimento e o nome da mãe. O eleitor em situação regular também pode obter a via digital do título. O aplicativo e Título, está disponível para smartphones e tabletes. Caso o eleitor já tenha feito o recadastramento eleitoral com coleta de biometria, a versão do e Título virá acompanhada da fotografia, o que permitirá sua identificação na hora do voto. Neste caso, bastará apresentar a versão digital do documento para votar. Para quem ainda não fez o recadastramento biométrico, a versão do e Título será baixada sem a foto. Nessa hipótese, o eleitor está obrigado a levar um documento oficial de identificação com foto. Não é obrigatória a apresentação do título de eleitor para votar. O eleitor deve se dirigir à sua seção eleitoral e apresentar ao mesário um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de categoria profissional reconhecida por lei, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.
 
DEBATES DOS CANDITADOS
A InterTVCabugi reunirá candidatos a governador para debate, terça-feira, dia 2 de outubro depois da novela. O jornalista Ari Peixoto, da Rede Globo,foi o  mediador entre os candidatos a governador do Rio Grande do Norte. Na quinta-feira, dia 4, será a vez da TV Globo reunir os candidatos a presidente da República, também depois da novela. O debate será mediado pelo apresentador do Jornal Nacional, William Bonner.
 
NO RUMO DA INCERTEZA
O Assunto dominante em quase todas as prosas, incluindo ai até cochichos que se percebe durante as missas e o cultos é a tal pesquisa eleitoral. Dependendo do instituto, cada pesquisa tem força diferentes conotações, temperos, etc. Há pesquisas para todos os gostos e gastos, notadamente, quando elas aparecem com selo local. As pesquisas estão nas, constituem o prato do dia dos cardápios floreados e são ganchos para jornalistas políticos (cronistas e articulistas) também para cientistas políticos e peagadês.
 
POBRE NAÇÃO!
Vejam só:comparadas com as multidões maciças da jornada de 2013, as eloquentes manifestações anti-Bolsonaro de sábado,29 foram miúdas. Outros alegarão que os atos pró-Bolsonaro, mais mixurucas, cresceram a partir domingo, apontando que o pedaço do eleitorado avesso à volta do PT ao poder não pode ser negligenciado. Quem olhar para o asfalto com as lentes  da polarização arrisca-se a perder a essência do que está se passando.
 
São quatro características fundamnetais de Sua Excelência o fato. Eis a primeira e mais óbvia constatação: a sociedade brasileira está trincada. A segunda obviedade é alarmante: as eleições presidenciais de 2018 não devolverão o sossego ao país. A terceira percepção é inquietante: Jair Bolsonaro e Fernando Haddad, líder e vice-líder, respectivamente, das pesquisas, apresentam-se como solução sem se dar conta de que são parte do problema. A quarta evidência é exasperante: o que se vê nas ruas é apenas o nariz daquilo que Juscelino Kubitschek apelidou de ”o monstro”. Na definição do saudoso presidente, o monstro é a opinião pública. Em 2013, a criatura também ganhou as ruas aos poucos. Do dia para a noite, o que parecia ser uma revolta juvenil contra o reajuste de passagens de transportes coletivos virou uma revolta difusa contra a roubalheira dos agentes políticos e a fragilidade dos serviços públicos. O monstro exibiu-se de corpo inteiro. Ele estava em toda parte: nas camisetas, nas faixas, nos broches, nas panelas que soaram nas varandas dos edifícios chiques, na fila da clientela miserável do SUS e, sobretudo, na Praça dos Três Poderes. Pobre Nação!
 
VIRADA PRESIDENCIAL
Última esperança do PT em 2018, a “virada” nunca aconteceu nas sete eleições para presidente desde 1989, e todas as disputas de 2º turno foram vencidas por quem já estava à frente. Só duas disputas viram guinadas nas pesquisas de primeiro turno: FHC virou em agosto de 1994, após estar 26 pontos atrás de Lula no Datafolha de maio; e Dilma virou em agosto de 2010, após estar 10 pontos atrás de José Serra, em março. Nunca houve uma virada a menos de dois meses da eleição. Afinal, tudo pode acontecer.
 
MORRE A RAINHA DO RÁDIO
A cantora Ângela Maria morreu  sábado (29), por volta das 22 horas, após 34 dias internada no Hospital Sancta Maggiore, na Mooca, em São Paulo. Ela não resistiu a uma infecção bacteriana. A artista, chamada de “Rainha do Rádio”, tinha 89 anos e acabara de completar 70 de carreira.Nascida em Conceição de Macabu, distrito de Macaé (RJ), Abelim Maria da Cunha, seu nome de batismo, começou a cantar ainda jovem no coro de uma Igreja Batista no Estácio, tradicional bairro do Rio de Janeiro. Filha do pastor da igreja, ela e os irmãos cantavam nos cultos.Ângela costumava mostrar seu talento também na fábrica de lâmpadas em que trabalhava e, mesmo contra a vontade da família, começou a participar de programas de calouros em busca do sonho de sua vida: ser artista de rádio. Imitava Dalva de Oliveira e venceu muitos concursos musicais. Ângela Maria, nome artístico adotado para não chamar a atenção da família, foi descoberta pelos compositores Erasmo Silva e Jaime Moreira e levada para a Rádio Mayrink Veiga. A cantora se apresentou em muitos programas de rádio e, aos poucos, abandonou as imitações de Dalva  e desenvolveu o seu próprio estilo, tão marcante que influenciou outra grande artista brasileira em seu início, Elis Regina.“Babalú”, canção de Margarita Lecuona, foi um dos maiores sucessos da “Rainha da Voz”. Sambas-canções e boleros eram a sua marca registrada. Ângela Maria gravou na carreira mais de 100 discos. Seu último trabalho foi “Angela Maria e as Canções de Roberto & Erasmo”, lançado em 2017 pela gravadora Biscoito Fino. Entre as apresentações mais marcantes estavam a que fazia ao lado de um amigo de seis décadas, Cauby Peixoto. “Perdi um irmão”, ela declarou quando o cantor morreu, em 2016.Além do marido, Ângela Maria deixa quatro filhos
 
BOLSONARO DEIXA HOSPITAL
O presidenciável Jair Bolsonaro recebeu alta do hospital Albert Einstein em São Paulo no início na tarde de sábado, 29 de setembro último, disse Gustavo Bebbiano, presidente do PSL.Segundo ele, o capitão do exército está “plenamente recuperado” e surpreendeu a todos os médicos, mas não tem condições de ir às ruas neste momento. “Ainda há uma fragilidade física que pode causar um retrocesso nessa recuperação,não haverá corpo a corpo. Campanha de rua ele está impossibilitado de fazer”.
 
ZIRALDO SOFRE AVC
O quadro de saúde do festejado cartunista Ziraldo, 85 anos, permanece inalterado, após sofre um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico na última quarta-feira, 26, no Rio de Janeiro. Segundo o boletim médico publicado pela equipe médica do Hospital Pró-Cardiáco em Botafogo, “o paciente permanece internado na Unidade de Terapria Intensiva (UTI) e seu estado de saúde é estável”.
 
PARABÉNS!
Com os vivas de felicidade para o amigo, Daniel de Souza Rocha, da Clínica Medfamília, no Alecrim, que no dia 30 de setembro último, amanheceu de idade nova. Longuras de anos e logenvidade de vida são os votos do colunista.
 
DEMISSÕES EM MASSA
A Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil diminuíram a folha de pagamento em 21,2 mil empregados nos últimos dois anos. O corte faz parte do esforço desses bancos públicos em reduzir custos e tornar a estrutura mais parecida com a dos bancos privados. A saída dos empregados deve gerar economia de pelo menos R$ 2,5 bilhões por ano aos dois bancos. E o desemprego ascendente, resultando numa crise inédita para o trabalhador. E agora,José? 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).