Andrea Nogueira

22/09/2018 00h18
Sororidade
 
Na semana passada falamos sobre a mulher no mundo do trabalho, mas também pontuamos a importância da sororidade. Afirmamos que “viver a sororidade não é fácil, mas é obrigação de toda feminista”.
 
Você sabe o que é sororidade?
 
Se correr em busca de conceitos, verá a referência de uma relação de afeto entre mulheres, como uma relação entre irmãs. De forma mais aprofundada, encontrará significados relacionados ao feminismo, como “união de mulheres que compartilham os mesmos ideais”, a “solidariedade feminina”, a “associação de mulheres para um mesmo fim”, a “união de mulheres que se reconhecem irmãs”, etc.
 
Sororidade é irmandade. Podemos reconhecê-la como o feminino de fraternidade. Frater (irmão, em latim) e Soror (irmã) formam palavras que reforçam a união, o companheirismo e a cumplicidade. A prática da sororidade torna impossível uma rivalidade entre mulheres. Aliás, afirmar que mulheres são desunidas ou sem capacidade de se ajudarem é simplesmente investir no esfarelamento da nossa solidariedade.
 
Toda mulher tem a sororidade nas entranhas de sua personalidade. Contudo, o meio em que vive pode impedi-la de viver plenamente aquilo que ela realmente é.
 
De acordo com a linguista Ana Lúcia Dacome Bueno, no seu artigo “A PRODUÇÃO DO SEXISMO NA LINGUAGEM: PARA UMA ANÁLISE DOS DICIONÁRIOS”, a falta da palavra "sororidade" no dicionário pode se dar por conta do chamado "sexismo linguístico". Segundo ela, os dicionários acabam por escolher qual realidade social desejam fixar, projetar, documentar e perpetuar.
 
De fato, nem percebemos o quanto o feminino foi diminuído desde os primórdios. Tudo aconteceu de forma tão sutil que até hoje resistimos em usar substantivos femininos em determinadas situações, só porque já temos um substantivo masculino “adequado”. Geralmente ninguém estranha ou pergunta por que, desde os primórdios dos tempos, não foi utilizado um substantivo feminino para dois gêneros como regra gramatical. Não perguntam porque parece óbvio. Parece óbvio porque estamos acostumados. Estamos acostumados porque nos falta reflexão.
 
Mas a palavrinha sororidade, que não é encontrada em dicionários comuns, nos impulsiona a refletir. Até recentemente, sempre utilizamos a palavrinha fraternidade.
 
Como é bom refletir...
 
A sororidade aproxima as mulheres, porque nos faz lembrar que precisamos uma das outras, especialmente diante de um contexto social construído, até gramaticalmente, para o masculino. 
 
Esta palavrinha nova está reunindo as mulheres e logo nos damos conta do que somos e de como somos. Somos unidas, estamos unidas, queremos o crescimento de outra mulher e que todas ocupem espaços importantes na sociedade, no mercado de trabalho, nas grandes corporações e instituições. Nosso querer, através da sororidade, é transformado em ação e atitudes.
 
A sororidade é de todas as mulheres para toda a sociedade.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).