Claudino Leite

21/08/2018 00h18
PARA REFLEXÃO...
“A verdadeira medida de um homem não se vê na forma como se comporta em momentos de conforto e conveniência, mas em como se mantém em tempos de controvérsia e desafio”(Martin Luther King, líder negro norte-americano).
 
TRE RÉÚNE LÍDERES RELIGIOSOS SOBRE
 PROPAGANDA ELEITORAL NOS TEMPLOS
Cerca de 30 líderes de diferentes denominações religiosas foram convocados  quarta-feira (15), no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), para debater quanto à proibição de propaganda eleitoral – seja de forma verbal ou impressa – nos templos religiosos. O desrespeito a essa regra da legislação pode resultar em aplicação de multa à entidade e até na cassação de registro do candidato.A recomendação destacada na reunião do órgão, reforçou que “a liberdade de manifestar a religião ou convicção, tanto em local público como em privado, não pode ser invocada como escudo para a prática de atos vedados pela legislação” que a propaganda “realizada por entidade religiosa, ainda que de modo velado, pode caracterizar abuso de poder econômico”. O presidente do TRE-PE, Luiz Carlos Figueiredo, alertou que o encontro foi essencial para alcançar grande parte dos eleitores.“Sem o apoio dessas igrejas nós não conseguiremos levar essa mensagem à população inteira e não queremos mentir nas eleições. E os candidatos mais votados sejam os vencedores”, afirmou.“O eleitor fiel de qualquer igreja, precisa distinguir esses papéis. 
“A igreja é um ambiente que possa conscientizar as pessoas com relação a religião, para levá-las a Deus e, não fazer política partidária, explicou.Os demais estados da Federação poderiam tomar esse exemplo.
 
PARTICIPAÇÃO EVANGÉLICA 
“Entre a Fé e a Política” é o mais novo lançamento da Casa Publicadora das Assembleias de Deus no Brasil (CPAD) cujo autor é o  pastor Valmir Nascimento. Também autor de “O Cristão e a Universidade”. O reverendo traz, conforme anuncia a Casa, “uma obra profunda e relevante sobre a participação do evangélico no processo político-eleitoral no país.” Evangelista da Assembleia de Deus em Cuiabá, ele é também jurista, teólogo e mestrando em teologia. Possui pós-graduação em Direito e antropologia da religião e o anúncio de seu livro pela editora assembleiana já lhe rendeu elogios, tanto pelo tema abordado quanto pelo contexto social do evangelicalismo no Brasil.“Indo contra o dito popular que diz que política e religião não se discute, “Entre a fé e a política” aborda temas como a influência histórica da religião sobre o mundo político, lisura das eleições, abuso de poder, liberdade religiosa, laicidade e ética cristã na esfera pública”, escreveu a editora em seu perfil oficial no Instagram.
 
É PROIBIDO
Confira esta nota do Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Norte:
- O MP Eleitoral recomenda às entidades religiosas do Rio Grande do Norte quanto à proibição de propaganda eleitoral (seja de forma verbal ou imprensa) em templos religiosos. O desrespeito a essa regra da legislação pode resultar em aplicação de multa à entidade e até cassação do registro do candidato. Acrescenta: “A liberdade de manifestar a religião ou convicção, tanto no local público como em privado, não pode ser invocado como estudo para a prática de atos vedados pela legislação”.
 
LIVRO DIGITAL
O evangelista Adauto B.S. Júnior lançou em março deste ano o seu primeiro livro digital (e-Book) intitulado Rumos & Versos pela Amazon.com.br. E em julho, lançou o seu segundo e-Book intitulado Mares & Letras, também pelo mesmo site. Em ambos livros digitais, o autor enfatiza, por meio de poemas e poesias, a importância da família, da experiência pessoal com Deus e traz o significado dos valores cristãos para todos os aspectos da vida. Nos seus versos contêm o amor, a fé e a esperança, pilares vitais para uma vida cristã abundante. Para adquirí-los, basta acessar o site, mencionando os nomes dos referidos Livros Digitais.meu iPhone. Os respectivos prefácios são de autoria dos pastores Paulo Ferreira e Benedito Santana, da Assembelia de Deus no Rio de Janeiro. Um belo trabalho.
 
DEPOIMENTOS DE JORNALISTAS
Um e-book será lançado no dia 29 de agosto, às 19 horas, no auditório do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), contendo “Depoimentos para uma história da imprensa Potiguar”.O livro trata de uma série de entrevistas realizadas por alunos do curso de jornalismo da universidade feitas sob a orientação da professora Socorro Veloso. Os alunos, na ocasião no segundo período, tiveram a oportunidade de entrevistar grandes nomes da história do jornalismo potiguar como: Cassiano Arruda, Osair Vasconcelos, Albimar Furtado, Ana Maria Concentino, Valdir Julião, Carlos Peixoto, Gerson de Castro.
 
FELICITAÇÕES
Minhas felicitações com vivas de felicidades vão para o diretor do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-RN), Cyrus Benavides, que sábado, dia 19 de agosto último, festejou idade nova, sendo muito cumprimentado por sua legião de amigos.
 
UBER DA ENTREGA
Até o fim deste ano, os Correios querem anunciar uma nova empresa de logística para concorrer no mercado de entrega de encomendas. O serviços funcionará praticamente do mesmo jeito que o Uber. Por meio de um aplicativo no celular, o usuário poderá chamar um prestador de serviço – carro, moto ou até mesmo bicicleta – para que entregue sua encomenda em determinado endereço.O Estado apurou que os Correios negociam parceria com uma empresa de tecnologia para lançar o aplicativo e que a expectativa é bater o martelo nas próximas semanas. O objetivo é oferecer um serviço de “entrega a jato”, em poucas horas.
 
SUPREMO & ONU
A tendência do Supremo Tribunal Federal (STF), segundo quatro ministros consultados, é ignorar o documento de colegiado da Organização das Nações Unidas (ONU) que prega a manutenção da candidatura de Lula. Os juízes dizem que não há efeito vinculante e que a força da declaração do Comitê de Direitos Humanos junto ao Judiciário é a mesma de uma “ata de reunião de condomínio”. O PT, porém, vai tentar faturar politicamente. Dirigentes da sigla querem usar a peça na estreia do partido no horário eleitoral gratuito.
 
DESEMPREGO
No fim do ano passado, ainda sob a perspectiva de aprovação da reforma da Previdência e com projeção de crescimento do PIB em 2018 chegavam a superar em 3%, havia um certo otimismo em relação a queda do desemprego. Porém, a realidade tem se mostrado bem diferente. A cada divulgação de dados sobre trabalho no País consolida-se a convicção que o desemprego será um dos desafios mais urgentes a serem enfrentados por que vencer a eleição para a presidência da Republica em outubro vindouro.
 
ESTELIONATOS “POST MORTEM”
O Ministério Público Federal (MPF) emitiu quase 200 recomendações com o objetivo de reforçar a comunicação de diversos órgãos públicos e empresas com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a fim de evitar o uso ilícito do nome de pessoas mortas para recebimento de benefícios previdenciários, no Rio Grande do Norte. Dentre os destinatários estão todas as prefeituras potiguares, a Secretaria Estadual de Saúde, bem como cemitérios particulares e vários hospitais. Com essas recomendações, de autoria do procurador da República Kleber Martins, o MPF pretende reduzir e até mesmo acabar com os chamados estelionatos “post mortem” junto ao INSS. Alcançando uma maior rapidez e eficiência no conhecimento dos óbitos, o instituto terá melhores condições de se prevenir das fraudes, fazendo valer as regras que só permitem o pagamento de determinados benefícios previdenciários até o falecimento do titular. 
 
TERMINAL PESQUEIRO
Uma indecisão do governo do federal pôs em impedimento a ativação e funcionamento do Terminal Pesqueiro Público (TPP), localizado no bairro da Ribeira, zona leste de Natal. É o que garante o secretário estadual de Agricultura e Pesca, Guilherme Saldanha. Ao assumir a pasta em maio de 2016, Saldanha disse que o Estado fez tudo o que podia fazer a agora espera – do governo federal – a entrega da dominialidade da área. O problema, segundo Saldanha, é que o governo federal não sabe o que o fazer com o TPP. “Antes, o governo federal dizia que o problema era para ser resolvido com o Ministério da Agricultura. Depois, transferiu o problema para o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, mas agora quem pode resolver é a recém-criada Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca – ligada diretamente ao presidente da República”, explicou o titular da Agricultura Potiguar.
 
BRASIL NA FRENTE
Entre 2009 e 2017, nos governos Barack Obama, sete parlamentares, um juiz federal e o diretor da CIA foram condenados pela Justiça. No Brasil, só na Lava Jato são mais de dez políticos federais presos, incluindo ex-presidente da República e um ex-presidente da Câmara. Pobre Nação!
 
MULHERES NO COMANDO
Cármen Lúcia no Supremo Tribunal Federal (STF), Laurita Vaz no Supremo Tribunal de Justiça (STJ) e agora Rosa Weber no Tribunal Superior Eleitoral (STE). Três mulheres comandando três tribunais em Brasília. Somente o Tribunal Superior do Trabalho (TST) Brito Pereira e o Superior Tribunal Militar (STM), José Coelho são presididos por homens.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).