Jálisson A. de Albuquerque

13/08/2018 13h23
Processo de recrutamento e seleção de pessoas
 
As empresas necessitam de um processo de seleção e recrutamento com eficiência, eficácia, analise de perfil do candidato, onde se faz necessário haver coerência e perceber o tempo de experiência de acordo com a vaga, antes sendo compartilhado no anúncio com clareza no objetivo de convocar demais candidatos no foco de encontrar o perfil traçado. 
 
Depois da entrevista, analise de perfil e percebendo o tempo de experiência, logo o futuro colaborador deverá participar do processo para a admissão e entrega de documentos para o departamento pessoal, sendo um subsistema de RH.
 
O recrutamento envolve um processo que varia conforme a organização. O início do processo de recrutamento depende de decisão da linha. Em outras palavras, o órgão de recrutamento não tem autoridade para efetuar qualquer atividade de recrutamento sem a devida tomada de decisão por parte do órgão que possui a vaga a ser preenchida.
 
Como qualquer atividade da área de RH, o recrutamento de pessoal também é uma responsabilidade de linha e uma função de staff.  A rigor, toda a organização deve estar engajada no processo de recrutar pessoas: trata-se de responsabilidade que deve ser compartilhada por todas as áreas e por todos os níveis. Contudo, na maioria das vezes, por falta de tempo ou de preparo, o órgão de recrutamento recebe, por delegação, a incumbência de prestar serviços e consultoria para os demais órgãos da organização, que permanecem detentores das decisões a respeito do assunto referido.
 
 O recrutamento é denominado externo quando aborda candidatos reais ou potenciais, disponíveis ou aplicados em outras empresas. Sua consequência é uma entrada de recursos humanos. O recrutamento é denominado interno quando aborda candidatos reais ou potenciais aplicados unicamente na própria empresa. Sua consequência é o processamento interno de RH.
 
O recrutamento é interno quando a empresa procura preencher determinada vaga ou oportunidade por meio de remanejamento de seus próprios funcionários que são promovidos (movimentação vertical) ou transferidos (movimentação horizontal) ou ainda transferidos com promoção (movimentação diagonal).
 
Percebendo dessa forma, em modo geral o recrutamento interno pode envolver: transferência de pessoal de uma posição para outra; promoções de pessoal de um nível para outro; transferência com promoções de pessoal; programas de desenvolvimento de pessoal e planos de encarreiramento (carreira) de pessoal.
 
O recrutamento externo se baseia principalmente no arquivo de candidatos ou bancos de talentos que se apresentaram espontaneamente ou em outros recrutamentos; apresentação de candidatos por parte dos funcionários da empresa; cartazes ou anúncios na portaria da empresa ou em pontos vitais; contatos com sindicatos e associações de classe; contatos com universidades, escolas, agremiações estudantis, diretorias acadêmicas, centros de integração empresa-escola, conferências e palestras em universidades e escolas no objetivo de prospecção para futuros candidatos nos processos seletivos organizacionais.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).