Evandro Borges

11/08/2018 09h13

Conselho Municipal de Idosos em Ceará Mirim

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Ceará Mirim que alberga o meu exercício profissional de advogado, e são inúmeras as demandas sociais em torno dos idosos, de falta de respeito e dignidade no trato familiar, partindo de filhos e netos, muitas vezes tomando o dinheiro da aposentadoria, obrigando a empréstimos consignados e até maus tratos.

O Sindicato tem uma comissão da terceira idade, com novos membros eleitos com a diretoria ainda o ano passado, atualmente pode-se dizer que se destacam os Srs. Amâncio e Ubiratan, na participação das reuniões e eventos que são realizados, e as denuncias que chegam ao Sindicato são orientadas a serem encaminhadas ao Ministério Público, e uma posição foi aprovada, do ingresso do Sindicato como membro do Conselho Municipal de Idosos.

Hoje, sexta-feira, data da publicação do presente artigo neste cantinho de costume do Portal do Potiguar Notícias percorremos as instituições em Ceará Mirim, acompanhados da Presidente e Vice-Presidente, Maria Auxiliadora e Francisco de Assis respectivamente, dos membros da Comissão Sindical dos idosos, já citados, fizemos uma peregrinação, na Câmara Municipal, no Ministério Público e na Secretaria Municipal de Assistência Social.

Na Câmara Municipal fomos recebidos no início da manhã, pelo Presidente, o Vereador Ronaldo Venâncio, com excelente acolhimento, nos ouviu, pausando para escutar, e na oportunidade solicitamos à legislação que dispõe sobre o Conselho Municipal do Idoso e suas alterações, do que se comprometeu de efetuar o levantamento, e ainda mais, quaisquer alterações agilizará a tramitação na Casa Legislativa.

Em seguida, foi à vez do Ministério Público perante a Comarca de Ceará Mirim, e novamente foi destinada uma excelente recepção, marcada previamente a audiência através de Cristina Sobral, a Dra. Adriana Lira, titular da segunda promotoria de Ceará Mirim, pediu que fosse enviado um expediente para abrir um procedimento para garantir o funcionamento de fato e de direito do Conselho Municipal do Idoso.

Para finalizar o périplo seguimos para a Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social, e na ocasião nos recebeu as Secretárias titular e adjunta, Sras. Lúcia Dutra e Edilayne Coutinho respectivamente, que já estiveram em eventos promovidos pelo Sindicato no dia Internacional da Mulher, e fizeram um relato sobre as ações públicas desenvolvidas com os idosos, de reuniões, passeios do CRAS e CREAS, se colocando a disposição.

A regularização do Conselho Municipal dos Idosos é de fundamental importância para definição de políticas e programas para os idosos, principalmente em virtude das violências que os atormentam, e para assegurar a inclusão social e o exercício dos direitos de quem tanto já trabalhou, merecendo uma vida com qualidade e acobertada pelo Poder Público.


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).