Evandro Borges

30/07/2018 11h12
O exercício físico para todas as idades é fundamental para a saúde de homens e mulheres em todas as faixas etárias. As energias das crianças deixam em permanente exercício, basta um mínimo de observação, sendo inerente a elas, estarem pulando e correndo, sendo suficiente um mínimo de espaço, diferente, dos jovens, adultos e idosos, que precisam associar o exercício físico ao convencimento mental para se obter uma estabilidade da saúde.
 
A mídia registra pesquisas a falta de hábito dos Norte-Rio-Grandenses de exercitarem, de buscar o exercício físico de forma constante para assegurar o bem estar da saúde e evitar as doenças que chegam com o avanço da idade, e até o falecimento precoce, quando todos podem ser surpreendidos com doenças do coração e problemas diversos do cérebro, dentre tantas outras.
 
Ao Poder Público, principalmente, os Municípios precisam organizar os espaços públicos para exercício físico e o lazer, fazendo frente a esta crescente demanda, como já acontecem em alguns Municípios. Em Natal e parte da Região Metropolitana beneficiada pelas praias de uma beleza singular, que possibilitam o exercício físico, com caminhadas e corridas, banhos de mar, e jogos de diversas naturezas que podem ser realizados, consiste em um facilitador utilizado pela cidadania intensamente.
 
Na zona sul da capital do Estado se conta com diversos parques ambientais e de lazer, o das Dunas, o da Cidade, a das Mangueiras, a Cidade da Criança, os locais estabelecidos com faixas próprias, como são exemplos as Ruas Alexandrino de Alencar e Afonso Pena com maior afluxo de aficionados pelas caminhadas e corridas, e contando com as assessorias privadas de profissionais de educação física.
 
No campo da iniciativa privada, as academias estão em toda parte, contando com uma clientela permanente e que incorporaram o hábito da frequência, procurando uma saúde mais estabilizada, como também, na busca de uma melhor estética, dentro dos padrões de valores de beleza exigidos pela atualidade, com a presença da jovialidade, com preços os mais variados possíveis.
 
O Poder Público poderia utilizar melhor os ginásios de esportes, colocando profissionais de educação física para as atividades esportivas e de lazer, uma vez que existe edificados este equipamento nas sedes dos Municípios e em muitos bairros e comunidades rurais, inclusive podendo ser utilizados nos finais de semana, dirigidos para juventude, fortalecendo os laços comunitários e as dimensões esportivas, principalmente da disciplina e competição.
 
É bom ressaltar o hábito das corridas, um verdadeiro calendário de corridas e meias maratonas que estão previstas na Região Metropolitana de Natal, sua imensa maioria de iniciativa de organizações e de particulares, as últimas foram a soldado de fogo, a corrida a Augusto Severo, a mais tradicional do Estado,  em Macaíba, e está vindo esta semana a da Band como circuito Nordeste, e a do SEST/SENAT no final mês de agosto, e no início de setembro a meia maratona do sol, que pretende atingir a marca de seis mil maratonistas.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).