Claudino Leite

24/07/2018 07h30

PARE E REFLITA...
“A política, com sua dinâmica, será sempre a arma dos políticos contrários a serem aceitos de volta ao antigo lugar de outrora...” (Valdemir Sabino, cientista político, natalense).

CHECKUP CARDIOVASCULAR É PRECISO
Estou decidido a mandar examinar meu coração. Desconfio que depois de tantos anos sem ligar para suas batidas semelhantes ao pêndulo de um relógio em nome de uma juventude interminável, ele já não é o mesmo, não tem a mesma tranquilidade de antes, a mesma força capaz de superar as grandes emoções.É verdade que a cabeça, muitas vezes, altera o coração, interferindo na homeostase interna. Eu como não sou cardiologista e não conheço os mistérios do coração, prefiro evitar preocupações maiores. Sei que o peito é lugar de angústia, mas nem por isso vou ficar longe de um prato delicioso, mesmo contrariando as orientações médicas. Tem sido difícil emagrecer, mesmo reconhecendo os valiosos conselhos do mano doutor Jairo Leite, alertando-me sobre uma alimentação balanceada, saudável e evitando o sedentarismo. Como é do conhecimento de todos, são medidas preventivas. “Faça do seu alimento o seu medicamento”, frase por demais conhecida no campo nutricional. Assim sendo, procuro atravessar os grandes desertos, vencer as tormentas, dominar os temporais. A mim pouco importa que o mar tenha tempestades imensas. Pior é a terra, onde o nevoeiro não termina nunca e ninguém sabe o dia do amanhã. Quanto ao meu órgão propulsor, após a bioquímica do sangue, é preciso diagnosticar a sua energia contrátil, a sua frequência e o seu ritmo, sabendo, a priori, que a prova de esforço e o Ecocardiograma são de suma importância. Dizia um velho amigo e poeta da UFRN, repetindo versos de Noel Rosa, que hoje são de domínio público: “O coração tem razões que a própria razão desconhece”. Por via das dúvidas e como não sei o que vai acontecer vou mandar examiná-lo. Preciso de um médico competente, dedicado e exigente. Quero saber por quais caminhos anda meu amigo doutor Zélio Manoel de Souza, senhor dos mistérios do coração, meu contemporâneo do velho Atheneu, que professa os mesmos laços da minha fé, sei que o coração continua sendo seu campo de trabalho, território de meditações oriundas da mente. Então, vou telefonar para ele, marcar uma consulta porque assim posso reencontrá-lo, para examinar-me.

PASTOR SILAS MALAFAIA
Líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, no Rio de Janeiro concedeu entrevista à revista Época da semana passada, alertando sobre alguns pastores liberais que estão se filiando ao PSOL. Segundo ele, a finalidade é confundir os cristãos e conquistar o voto que seria dos pastores conservadores. Malafaia se refere a nomes como o do pastor Henrique Vieira, da Igreja Batista do Caminho em Niterói (RJ), uma denominação que segue os pensamentos compartilhados pelo socialismo. “Até o voto evangélico eles querem. Estão filiando pastores para confundir o povo”, declarou Malafaia. Ao ser questionado sobre a participação de religiosos na política em um Estado laico, o presidente da Vitória em Cristo, frisa: “O Parlamento é feito pela convicção das pessoas”, e isso inclui ateístas e religiosos. “Há um jogo de preconceito sobre tudo que vem dos evangélicos. Então, só o marxismo pode fazer leis e a ideologia cristã não? Ninguém quer obrigar as pessoas a seguir uma religião. Mas, quero poder influenciar em outras questões. Quer dizer que quando alguém defende a vida é religião?”, desabafou Malafaia. Sobre o mesmo assunto, Henrique Vieira se mostrou a favor da separação de forma total entre o Estado e as crenças religiosas. “Os valores bíblicos têm de influenciar nosso comportamento e nossas ações individuais, porém, precisamos entender que a democracia pressupõe respeito à diversidade. Um valor bíblico é amar o próximo como a si mesmo.”

O IPEM EM MOSSORÓ
O Instituto de Pesos e Medidas (IPEM-RN) encontra-se com a sua unidade em Mossoró, região Oeste do Estado, com reaparelhamento do laboratório da área de pré-medidos. A cidade está protegida de os consumidores serem lesados, pois está nas ruas com seis fiscais metrologistas, que estão trabalhando diariamente. Ressalte-se que,  anos atrás Mossoró  não dispunha de laboratório em funcionamento que para atestar o peso, quantidade, além do tamanho dos produtos comercializados. Para o diretor do órgão, Cyrus Benavides, “é preciso que a fiscalização chegue ao interior do Estado, onde muitas vezes são encontradas as maiores irregularidades”.

GABRIEL, NA ETERNIDADE
Que contrasenso, os mortos bem-aventurados! Na lógica, os vivos é que deveriam estar felizes, muito felizes pela oportunidade da vida. Mas, a Bíblia diz: “Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem das suas fadigas, pois as suas obras os sigam” (Apocalipse11:13). É com pesar e com o coração o partido informo aos amigos e à família evangélica em geral, o falecimento do meu amigo e diácono do Templo Central da Assembleia de Deus em Natal, Gabriel Cavalcanti de Farias, aos 86  anos, vitima de insuficiência respiratória e pulmonar, ocorrido dia 11 de julho último. Que Deus conforte os corações da viúva, Analice, os filhos: Eliane, Célia, Rejane, Maria Alice e Flavinho, além de outros familiares nessa hora de dor e pesar. Os seus restos mortais repousam no Campo Santo de Nova Descoberta, até a Ressurreição dos Justos.

EVAGÉNLICOS DIVIDIDOS
Conversei na noite sexta-feira, 20 de julho último , com o pastor Alfredo Luiz de Melo, supervisor do campo eclesiástico da Assembleia de Deus em  Assu, e  presidente da Comissão Política da Assembleia de Deus, neste Estado. Ele revelou ter realizado todos esforços possíveis a fim de que o segmento evangélico seguisse unido nas eleições de outubro vindouro. Porém, as tentativas foram infrutíferas, resultando no rompimento do deputado federal Antônio Jácome (Podemos), pastor licenciado da Assembleia de Deus, candidato ao senado na chapa do ex-prefeito Carlos Eduardo e Albert Dickson (PROS), candidato a deputado estadual, na chapa do governador Robinson Faria. O  pastor Alfredo Luiz Melo, é um dos pastores mais influente na política do Rio Grande do Norte, ele é conselheiro e amigo pessoal do ex-deputado João Maia (PR), e foi vice-prefeito de Pau dos Ferros (período de 2005-2008).

DIGNIDADE
Assembleia Legislativa aprovou o requerimento 0014/18, constante do processo 0032/18/PL/SL¸de iniciativa do deputado  Zé Dias (PSDB), solicitando as providências necessárias de suspender o depósito de seu salário, excluídas os descontos obrigatórios e contrastes de seu contracheque, até a data em que o Poder Executivo atualizar o pagamento dos seus servidores. Que essa ação louvável do deputado pessebista possa servir de exemplo para os demais colegas da Egrégia Casa Legislativa.

A COPA DA RÚSSIA
Quem viu os jogos da Copa do Mundo da Rússia ficou com a impressão de que as seleções participantes inventaram agora jogadores de dois metros de altura aos quais só custa aparar a bola que vem do escanteio. Grandes coisas! De futebol mesmo esses grandalhões devem ter visto no máximo aquele vídeo em que Pelé diminuindo-se de glórias ensina, cabecear – basta ficar de olhos abertos para ver em que direção estava se mandando a bola. Pelé era baixo, precisava de alguma artimanha para sair do chão. Esses sujeitos do futebol laboratório são altos, fortes, porém quando voam não dão asas à imaginação.

TITE, O INTOCÁVEL
Mesmo depois da derrota na Copa da Rússia, Tite continua com a imagem em alta entre os torcedores brasileiros. Um levantamento exclusivo do Paraná Pesquisas, feito com 2.186 pessoas, perguntou se o técnico deveria permanecer no comando da seleção. Nada menos que 77,5% disseram sim.

ECLIPSE LUNAR
Insigne, misterioso e belo. No dia 27 de julho está previsto um eclipse lunar total que terá a duração de 103 minutos, o mais longo do século 21. O fenômeno será visível em várias partes do mundo, da Nova Zelândia e Austrália até a Europa e também na América do Sul, inclusive no Brasil. Nos últimos anos já ocorreram outros eclipses lunares — 31 janeiro de 2018, abril de 2015 — mas nenhum deles com uma duração tão grande com a lua totalmente encoberta pela sombra da Terra. Contando o tempo parcial em que o nosso satélite natural começa a ficar encoberto, a duração aumenta mais 66 minutos na fase inicial e outros 66 minutos na fase final, totalizando 3 horas e 55 minutos de duração do fenômeno. Esse eclipse é raro porque a Lua, que estará na sua fase cheia, passará praticamente no centro da sombra da Terra, por isso sua raridade e duração prolongada.

CONCURSO NA UFRN
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) iniciou segunda-feira, 23, as inscrições para o concurso público de provas para provimento de cargo técnico-administrativo em educação. Com um total de 69 vagas distribuídas em dois editais, as inscrições serão recebidas até o dia 20 de agosto. O edital de número 016/2018 traz informações sobre os cargos de Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto e Urbanista, Bibliotecário-Documentalista, Enfermeiro, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecatrônica, Farmacêutico, Jornalista, Médico/Endoscopia Peroral, Médico/Oftalmologia, Médico/Psiquiatria, Psicólogo Escolar, Técnico em Assuntos Educacionais, Tecnólogo/Formação Secretariado, Tecnólogo/Formação Marketing, Zootecnista, Assistente em Administração, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem e Assistente de Aluno. Já o edital de número 017/2018 tem detalhes para Desenhista Técnico/Área Comunicação Visual, Desenhista Técnico/Área Webdesigner, Técnico em Artes Gráficas, Técnico em Eletromecânica, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais e Operador de Luz. Com provas previstas a serem aplicadas no dia 30 de setembro, o valor da taxa de inscrição do concurso varia de R$ 50 a R$ 80, conforme o cargo. Os interessados devem efetuar inscrição no site do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve): www.comperve.ufrn.br.

HOMEM DAS METAS
Consolidado como candidato à presidência da República, o ex-ministro da Fazenda do governo Temer, Henrique Meireles pretende chegar a 15% das intenções de voto no fim do primeiro turno – nas contas dele, é o suficiente para levá-lo ao round seguinte. Seu trunfo: o tempo de TV do MDB (20% do total).

COINCIDÊNCIAS FATAIS
O sindicato das distribuidoras/atravessadoras ingressou com petição na Justiça Federal contra a venda direta de etanol das usinas aos postos. Procuradores federais também entraram em favor das atravessadoras. Quem leu as duas petições identificou constrangedoras coincidências.

SALÁRIO
De Brasília vem a notícia de que os aponsetados e pensionistas do INSS receberão em agosto 50% (primeira parcela) do 13º salário de 2018, juntamente com o benefício correspondente ao mês. A notícia acrescenta que não haverá desconto do Imposto de Renda.


*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).