Cefas Carvalho

16/07/2018 13h24
Dilma Rousseff é filha de búlgaro, mas é brasileira, estaria inclusive presidindo o país não tivesse sido vítima de traições e um golpe.
 
Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, filha de pais ucranianos, veio ainda criança para Recife. É um das maiores escritoras brasileiras de todos os tempos. Brasileira.
 
Robert de Niro e Al Pacino são filhos de italianos, mas americanos natos. O filho de gregos Pete Sampras, um dos maiores tenistas da história, idem.
 
Registrando isso para lembrar que os jogadores franceses filhos de africanos (de países como Senegal, Mali, Mauritânia, etc) nasceram na França, se sentem franceses, e assim devem ser considerados. Claro que emociona ver pessoas cujas famílias vieram de guerras, caos social e pobreza conquistarem algo como uma Copa do Mundo.
 
Mas, trata-los por africanos e não por franceses, que é o que eles são e como se sentem, é justamente fazer o jogo dos xenófobos e segregacionistas que querem justamente essa separação entre "franceses natos" e "imigrantes africanos".
 
A intenção é boa, mas sem cair nessa armadilha de narrativa. Os negros da seleção campeã do Mundo franceses são e assim devem ser tratados.

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).