Jálisson A. de Albuquerque

12/07/2018 11h26
As redes sociais utilizadas indevidamente pelos indivíduos em convívio social são causadoras de problemas de saúde e má socialização, ou seja, é preciso um tempo determinado para puder manusear, utilizar, curtir e publica fotos, vídeos, noticiais via facebook, twiter, blogs e Linkedin. Evidentemente que todos os esses recursos tecnológicos são apreciáveis e divertidos, porém publicar anúncios, frases, textos diversos e fotos de duplo sentido poderá ocasionar problemas sérios ligados aos direitos humanos.
 
 Lamentavelmente jovens, adultos promissores e capazes de desenvolver à aprendizagem acabam desperdiçando seu tempo e talento em conteúdos impróprios, compartilhando imagens e vídeos que, muitas vezes, é escandaloso ou imoral. Partindo desse princípio, todo cuidado é pouco, pois as empresas estão inclusas nas redes sociais e percebem o comportamento do colaborador independente do cargo ou nível hierárquico. Nessa sociedade “ pós-moderna”, dita o seguinte posicionamento: O que é certo, errado será. O que é errado, certo será, ou seja, tendo uma maneira controversa e mudança de valor. Valores familiares esquecidos, linguagens de baixo calão e caráter moral que ficou no passado. 
 
Esses jovens (atuais profissionais), cresceram num universo paralelo ao dois pais e ao de muitos de seus professores, foram construindo novos conceitos supostamente modernos e adquirindo novos hábitos e formas de expressão verbal e não verbal. Hoje fazem self de tudo e todos obtêm acesso às informações, esquecendo do contato visual e substituindo para o virtual, sendo um dos grandes causadores de problemas. Além disso, dificulta o diálogo e restringe a expressão e gíria proporcionado resultado negativo no desenvolvimento social e profissional.
 
Em decorrência disso, a saúde está sendo um ponto importantíssimo, onde ultimamente surgiu uma síndrome diagnosticada de tecnoestresse, ela caracteriza-se pelo desejo incontrolável de verificar constante o WhatsApp ou aplicativos diversos, sendo assim, visto como ansiedade generalizada. Quanto ao corpo, ricos à saúde produzidos por horas constantes diante de um celular ou computador, podendo ocorrer: fadigar ocular e ressecamento da conjuntiva, infecção de córnea, dores de cabeça, síndrome do túnel do carpo e lesões do esforço repetitivo (LER), transtorno do sono com alteração significativa de humor, irritabilidade, redução da capacidade intelectual, produtividade e dificuldade de atenção na vida secular.
 
Observa-se o quanto necessitamos cuidar da nossa saúde mental e apenas adquirir ou absorver conteúdos apropriados para o desenvolvimento do intelecto. Os ricos são sérios e levando-se em conta que ocorre também na organização problemas ligados a repetitividade de tarefas, sem haver um exercício laboral para proporcionar um retorno saudável para os colaboradores. Portanto, cabe a nós diretores, gestores, supervisores, executivos estarmos atentos quanto ao uso da tecnologia e suas funções. Outrora, é imprescindível deixarmos levar em meio a esse leque de opções, bastando apenas um click e praticamente resolve-se tudo, mais deve-se manter ordenança e sabedoria em tudo o que for delegar, executar e desenvolver, obtendo atenção para utilizar melhor nossas ferramentas de trabalho e entretenimento.
 

*ESTE CONTEÚDO É INDEPENDENTE E A RESPONSABILIDADE É DO SEU AUTOR (A).