Andrezza Tavares

29/06/2018 08h27
Andrezza Maria Batista Do Nascimento Tavares 
Lucas Hiago Melo Pereira 
 
Psicanálise é uma perspectiva teórica que se ocupa em explicar o funcionamento da mente humana, ajudando a compreender os distúrbios mentais e as neuroses. O objeto de estudo da psicanálise concentra-se na relação entre os desejos inconscientes e os comportamentos e sentimentos vividos pelas pessoas. 
 
A teoria da psicanálise, também conhecida por “teoria da alma”, foi criada pelo neurologista austríaco Sigmund Freud (1856 – 1939). De acordo com Freud, grande parte dos processos psíquicos da mente humana estão em estado de inconsciência, sendo estes dominados pelos desejos sexuais. 
 
Id, Ego e Superego:
 
Id, Ego e Superego são conceitos criados por Freud para explicar o funcionamento da mente humana, considerando aspectos conscientes e inconscientes. Seriam três “partes” da mente que, integradas e atuando em conjunto, determinam e coordenam o comportamento humano. 
 
O Id é regido pelo “princípio do prazer”. Profundamente ligado a libido, está relacionado a ação de impulsos é considerado inato. Está localizado na zona inconsciente da mente, sem conhecer a “realidade” consciente e ética, agindo, portanto, apenas a partir de estímulos instintivos, o que lhe atribui a característica de amoral. 
 
O ego é a parte consciente da mente, sendo responsável por funções como percepção, memória, sentimentos e pensamentos. É regido pelo 
“princípio da realidade”, sendo o principal influente na interação entre sujeito e ambiente externo. É um componente moral, que leva em consideração as normas éticas existentes e atua como mediador entre id e superego. 
 
O superego é o componente inibidor da mente, atuando de forma contrária ao id. Considerado hipermoral, segue o “princípio do dever” e faz o julgamento das intenções do sujeito sempre agindo de acordo com heranças culturais relacionadas a valores e regras de conduta. O superego é, então, componente moral e social da personalidade.
 
Complexo de Édipo
 
Complexo de Édipo é um dos conceitos fundamentais de Freud, na Psicanálise. Este conceito refere-se a uma fase no desenvolvimento infantil em que existe uma “disputa” entre a criança e o progenitor do mesmo sexo pelo amor do progenitor do sexo oposto. 
Complexo de Édipo foi introduzido por Freud na Psicanálise. Ele baseou-se numa tragédia da mitologia grega de Sófocles (Século V a. C.). Na tragédia grega, Laio e Jocasta tiveram um filho, Édipo. Este mata o pai para ficar com a mãe, terminando com o suicídio de Jocasta e a automutilação de Édipo. 
 
 As fases da psicanálise de Freud: 
 
A teoria do desenvolvimento psicossexual foi proposta pelo famoso psicanalista Sigmund Freud e descreveu como a personalidade era desenvolvida ao longo da infância.  
 
1 –  O Estágio Oral 
Faixa etária: Nascimento – 1 Ano 
Zona erógena: Boca 
Interação primária de uma criança com o mundo é através da boca. A boca é vital para comer, e a criança obtém prazer da estimulação oral por meio de atividades gratificantes, como degustar e chupar. Se esta necessidade não é satisfeita, a criança pode desenvolver uma fixação oral mais tarde na vida, cujos exemplos incluem chupar o dedo, tabagismo, roer unha e comer demais. 
 
2 – Estágio Anal 
Faixa Etária: 1 a 3 anos 
Zona erógena: Entranhas e controle da bexiga 
Freud acreditava que o foco principal da libido estava no controle da bexiga e evacuações. O aprendizado do uso do banheiro é uma questão primordial com as crianças e os pais. Demasiada pressão pode resultar em uma necessidade excessiva para a ordem ou a limpeza mais tarde na vida, enquanto que muita pouca pressão dos pais pode levar a um comportamento confuso ou destrutivo mais tarde.
 
3 – A fase fálica 
Faixa etária: 3 a 6 anos 
Zona erógena: Genitais 
 
Freud sugeriu que o foco principal da energia do id é sobre os órgãos genitais. De acordo com Freud, a experiência do menino é uma experiência de Complexo de Édipo e da menina é Complexo de Electra, ou uma atração para o pai do sexo oposto. Para lidar com este conflito, as crianças adotam os valores e as características do pai do mesmo sexo, formando assim o superego. 
 
4 – O período de latência: 
Faixa etária: 6 anos – puberdade 
Zona erógena: sentimentos sexuais são inativos 
Durante esta fase, o superego continua a se desenvolver, enquanto as energias do id são suprimidas. As crianças desenvolvem habilidades sociais, valores e relacionamentos com colegas e adultos fora da família. 
 
5 – O Estágio Genital 
Faixa etária: Puberdade à Morte 
Zona erógena: Amadurecendo de Interesses Sexuais 
O início da puberdade faz com que a libido se torne ativa novamente. Durante esta fase, as pessoas desenvolvem um forte interesse pela atividade sexual. Para Freud, se o desenvolvimento é bem-sucedido neste ponto, o indivíduo irá continuar a evoluir de forma bem equilibrada. 
 
Referências Bibliográficas 
  
http://psicoativo.com/2016/04/as-5-fases-do-desenvolvimento-psicossexual-defreud.html 
  
http://www.psicologiafree.com/areas-da-psicologia/psicologia_clinica/afinal-o-quee-o-complexo-de-edipo/ 
  
http://psicoativo.com/2016/05/resumo-id-ego-e-superego.html 
 
 https://www.ebiografia.com/sigmund_freud/ 
 
 https://www.significados.com.br/psicanalise/ 
 

 


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